O Ministério da Cidadania e a Presto Produções e Promoções Artísticas apresentam o Projeto MusiCâmara
Considerado pela crítica alemã como Um Paganini da Flauta Doce, o flautista e educador musical porto-alegrense, Vladimir Soares, radicado na Alemanha há seis anos onde cursou dois mestrados na Musikhochule Stuttgart (Escola Superior de Música de Stuttgart), e ministra aulas de flauta doce em escolas regulares e projetos sociais, vai realizar turnê marcando a estreia internacional do concerto de lançamento do 1º. álbum solo Anna Bon di Venezia,gravado em Londres em outubro de 2018, pelo selo Drama Musica, dentro do projetoDONNE, Women in Musica.
A turnê brasileira será realizada entre os dias 15 e 29 de agosto de 2019, e vai contemplar cinco cidades do Rio Grande do Sul.
Os concertos, dentro do Projeto MusiCâmara, ocorrem nos dias 15 de agosto, às 20h30, na Fundação Scheffel, em Novo Hamburgo. No dia 16 de agosto, às 20 horas, o concerto ocorrerá na Igreja do Relógio, em São Leopoldo, ambos com realização da Presto – Produções e Promoções Artísticas.
O álbum estará à venda no local das apresentações ao preço de R$ 35,00.
O concerto no Projeto MusiCâmara
O programa do concerto que será executado por Vladimir Soares (flauta doce) e Fernando Rauber (espineta), será formado por Sonatas de Anna Bon di Venezia, que integram o álbum homônimo, sonatas de Antonio Vivaldi e Dario Castello, além do Concerto em Ré Menor RV 522, de Vivaldi.
Turnê RS-Brasil 2019
A realização da Turnê RS-Brasil 2019, que marca a estreia internacional do concerto de lançamento do 1º. álbum solo Anna Bon di Venezi, de Vladimir Soares, é assinada por Dinorah Araújo –Produção Cultural e Assessoria de Imprensa, com apoio do Goethe-Institut Porto Alegre.
Novo Hamburgo, São Leopoldo, Barra do Ribeiro, Dois Irmãos e Porto Alegre são as cidades contempladas.
Programa
SONATAS DE VENEZA
Dario Castello (1590-1658)
Sonata Prima
Anna Bon di Venezia (1738-1767)
Sonata em Ré Maior Op. 1 N. 4
Allegro Moderato/Andante/Allegretto
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Sonata em Sol Maior RV 806
Andante/Allegro/Largo/Allegro
Anna Bon di Venezia (1738-1767)
Sonata em Fá Maior Op. 1 N. 2
Largo/Allegro/Allegro
Dario Castello (1590-1658)
Sonata Seconda
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto em Ré Menor RV 522
Andante/Allegro/Largo/Allegro
Vladimir Soares, flauta doce
Fernando Rauber, espineta
Vladimir Soares e a crítica alemã
Um Paganini da Flauta Doce
Quem pensa logo em flauta doce quando a palavra-chave é Brasil? E em cravo, quando a palavra-chave é Marrocos? Na verdade, se pensa em carnaval no Rio ou em bazar em Rabat. Mas quem esteve presente no concerto do Quadrium em Wernau há poucos dias, não consegue pensar em outra coisa a não ser no flautista brasileiro, Vladimir Soares, e na cravista marroquina, Sanae Zanane. Esses dois excelentes músicos, não se pode dizer outra coisa, levaram o público a longas salvas de palmas e constante ovação. Flauta doce com cravo ou com piano soa, suspeitosamente, como música caseira ingênua. O pequeno cravo da escola de música Kirchheim com o piano Sauter de Wernau não deixaram a desejar, o que não se esperava. Mas isso só até a primeira nota. O concerto mal tinha começado e já era possível imaginar-se no Salle Pleyel de Paris, no Wigmore Hall de Londres ou na Elbphilharmonie de Hamburgo.
Soa arrogante! Entretanto –quem estava lá não se opor-se-á.
Embora música renascentista
italiana seja reconhecida e avaliada apenas por um círculo de apreciadores, não
demorou muito para o artista brasileiro cativar o público. Como se pode tocar
flauta tão extraordinariamente rápido com a maior naturalidade, como se fosse
tão fácil? E como se pode tocar uma flauta em dó como se fosse um Stradivari?
Muitos músicos jovens e ambiciosos até conseguem tocar com um som bonito e
rápido, mas estruturar com coerência musical, construir exuberantes ornamentos
estilisticamente diferenciados, e ainda com um carisma atraente: isso só se vê
em ano de jubileu. Além disso, todo o programa de cor, embora música de câmera
exija cem por cento de segurança. Os músicos devem com certeza confiar um no
outro de olhos fechados.
Na sonata de Telemann, o público continuava fascinado com tamanha virtuosidade
do flautista. Soava como se estivéssemos sonhando.
Depois de tanta beleza e delicadeza
do repertório antigo, o programa segue com música contemporânea. Com a
peça Daido, de Paul Leenhouts, Vladimir Soares consegue mais uma
vez enfeitiçar o público. Em muitos concertos, a música contemporânea é mais
tolerada do que curtida. Com Vladimir Soares foi totalmente diferente. Nós nos
mantínhamos presos a cada surpresa sonora e a cada efeito produzidos pelo
mágico da flauta.
Seria possível uma flauta doce interpretar grandiosamente uma obra romântica
para violino e orquestra sinfônica? Sim, e como! Vladimir Soares conseguiu
imitar inclusive o som do pizzicato do violino na obra Zigeunerweisen de
Pablo Sarasate. Foi um grande espetáculo.
E a moral da história: por favor assistam esses dois músicos enquanto eles
ainda estiverem disponíveis.
Ernst Leuze
(Wernauer Anzeiger – 21/3/2019)
Tradução: Vladimir Soares
O álbum Anna Bon di Venezia
O álbum integra o programa da gravadora Drama Musica, e tem como um dos objetivos dar visibilidade a músicos brasileiros, que se dedicam à música antiga. A partir do ano passado a Drama Música tornou viável a criação do projeto intitulado Donne, que consiste em uma coleção composta pela gravação de cinco discos dedicados a mulheres compositoras, muitas das quais não foram reconhecidas em vida, ou cuja música foi deixada desaparecer do ouvido do público. Idealizado por Gabriella di Laccio, cantora porto-alegrense radicada no Reino Unido, o projeto foi lançado no dia 8 de março de 2018, Dia Internacional da Mulher. Na busca por compositoras femininas, Gabriela acabou encontrando na enciclopédia internacional de compositoras mulheres, mais de seis mil nomes.
O projeto conta com aparticipação de músicos brasileiros altamente qualificados, entre eles está Vladimir Soares, que é o autor da transcrição para flauta doce da série de seis sonatas Opus 1 originalmente composta para flauta transversa e baixo contínuo da compositora italiana Anna Bon di Venezia. O CD de Vladimir foi gravado entre os dias 25 e 27 de outubro de 2018 em Londres, no Reino Unido, pela gravadora independente Drama Musica.
Anna Bon di Venezia foi uma compositora italiana, que iniciou seus estudos aos quatro anos de idade na Ospedale de la Pietà na cidade de Veneza. Em 1756 ela esteve a servico de Frederico de Brandenburg-Bayreuth, que lhe deu o título de Virtuosa di musica di camera. E no mesmo ano compôs a série de seis sonatas Opus 1 para flauta e baixo contínuo, publicadas em Nuremberg no mesmo ano, dedicadas a Frederico, que era flautista.
As sonatas para flauta e baixo contínuo Opus 1 de Anna Bon mostram estilisticamente mais influência alemã do que italiana, e são comparáveis a composições de Johann Joachim Quantz und Carl Philipp Emanuel Bach.
Vladimir Soares, flauta doce
Natural de Porto Alegre, o flautista e educador musical Vladimir Soares iniciou seus estudos em música aos 11 anos de idade no Projeto Orquestra Villa-Lobos, com a professora Cecília Silveira. Mais tarde aprimorou-se na flauta doce com a professora Mariana Hoffmeister.
Vladimir é formado em Licenciatura em Música pelo IA/UFRGS, com habilitação em flauta doce, na classe de Lucia Carpena. Também concluiu o Curso Técnico em Música pela EST/RS, na classe de Luciane Cuervo e Juliana Pedrini.
Ainda no Brasil, Vladimir foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Orquestra de Câmara Fundarte em três edições consecutivas (2008, 2009 e 2010), venceu também o concurso Solistas DEMUS (Departamento de Música da UFRGS) e o Concurso Jovens Solistas da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em 2011.
Mestre pela Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart (Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Stuttgart), Alemanha, em dois títulos: Mestrado em Música de Câmara e Mestrado em Flauta Doce, sob orientação dos professores Hans-Joachim Fuss e Andrea Buchert, sendo que no Mestrado de Flauta Doce recebeu nota máxima e Láurea Acadêmica, fato que não ocorria na classe de flauta doce desta instituição há 25 anos.
Considerado pela crítica alemã como “Um Paganini da flauta doce”, Vladimir tem se destacado como intérprete de flauta doce, tendo atuado como solista à frente das principais orquestras do RS e da Sttugarter Kammerorchester (Orquestra de Câmara de Stuttgart), da Alemanha. Desde 2001 trabalha como educador musical, lecionando aulas de flauta doce em escolas de música, escolas regulares, ONGs e instituições culturais no Brasil, e atualmente na Alemanha, onde reside desde 2013. Em agosto de 2016, 2017 e 2018 Vladimir apresentou concertos e ministrou masterclasses de flauta doce, em Porto Alegre e Interior do RS quando da sua estada no Brasil.
Fernando Rauber, espineta
É bacharel, mestre e doutor em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como pianista da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul-UCS, desde 2009 e foi docente no Curso de Licenciatura em Música da UCS durante 2011-2017.
Foi um dos laureados no Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e, como premiação, interpretou em 2006 o Terceiro Concerto para piano e orquestra de Bela Bartók com a OSPA direção do maestro Cláudio Ribeiro. Em 2007, foi selecionado para ser bolsista do Chautauqua Music Festival em Chautauqua, NY, Estados Unidos. Trabalhou como pianista acompanhador do II e III Festival de Música de Câmara da UCS e, durante o os anos de 2009 a 2012, foi pianista do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).
Tem se destacado pela sua intensa atividade em diferentes formações camerísticas. Colaborações recentes incluem recitais de canções norte-americanas com a Dra. Stephanie Tingler (Georgia University-EUA), trios para clarinete, viola e piano com Julia Bullard e Amanda McCandleness (Northern Iowa University-EUA), recital de flauta e piano com Michael Tilt (Noruega), recital de cello e piano com Alan Smith (EUA). Integra também a Sphaera Mundi Orquestra, conjunto porto-alegrense dedicado à música barroca.
Link do projeto Donne: http://www.drama-musica.com/catalogue.html
Link da gravadora Drama Musica: http://www.drama-musica.com/
Link imagem capa do CD: https://www.dropbox.com/s/toqo4d88qusyyae/CDCover.jpg?dl=0
SERVIÇO
15/8 – Fundação Scheffel – Museu de Arte-Scheffel – 20h30min – Entrada franca
Rua Gen. Daltro Filho, 911 – Bairro Hamburgo Velho – Novo Hamburgo
Telefone: (51) 35936233 – E-mail: museuscheffel@yahoo.com.br
16/8 – Projeto MusiCâmara –Igreja do Relógio – 20h – Entrada franca
Rua Osvaldo Aranha, 450 – Centro – São Leopoldo
Telefone (51) 91186763 -whats e(51) 30377784
www.facebook.com/prestoproducoes
Saiba mais sobre o Projeto MusiCâmara
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade e contribuir na valorização da música erudita, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Além de proporcionar cultura à comunidade, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o propósito de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
O MusiCâmara, que é aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.
Para mais informações, o contato pode ser feito com
a PRESTO Produções e Promoções Artísticas, pelos telefones (51) 3037-7784 e
9278-5967,
pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br,
pelo site www.prestosl.com.br
ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.