Aulas de Técnica
Vocal Online

A PRESTO é reconhecida nacionalmente como uma referência no canto e na técnica vocal. A Professora Lucia Passos, proprietária da PRESTO, é a grande mestre de centenas profissionais hoje atuam no Brasil e no exterior. Ao longo de 50 anos de atuação como cantora e professora de Técnica Vocal, vem formando pessoas e elevando o nível e a qualidade vocal de professores, cantores amadores e profissionais, formando outros profissionais para o mercado de trabalho. Por isto, se você buscar aprender a cantar, desenvolver suas habilidades, de forma saudável, qualificada e com professores especializados, está no lugar certo.

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Como funcionam as aulas de Técnica Vocal Online?

As aulas de Técnica Vocal ocorrerão ao vivo semanalmente e os horários serão combinados em conformidade com a sua disponibilidade. Você receberá um atendimento especializado com um de nossos consultores, que vai lhe orientar, explicando o funcionamento da atividade e encaminhar o agendamento de sua primeira aula. 

Quem São Nossos Professores de Técnica Vocal?

Porque Fazer Aulas de Música Online na PRESTO

Pagamento Descomplicado

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Diversidade de Horários

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"Sem a Música a Vida Seria um Erro"

Friedrich Nietzsche

O que Dizem Nossos Alunos?

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Margareth Lovisi
Aluna de Violão
Edson Oliveira
Aluna de Violão

“Excelência e Comprometimento com a cultura”

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Lucia Passos

Lúcia Passos, mineira radicada há 44 anos no Rio Grande do Sul, é cantora e Professora de Técnica Vocal tendo atuado na Universidade do Vale do Rio do Sinos- UNISINOS durante 26 anos. 

Iniciou sua formação musical em Minas Gerais e, em busca de aperfeiçoamento, foi para o Rio de Janeiro onde estudou com a professora Clarisse Stukart. Estudou no Mozarteum, em Salzburg, na Áustria, e também em Münster, na Alemanha, com os professores Rita Streich, Paula Lindberg e Peter Ziethen. 

Realizou recitais em vários estados do Brasil e também na Áustria e Alemanha, apresentando repertório internacional e de compositores brasileiros. Atuou como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara da OSPA e Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Orquestra SESI FUNDARTE. 

Contratada pela FUNARTE ministrou cursos em todo o Brasil orientando regentes, cantores e professores de Técnica Vocal 

Foi Coordenadora Cultural da Unisinos durante 5 anos, desenvolvendo e incentivando projetos culturais como a Orquestra Unisinos, Projeto Sinos Acorda e Movimento Coral Unisinos. 

Há quase 20 anos tem atuado como professora de Técnica Vocal nas Oficinas de Música de Curitiba, nos Paineis de Regência Coral da Federação de Coros do Rio Grande do Sul, além de oficinas em várias cidades do RS, SC, SP, PR. 

Realizou oficinas permanentes para o Coral Municipal de Caxias do Sul, coros do Instituto de Educação Ivoti, Coros de Nova Petrópolis além de outras cidades do RS. 

É proprietária da Presto Produções e Promoções Artísticas, juntamente com Ailton Gomes de Abreu, desenvolvendo um intenso trabalho pela Cultura de São Leopoldo e região através do Projeto MusiCâmara, Camerata Presto, Projeto Arte Gaúcha, Oficina Canto Coral, Oficinas de Técnica Vocal, Instrumento e Canto, visando o aprimoramento de instrumentistas, cantores, atores e professores. 

É preparadora vocal do Madrigal PRESTO desde a sua criação em 2008, atuando junto ao Maestro João Paulo Sefrin.

Dêizi Nascimento

Dêizi Nascimento, soprano natural de São Leopoldo é bacharel em canto lírico pela UFRGS e professora de canto no Espaço Livre de Música na Presto – Produções E Promoções Artísticas.

Iniciou sua formação musical no antigo Movimento Coral UNISINOS, onde participou de 1993 até 2010. Possui formação complementar, pela UNISINOS, através dos cursos de extensão, dentre os quais: II Oficina de Regência para Coros; Teoria e Percepção Musical, Historia da Música, com o professor Celso Loureiro Chaves, pelo Projeto Sinos Acorda; Trabalho de Expressão Corporal, com Débora Finocchiaro.

Foi a personagem “ Baronesa Gata” na produção do departamento cultural Unisinos da ópera “A peste e o intrigante” de Mario Ficarelli com texto de Monteiro Lobato, em 1998. Atuou como solista na obra Novena de Santa Bárbara do Padre José Mauricio pela Camerata Sonarte/SL em 2008. Em 2010 formou-se em canto no Curso Técnico em Música pela Faculdades Est em São Leopoldo/RS na classe da Professora Ruth Kratochvil (UFRGS).

Em Julho de 2011, trabalhou como Preparadora Vocal assistente nas Oficinas de Canto Coral produzidas pela Presto Produções e Promoções artísticas ao lado do Maestro João Paulo Sefrin(UFRGS) . Em 2012 foi solista junto a Orquestra de Câmara Fundarte na Missa Brevis St. Joannis de Deo de Haydn com regência do maestro João Carlos Borges Cunha. Ingressou no curso de Bacharelado em Canto na UFRGS na classe da professora Caroline Abreu.

Participou de várias aberturas do Natal Luz de Gramado – RS, e outros concertos oficiais junto a Orquestra Sinfônica de Gramado sob a regência de Bernardo Grings e Linus Lerner, como a abertura do Festival de Cinema de Gramado de 2014. Foi integrante do Madrigal Presto dedicado a música original composta para coro, com técnica vocal de Lúcia Passos e regência de João Paulo Sefrin(UFRGS). Ao lado da Soprano Yasmini Vargas e do pianista Rodolfo Wulforst e esteve presente em grandes projetos culturais da cena gaúcha, como Projeto MusiCâmara, Sarau do Museu da Medicina, Musical Évora entre outros. Acompanha o grupo Quartetto de Cordas de Igrejinha, em várias apresentações pelo estado.

Cantora convidada pela Cia de Dança Corpo Alma a participar do espetáculo “A cada um segundo suas obras” – Ato I , Umbral e ato II, Nossa morada, de 2014, baseado no livro no Nosso Lar de Chico Xavier, sob a direção artística de Samantha Marques( UERGS).
Participou de masterclasse com o Baixo Carlo Colombara, a Soprano Carla Maffioletti. Atualmente recebe orientações de canto com a professora de canto Lúcia Passos e Carla Maffioletti.

Em 2016 foi solista na Missa do Orfanato de Mozart, apresentada em formato de ópera pelo Projeto Ópera na UFRGS, com coordenação geral de Lucia Carpena e cênica de Camila Bauer,(UFRGS).

Nos anos de 2016 e 2017 e 2018, foi selecionada para as turmas de canto lírico do II ,III, IV Gramado in Concert, onde teve aluas com o Tenor Adriano Pinheiro, Barítono Carlos Rodriguez, a Soprano Carla Maffioletti e o Maestro Linus Lerner. Também em 2017 foi selecionado para primeira turma de Ópera Studio do Musikfest de Santa Cruz, ministrada pelo o Barítono Francis Padilha, onde representou a personagem Susanna da ópera Le Nozze di Fígaro de Mozart. Em 2018 foi indicada para a bolsa na University Of Georgia pela Soprano laura de Souza no Festival de Vale Veneto/RS.

É integrante também a Cia Oficina de Ópera , com direção musical do Maestro Claudio Ribeiro( UFRGS), com teve direção cênica de Luciana Kieffer(UFRGS), que em 2016 apresentou a ópera Il Signor Bruschino de Rossini, no papel de “Sofia”, junto a Orquestra Filarmônica da PUCRS.

Neste ano de 2019, ingressou na orquestra LUX SONORA de Porto Alegre como cantora e produtora executiva do grupo que possui a direção musical artística do flautista Rafael Marques. Também foi indicada ao Prêmio Cidadão VS na categoria CULTURA, promovida pelo Jornal Vale dos Sinos de São Leopoldo.

Maicon Cassânego

Nascido em Caxias do Sul (RS), o tenor Maicon Cassânego iniciou seus estudos de canto com a professora Marilene Genro aos 17 anos de idade. Por diversos anos participou do Coro de Câmara Cant’arte sob a regência da Maestrina Anita Campagnolo.  Retomou em 2010 seus estudos de canto lírico com a professora Lúcia Passos. Graduou-se no bacharelado em canto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na classe da professora Ms. Luciana Kiefer.  Participou de masterclasses com Carla Maffioletti (Brasil), Carlo Colombara (Itália), William Dwight Colema (EUA) e Ana Maria Gonzalez (Espanha).

Participou como solista de concertos com a Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, Orquestra de Sopros de Garibaldi e Orquestra da Universidade de Caxias do Sul.

Foi solista na Missa Solene de Santa Cecília de Charles Gounod, apresentada com o Orquestra da Universidade de Caxias do Sul, sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt.  Participou como solista da turnê estadual do projeto Mestres da Música Clássica – Encontro com Rossini, apresentando a Petite Messe Solennelle, sob a regência do Maestro João Paulo Sefrin. Em 2017 foi um dos solistas junto a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, no concerto comemorativo aos 500 anos da reforma, na Sinfonia nº2 de Mendelssohn (Lobgesang), sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt.

Eusenice Pereira

Eusenice Pereira, mezzo soprano, natural de Minas Gerais é bacharela em Música Popular pela UFRGS e professora de canto no Espaço Livre de Música na Presto – Produções E Promoções Artísticas.

Iniciou sua formação musical em 1995 com a Professora Noemi Terra Dias estudando técnica vocal. Em 2010 formou-se em canto no Curso Técnico em Música pela Faculdades Est em São Leopoldo/RS na classe da Professora Ruth Kratochvil (UFRGS).

Em 2011 lançou o primeiro CD solo – “Perto de Ti” onde interpreta musical gospel com arranjos de Saimon Saldanha. Durante os anos 2013 a 2015 foi integrante do Coro Sinfônico da OSPA. Em 2015 participou do show Calouradas Afirmativas (UFRGS), sob direção da Professora Luciana Prass.

Em 2016 Integrante do Coro na Missa do Orfanato de Mozart, apresentada em formato de ópera pelo Projeto Ópera na UFRGS, com coordenação geral de Lucia Carpena e cênica de Camila Bauer,(UFRGS). Participou em 2016 e 2017 do Espetáculo Ébano e Marfin in concert, sob a coordenação de Marguerite Santos. Em 2018 e 2019 Integrante do Coro de Câmara do Departamento de Música da UFRGS, sob a regência do Maestro Jocelei Cirilo Soare Bohrer.

Atua como professora de Técnica Vocal e Canto a 9 anos. Em 2017 a 2019 trabalhou como Preparadora vocal do coro LUDUS e LIV (Laboratório de Iniciação Vocal) Curso de Extensão – UFRGS) coordenado pelo Professor Jocelei Cirilo Soare Bohrer.

Atualmente tem se dedicado a desenvolver os projetos solo “As Cores De Uma Negra” onde interpreta músicas de compositores e compositoras brasileiras e internacionais com acompanhamento de Gilberto Oliveira com violão, guitarra. Projeto “Sotaques” onde interpreta músicas de compositoras mineiras com acompanhamento de Angelo Primon com viola de dez cordas e ao estudo de Performance com Thainan Rocha.

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Carla Saueressig da Silva

Carla Saueressig da Silva nasceu em Novo Hamburgo, em 1979. É coralista desde a infância e sempre esteve envolvida em atividades musicais. 

Começou a estudar música na pré-adolescência, fazendo aulas de flauta doce. No mesmo período, foi aluna de teclado nos Canarinhos de Novo Hamburgo, onde fez também dois cursos intensivos de férias de técnica vocal, o que lhe possibilitou prestar assessoria de preparação vocal em um dos coros do seu pai e em grupos vocais da IECLB. Posteriormente, foi aluna de teclado e piano na Escola de Música Sol e Cia, em Novo Hamburgo. Tornou-se professora particular de teclado aos catorze anos. Cantou em vários corais da região. Ao longo de sua trajetória como coralista, teve diferentes preparadores vocais e participou de oficinas de técnica vocal. 

Executou a música em casamentos e outros eventos, sozinha e com parceiros musicais. Tem experiência em assessoria particular de canto. Atuou como musicista e coordenadora de grupos de canto em paróquias da IECLB durante muitos anos. 

É formada Bacharela em Teologia pela Faculdades EST (2007), em São Leopoldo, e atualmente está cursando Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Claretiano.

Desde 2016, integra o coral Madrigal Presto, que tem João Paulo Sefrin como regente e Lucia Passos como preparadora vocal.

Sara Fleck Ramos

Sara Fleck Ramos, 21 anos, é natural de Novo Hamburgo e iniciou seus estudos de piano aos 12. Graduanda do Bacharelado em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na classe do professor Dr. André Loss e integrante da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS. Durante três anos, estudou piano no Curso de Extensão em Música da UFRGS. Foi aluna do Instituto Sonarte Canela, onde estudou Música de Câmara e Prática de Orquestra, também fazendo o trabalho de monitoria do curso de piano. Atua como professora de piano na Presto- Produções e Promoções Artísticas e faz apresentações como musicista convidada em orquestras e grupos de câmara.

Daniel Castilhos

Formado no Curso de Graduação em Música: Licenciatura – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.  Pós-graduando em Música pela UERGS. Professor de música no Clube do Professor Gaúcho e no Centro Cultural 25 de Julho, ambos em Porto Alegre/RS.

Professor de Música da Rede Municipal de Ensino de Campo Bom/RS. Tem participado como solista convidado em Orquestras como Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara ULBRA, Orquestra Sphaera Mundi e Orquestra Sinfônica Villa-Lobos/SP.

Desenvolve trabalhos de música de câmara, com diversas formações instrumentais e integra o Quinteto Persch desde o início do grupo

Luyra Dutra

Luyra Dutra natural de Juiz de fora/MG é bacharel em violoncelo pela Universidade Federal de Minas Gerais.Durante a graduação participou como bolsista de diversos projetos de extensão voltados para o ensino além de ter sido estagiária do Centro de Musicalização Integrada da UFMG, como professora de violoncelo e musicalização infantil. Atualmente é professora na Presto Produções em São Leopoldo, Nova Estação Escola de artistas em Porto Alegre e na Orquestra Jovem de Gramado. Atua como violoncelista na Camerata Presto, na Orquestra Sinfônica de Gramado e participa de outros grupos pelo Rio Grande do Sul como convidada.

Franceli zimmer

Franceli Zimmer é Fonoaudióloga, Especialista em Voz, Professora de Técnica Vocal, Cantora, Regente Coral e Pós graduanda em Música com ênfase em Educação Musical. Estudou canto Lírico e Popular com renomados professores de quem recebeu aporte técnico para atuar profissionalmente.

Realizou masterclass de canto com Carla Maffioletti, Eiko Senda, Monica Wagabi, Cintia De Los Santos, Ricardo Barp, entre outros. Realizou cursos de regência coral com Mara Campos, Márcio Buzatto, Eduardo Fernandes, Linus Lerner, Pablo Trindad  Fez cursos e workshops na área do teatro com Zica Stockmanns, Camilo de Lélis, Raulino Prezzi, Raul Voges. Atuou como Preparadora Vocal em várias montagens teatrais como do Grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul -RS e Cia Acto de Garibaldi- RS.

Atualmente é Regente e presta Assessoria Fonoaudiológica ao Coro da Aabb de Garibaldi-RS, ao Coro Infantil, Juvenil e Adulto de Veranópolis-RS. Presta Assessoria Fonoaudiológica e faz a Preparação Vocal  do Coro Misto Piá, do Coro Masculino Stadtplatz e do Vocal Sem Batuta.

Atualmente faz a preparação vocal, atende clinicamente no seu consultório e acompanha a carreira de vários cantores, atores, e outros profissionais da voz falada e cantada.

Aprimora seu conhecimento acerca do Canto (técnica vocal) e Voz (saúde vocal) e Regência coral participando de congressos, seminários e oficinas sobre o assunto, e  estudando Canto há anos com a renomada professora Lúcia Passos em São Leopoldo- RS.

Deborah Finocchiaro

Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 33 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. 

 

Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que tem em seu repertório, entre outros, os espetáculos “Pois é Vizinha…”, direção Deborah Finocchiaro (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, direção Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira (2006 – além do espetáculo contém CD, lançado em 2015 e DVD, lançado em 2017), “GPS GAZA”, orientação Camila Bauer (2014); “Caio do Céu”, a partir da obra de Caio Fernando Abreu, direção Luís Artur Nunes (2017) e “Diário Secreto de Uma Secretária Bilingue”, direção de Vinícius Piedade e Deborah Finocchiaro (2019). Os projetos e “Histórias de Um Canto – Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul” (que consiste em um espetáculo solo, um recital, um show musical e um registro da obra em livro/CD – 2008), “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” (2016), “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”(2018). As obras literomusicais: “A Espessura da Vida” (2018), “Leitura às Cegas” (2018); “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Morais (2018) e “Palavra Balada (2018). O espetáculo audiovisual “Invisíveis – Histórias Para Acordar”, direção Deborah Finocchiaro (2020) e a websérie “Confessionário Relatos de Casa”, direção Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol (2020).  


Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem produzido durante a quarentena, direção Luiz Alberto Cassol (2020). De 2009 a 2019 assinou a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.

gisele Cruz

Gisele Cruz é mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e bacharel em música pela UNESP, tendo trabalhado por mais de 30 anos nos Centros de Música dos SESC SP. Ministra cursos de formação e capacitação de regentes e professores por todo o país. Atualmente é regente do VocalDante, grupos infantil e juvenil do Colégio Dante Alighieri (SP). É autora dos livros “Canto, canção, cantoria, como montar um coral infantil” publicado pelo SESC SP e, “Canto Coral Infanto-Juvenil” – versões para o educador e para o aluno – por solicitação e realização da AAPG – Associação de Amigos do Projeto Guri.

É autora colaboradora nos e-books “Cadernos do Painel – A preparação do regente”, org. Eduardo Lakschevitz (2016) e “Canto coral Infanto juvenil – ações e reflexões” org. Débora Andrade e Ana Gaborim (2020).

Site www.cantoecantoria.com.br

Cristiane Ferronato

É arte-educadora e regente Cristiane Ferronato utiliza a música como possibilidade para transcriação, valendo-se especialmente de práticas coletivas de percussão e canto coral para instigar potenciais de existência. Aprendeu com o sincretismo cultural brasileiro a valorizar e nutrir hibridismos artísticos durante mais de 20 anos de profissão. É Graduada em Pedagogia pela UCS (2003), Pós-Graduada em Capacitação Docente em Música Brasileira pela Anhembi Morumbi, de São Paulo (2006), e Mestre em História pela UCS (2020). Especializou-se como Educadora Brincante pelo “Instituto Brincante” (2007), de São Paulo, e também na pedagogia musical Orff-Schulwerk pelo “The San Francisco Orff Course” (2015), nos Estados Unidos. 

Na regência coral, inspirou-se conceitual e ideologicamente em profissionais como Mara Campos, Ana Yara Campos, Renato Filippini, Lucia Passos, Agnes Schmeling e Pablo Trindade Roballo, entre outros. Profissionais ligados à Educação Musical, como Fernando Barba, Marlui Miranda, Lydia Hortélio, Rosane Almeida, Sofia Lopez Ibor, Doug Goodkin, James Harding e Christa Coogan também nutriram suas aspirações artísticas. Ari Colares foi um de seus principais instigadores de estudos sobre percussão popular brasileira.

 

É diretora artística e regente dos espetáculos Moinho Nômade (2019-) e Contrapontos (2017-), com o Coro Juvenil do Moinho/UCS, e concebeu também os espetáculos Entre Elas (2011-2013), com as Meninas Cantoras de Nova Petrópolis e Cantos do Nosso Chão e Outros Cantos (2011-2012), com o Coro Infanto-Juvenil de Veranópolis e grupo Zingado.

Atualmente é professora no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul e regente e diretora artística do Coro Juvenil do Moinho/UCS.

 

 

Informações sobre o produto de pesquisa do meu mestrado, que incluem um vídeo-documentário (Moinhos Artistadores de Histórias) e uma dissertação (Jovens que cantam em bando: uma prática interdisciplinar e contemporânea de canto coral em Caxias do Sul) podem ser conferidas no site: http://artistamentosembando.wixsite.com/cristianeferronato/mestrado

(vou falar desses produtos em meu vídeo/palestra)

E mais informações podem ser conferidas nas redes sociais do Coro Juvenil do Moinho/UCS, grupo atual com quem trabalho:

https://www.facebook.com/CoroJuvenildoMoinho/

https://www.instagram.com/corojuvenildomoinhoucs/

https://www.youtube.com/channel/UCwtivWHYc28R8UY5mJZkKTQ

regência Coral Adulto

  1. Pensando sobre Regência

O que é REGÊNCIA?

Pequeno histórico sobre a regência;

Afinal de contas, o que é REGER?

O que um regente deve saber para reger um coro?

Regência e técnica vocal – qual a relação entre elas?

O regente e o preparador vocal;

 

  1. Pensando sobre a Técnica

A postura do regente;

Postura inicial;

Preparação – levari – respiração;

Marcação de compassos de 2, 3 4 e 6 tempos;

Inícios e finalizações nos vários tempos de cada compasso;

Entradas e cortes das vozes no decorrer da música;

Mão direita e mão esquerda – quais suas funções?

 

  1. Pensando sobre a Prática

O regente deve ou pode cantar enquanto rege?

Como ler uma peça com o coro?

Como ensaiar uma peça?

 

Como ensaiar uma parte mais complexa de uma peça?

Como dar o tom de uma música para o coro?

Como escolher o repertório?

 

  1. Prática

Praticar, aos olhos da técnica de regência, trechos e/ou pequenas peças e

experimentar muitas sensações.

Carlos fecher

Carlos Völker-Fecher iniciou seus estudos de Música com Gilberto Bittencourt. Com ele teve seus primeiros passos também no estudo da Regência.

Formou-se em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe de Ernani Aguiar, concluindo seu bacharelado com a ópera Der Freischütz.

Integrou a Equipe Curt Lange com Ernani Aguiar, Aluízio Viegas, Alex Milagres, Geraldo Barbosa e Francisco D’El Rey Duarte.

Foi regente do Coro Contraponto de 1990 até 2010. Com este coro conquistou as medalhas de bronze – coro masculino – e ouro – coro misto no Harmonie Festival 2005, ocorrido em Lindenholzhausen-Limburg, na Alemanha.

Atuou também como maestro de coro junto a diversos nomes da música popular.

Foi cantor lírico do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Esteve à frente de diversas orquestras brasileiras, das quais destacamos a Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra de Câmara da UNIRIO, Rio Strings Orchestra, Orquestra Sinfônica Nacional.

Mestre em Música, com habilitação em Musicologia, defendeu a dissertação “Suíte Sinfônica n.1 ‘Paulista’, de Guerra-Peixe: um estudo da orquestração como retrato do folclore”.

Doutor em Música, na subárea Práticas Interpretativas/Regência Coral pela UFRJ, onde defendeu a tese “A Missa Afro-Brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca perante as prescrições litúrgicas da tradição católica”.

É professor de Regência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e maestro e coordenador da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS.



João Antônio Borba

Em breve…

Vinicius Reis

Em breve

Luciano Reis

Iniciou seus estudos musicais em 1997  no Projeto Sinos Acorda da UNISINOS sob a orientação do maestro José Pedro Boéssio, desenvolvendo prática em orquestra e em grupos de câmara. Estudou viola com o Professor Delmar Breunig.  Atua em diversas formações camerísticas e também como professor de viola e violino em escolas e  projetos sociais na região.

Filipe Muller

Graduou-se na UFRGS no curso  Bacharelado em Contrabaixo e desde 2004 atua na Orquestra de Câmara Theatro São Pedro . De 2010 a 2017 atuou na Orquestra Filarmônica da PUC.

Desde 2015 atua na Orquestra Sinfônica de Gramado. Também trabalhou nas seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (2002 e 2003), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra Sacra da ULBRA, Orquestra Sinfônica da UNISINOS, Orquestra de Câmara da UNISC, Orquestra de Câmara de Feliz, Orquestra do Projeto Vésperas, Orquestra de Câmara SESI- Fundarte, Orquestra de Sopros do Centro Cultural Eintracht. Em 2020 passa a integrar a Camerata PRESTO.

Eduardo Lautert

Em breve

Castro Alves, poeta de nosso tempo?

Por que dar voz e palco a um poeta do século dezenove? Em que medida podem seus versos provocar os corações e mentes de uma outra época, submissa à magia das novas tecnologias e blindada pela linguagem da urgência e dos distanciamentos?

 

A resposta é menos complicada do que parece: Castro Alves é, mais do que nunca, um poeta contemporâneo. Sim, ele fala também a nosso tempo, através da indignação de seus versos. Porque, hoje, o mundo pode ser injusto e cruel, tantas vezes interessado na exclusão social, na exploração de outro tipo de senzala, na privação do mais sagrado dos direitos: o direito à Liberdade. Representam seus versos, assim, a voz dos injustiçados, dos perseguidos, dos insubmissos.

 

E, nos poemas que exaltam as guerras da Independência e do Paraguai novamente cresce a denúncia contra a indiferença – estigma também de nosso tempo. (“Quem dá aos pobres, empresta a Deus”)

 

Poeta sem rival da alma brasileira, traduziu com rara felicidade, a graça de um amor cheio de som e risos (“O laço de fita”) e a sensibilidade acolhedora da música. (“O fantasma e a canção”).

 

Por fim, e não menos importante, quantas vezes já se ouviu, nos bancos escolares e no saguão das bibliotecas, o hino apaixonado ao livro e às letras, marco civilizatório sem rival, traduzido em “O livro e a América”?

 

É preciso dizer mais? Ouçamos Castro Alves e nos rendamos a seus versos que transcendem o tempo e o espaço!

 

Elvira Coelho Hoffmann