Esta quinta-feira, 25, que marca os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, é a data da publicação do Episódio II do documentário ‘Nossas Origens – O Legado da Imigração Alemã’.
Produzida pela Presto Produções e Promoções Artísticas e Ministério da Cultura, a obra será disponibilizada no canal do Youtube da produtora cultural.
“Nosso objetivo foi abordar de forma muito didática a vinda dos primeiros 39 imigrantes e o legado que deixaram na música, na educação e no desenvolvimento social e econômico do Estado”, assinala Lúcia Passos, coordenadora geral do documentário.
Neste segundo episódio, o destaque é a cultura, relatada nos depoimentos dos integrantes do Instituto Histórico de São Leopoldo Martin Dreher, Arthur Blásio Rambo e Marco Antônio Witt e pela diretora do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Ingrid Marxen.
Eles explicam o surgimento do canto coral e sua estreita relação na socialização dos moradores das vilas (picadas), dos bailes realizados nas vendas (locais de comércio e troca de mercadorias) e seu apreço pela dança e pelos instrumentos musicais, que são legados até os dias de hoje.
O Projeto
O documentário ‘Nossas Origens – O Legado da Imigração Alemã´ contou com o patrocínio da Regal Rexnord, Unique Rubber e Gedore e apoio do Colégio São José e do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo.
A trilha sonora é tocada pela Camerata Presto e o canto coral executado pelo grupo de canto coral Madrigal Presto, regidos pelo maestro João Paulo Sefrin.
O primeiro episódio tem foco na cidade de São Leopoldo e sua trilha sonora foi gravada especialmente para este episódio, pela Camerata Presto.