Ministério do Turismo e Presto Produções e Promoções Artísticas apresentam Projeto MusiCâmara – 13ª Temporada
Dirce Knijnik, uma das pianistas de maior destaque e referência no cenário musical brasileiro, seja por sua atuação como concertista ou como professora, será homenageada no programa deste mês do Projeto MusiCâmara.
Em uma seleção especialmente feita para este recital, o programa contará com obras de Chopin, Schumann, Guarnieri, Villa-Lobos, dentre outros.
O Projeto MusiCâmara dá sequência à série de concertos transmitidos online na 13ª Temporada do Projeto, iniciada em 2020.
O concerto será transmitido no dia 17 de outubro, domingo, às 20h, no Canal PRESTO no YouTube.
Projeto MusiCâmara Online
Como forma de adaptação ao cenário pandêmico que impediu a realização dos concertos presenciais dessa temporada, o Projeto MusiCâmara 2020, apresenta um formato alternativo, que dará acesso ao público habituado aos concertos mensais do Projeto, que poderá assistir à série de concertos de suas casas.
Serão ainda realizados pelo menos outros 4 concertos neste formato em 2021, mantendo os padrões de segurança propostos, primando pela segurança dos músicos, equipes técnicas e o público.
Sobre Dirce Knijnik
“Um bom professor deixa suas marcas nos alunos que orienta. A grande pianista e professora Dirce Knijnik tem, no mundo inteiro, alunos que tiveram a sua orientação e hoje são pianistas famosos que se lembram dela com muito carinho.
Além de grande amiga, Dirce Knijnik tem uma grande importância na vida musical do Rio Grande do Sul. Por isso, a Presto vem prestar merecida homenagem a ela no MusiCâmara deste mês .
Numa tarde muito agradável pudemos ouvir suas histórias e gravar algumas músicas. A beleza de fraseado e interpretação, que sempre marcaram seus concertos e recitais, foram mostrados ali, no auge de seus 92 anos!”
Dirce Knijnik – biografia
DIRCE BAUER KNIJNIK nasceu no Rio de Janeiro onde fez sua iniciação musical com Lidy Mignone e Antônio de Sá Pereira, e piano com sua irmã Ana Bauer.
Ingressando na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudou sob a orientação do Prof. Rossini Freitas, e encerrou seu curso de bacharelado recebendo medalha de ouro.
Mais tarde, deu sequência aos estudos com Sequeira Costa, em Portugal, e Carlo Zacchi, na Itália.
Retornando ao Brasil, aperfeiçoou-se com Guiomar Novaes, Tomás Terán, Alcina Navarro, Dulce Rocha, Yolanda Ferreira e J. Miller.
Sua estreia no exterior ocorreu no Town Hall de Nova York, em 1964, quando a crítica local assim se expressou: “Miss Bauer expressa a verdadeira sonoridade do virtuose, e suas interpretações, excelente numa gama variada de colorido delicado, atestam um senso sólido de estrutura.”
Em 1965, Dirce radicou-se em Porto Alegre onde prestou concurso para Professor Titular de Piano, no então Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, atuando neste estabelecimento até 1988.
Além da sua atividade como docente dos cursos de Graduação, colaboração também na formação dos primeiros estudantes do curso de Pós Graduação em Música (mestrado), bem como no preparo de numerosos instrumentistas que atuam hoje no cenário nacional e internacional.
Em outubro de 1997, foi convidada pela European Piano Teachers Association (EPTA), para participar como membro desta associação, tendo apresentado recital e conferido master classes em Londres, na ocasião.
Programa:
Frédéric F. Chopin (1810-1849)
– Ballade Op.52 No.4.
– Improviso Op.66 em Dó# menor
– Improviso Op.51 em Sol b Maior
– Estudo Op.25 No.2 em Fá menor
– Noturno Op.9 No.2 em mi b Maior
Robert A. Schumann (1810-1856)
– Chopin, do Carnaval Op.9. 2’00
Camargo Guarnieri (1907-1993)
– Ponteio No.49. (11) 2’10
Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
– Alma Brasileira 5’30”
Dirce Knijinik, piano
Serviço:
O quê: Projeto MusiCâmara – Recital de Piano – Dirce Knijinik
Quando: 17 de outubro, domingo, 20H
Onde: Canal PRESTO no YouTube
Acesso Gratuito
Patrocínio
Stihl
Apoio
Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo
Secretaria Municipal da Cultura de São Leopoldo
Silvio R. Moraes – Advogados Associados
Fundação Ernesto Frederico Scheffel
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB – São Leopoldo
Colégio Sinodal Portão
Grupo Sinos
Jornal VS
Instituto Federal Sul riograndense – Campus Sapucaia do Sul
MusiCâmara
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 91186763, pelo e-mail contato@prestosl.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.