Ministério do Turismo, Presto Produções e Promoções Artísticas e Stihl, apresentam Projeto MusiCâmara 2022
Neste domingo, 06 de novembro, às 20h, no Canal do Youtube da Presto, o Projeto MusiCâmara transmite mais um concerto online, apresentando o Duo Folclore Lírico e o Quarteto de Cordas Zuca. ACESSO GRATUITO!
O Duo Folclore Lírico, formado pela soprano Andiara Mumbach e pelo violonista clássico Marcel Estivalet, tem como base a música folclórica, com compositores como Downland, Fauré, Tarrega, dentre outros.
O Quarteto Zuca, é um grupo formado em Fevereiro de 2021 com músicos de várias orquestras do estado do Rio Grande do Sul . O grupo participou nos meses de julho e agosto do Festival Eurochestries, onde se apresentou em diversas cidades da França.
Os concertos online são importantes para a manutenção de um registro de dos grupos que passam pelo Projeto MusiCâmara e também dão acesso à música de qualidade às pessoas que não podem ir nos concertos presenciais.
Duo Folclórico Lírico
Com sua primeira apresentação em março de 2015, o duo Folclore Lírico, formado pela cantora lírica Andiara Mumbach e pelo violonista clássico Marcel Estivalet, já ocupou diversos palcos com sua proposta de música de concerto a partir de material folclórico.
O projeto já viajou à Passo Fundo, São Francisco de Paula e ocupou os principais espaços camerísticos de Porto Alegre, como Musical Évora, Projeto Desconcerto, Ecarta Musical, Festival Música nas Igrejas e abertura na programação do Fronteiras do Pensamento no Salão de Atos da UFRGS, entre outros.
No programa foram apresentadas obras da renascença inglesa, romantismo francês, nacionalismo espanhol, modernismo inglês e brasileiro.
Quarteto Zuca
Grupo formado em Fevereiro de 2021 com músicos de várias orquestras do estado
do Rio Grande do Sul como Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Kempinksi Laje de Pedra, Orquestra Theatro São Pedro, entre outras. Foi criado com o intuito de ser um grupo experimental de arranjos originais de repertórios especiais, como temas Geek, trilhas sonoras de filmes de sucesso, repertórios de artistas consagrados, todos em nova roupagem para essa formação instrumental.
Com o passar do tempo o grupo evoluiu e passou a apresentar repertórios de compositores eruditos do período Barroco, Clássico, Romântico e Moderno.
O quarteto participou de apresentações em eventos privados na Caza Wilfrido, Hotel Casa da Montanha, Hotel Kempinski Laje de Pedra e nas comemorações dos 180 anos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Tiveram participação como grupo convidado no disco Integridade", do cantor e compositor Sergio Rojas que atualmente é um dos compositores mais renomados da música do Rio Grande do Sul.
PROGRAMA
DUO FOLCLORE LÍRICO
J. DOWLAND (1563-1626)
Come Again
G. FAURÉ (1845-1924)
Mai*
J. RODRIGO (1901-1999)
Coplas del Pastor Enamorado
H. VILLA-LOBOS (1887-1959)
Aria (Cantilena) das Bachianas Brasileiras nº 5
*transcrição/arranjo.: Marcel Estivalet
**transcrição: Miguel Llobet
QUARTETO ZUCA
Tom Jobim e Vinicius de Moraes
Garota de Ipanema
Arr: Davi Coelho
Pixinguinha, Letra de João de Barro
Carinhoso
Arr: Davi Coelho
Tom Jobim
Wave
Arr: Davi Coelho
Ary Barroso
Aquarela do Brasil
Adap e arr: Davi Coelho
Waldyr Azevedo
Brasileirinho
Arr Davi Coelho
Patrocínio
Stihl Ferramentas Motorizadas
Meta
Apoio
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Leopoldo
Silvio R Moraes Advogados Associados
Produção Cultural
Ailton Abreu
Coordenação Geral
Lúcia Passos
Serviço
O que: Projeto MusiCâmara 2022 Online| Duo Folclore Lírico e Quarteto Zuca
Quando: 06 de novembro – 20H
Onde: Canal da PRESTO – YOUTUBE | https://www.youtube.com/@PrestoProducoes
Acesso Gratuito
MÚSICAMARA, DESDE 2008
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Ao longo das 13 temporadas de realização do projeto, foram realizados mais de 150 concertos em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Novo Hamburgo e Portão, com um público estimado em mais de 50 mil pessoas e mais de 10 mil alunos impactados com as visitas didáticas.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.