Presto Produções e Promoções Artísticas e Stihl, apresentam Projeto MusiCâmara 2022
No dia 27 de dezembro, terça-feira, às 20h, o Projeto MusiCâmara realiza o último concerto online da temporada 2022, apresentando a Orquestra Lux Sonora e a Camerata PRESTO. O concerto será transmitido pelo canal da PRESTO no Youtube, com acesso gratuito.
A Orquestra Lux Sonora, é um grupo formado em 2016, com a proposta de resgatar o repertório de câmara dos séculos XVI a XVIII, utilizando a instrumentação moderna para a performance tendo a música acima de qualquer paradigma sem perder a estética além de pesquisas feitas até o presente momento.
O grupo tem em seu portfólio recente a conquista do prêmio Açorianos de Música na categoria especial “Melhor live” com o espetáculo “Il Gioco dell’ Amore”.
A Camerata PRESTO é um dos grupos artísticos da PRESTO, formada por instrumentos de cordas, com 11 músicos. Vem realizando temporadas artísticas com apresentações em toda a região do Vale dos Sinos e diversas cidades do estado, sob a regência do maestro João Paulo Sefrin
No programa, obras de Handel, Villa Lobos, Dvorak, dentre outros
Orquestra Lux Sonora
O Lux Sonora foi criado em 2016 com a proposta de resgatar o repertório de câmara dos séculos XVI a XVIII, utilizando a instrumentação moderna para a performance tendo a música acima de qualquer paradigma sem perder a estética além de pesquisas feitas até o presente momento.
A orquestra já realizou concertos nos principais centros culturais do estado do Rio Grande do Sul onde destacamos as cidades de Porto Alegre, Dois Irmãos, São Leopoldo, Canoas, Nova Prata, Pelotas, Bento Gonçalves e nas cidades de Joinville (SC) e Minas Gerais na cidade do Carmo da Cachoeira.
No ano de 2021 a orquestra ganhou o prêmio Açorianos de Música na categoria especial “Melhor live” com o espetáculo “Il Gioco dell’ Amore”.
A Orquestra traz em seus concertos obras do período barroco, período que inicia em meados do século XVI até meados do século XVIII marcado pela crise dos valores renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre o espírito e a razão o que reflete diretamente na música onde podemos destacar o seu apogeu tanto em profundidade estética quanto na elevação da técnica do contraponto com Johann Sebastian Bach.
O trabalho tem a direção artística de Rafael Marques e sendo composto pelos seguintes instrumentistas: Bruno Santos (Flauta Doce), Danielle Chaves (Flauta Doce), Cuca Medina (canto), Deizi Nascimento (canto), Elizander Dutra (Fagote), Jean Lopes (Violão), Lucas Rocha (contrabaixo), Luis Guerin (violino), Priscila de Souza (Viola) e Rafael Marques (Flauta Transversa).
Músicos
Rafael Marques (Direção Artística e Flauta Transversal)
Bruno Santos (Flauta Doce)
Danielle Chaves Joaquim (Flauta Doce)
Dêizi Nascimento (Canto)
Elizander Dutra da Cunha (Fagote)
Luis Guerin (Violino)
Priscila de Souza Pinto (Viola)
Priscila Medina (Cuca Medina- Canto)
Jean Lopes (Violão)
Adrian Terraza
Camerata PRESTO
“A CAMERATA PRESTO reúne 11 músicos instrumentistas, numa formação tradicional de orquestra de cordas.
É fruto do empreendedorismo da Presto, que vê na realização artística um meio para promover a Arte a e a Cultura, oferecendo ao público eventos de significativo valor cultural e social, sempre com acesso gratuito.
Assim como o Madrigal Presto e o grupo Arte Gaúcha, a CAMERATA PRESTO busca desenvolver repertório de relevância técnica e estética no cenário da música universal, enfatizando e valorizando a produção musical brasileira e gaúcha.
Além do contínuo cuidado com a qualidade de seu trabalho, a CAMERATA PRESTO tem por base a valorização do artista e incentivo a seu crescimento pessoal, através de uma ótica humanitária, a estreita relação com a comunidade, o respeito à questão social.
Dessa forma contribui com a vital tarefa de formação e renovação de público, valorizando, incentivando, fomentando, aproximando Música e sociedade”.
João Paulo Sefrin
PROGRAMA
George Friedrich Handel (1685 – 1759)
Tornami a Vagheggiar ( Alcina )
George Friedrich Handel (1685 – 1759)
Scherza Infida – Ariodante
Jean Lopes ” Baiano (1995-)
Fantasia n 6: Concertino Moderno (JL 39a )
H. VILLA-LOBOS (1887 – 1959)
Bachiana Brasileiras Nº 4
I – Prelúdio
ALBERTO NEPOMUCENO (1864 – 1920)
Suite Antiga
I – Minueto
II – Ária
III – Rigaudon
BELA BARTOK (1881 – 1945)
Danças Romenas
I – “Jocul Cu Bâta” – from Mezöszabad
II – “Brâul” – from Egres
III – “Pe Loc” – from Egres
IV – “Buiciumeana” – from Bisztra
V – “Poarga Româneasca” – from Belényes
VI – “Maruntel” – from Belényes
VII – “Maruntel” – from Nyágra
Regência: João Paulo Sefrin
Patrocínio
Stihl Ferramentas Motorizadas
Meta
Apoio
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Leopoldo
Silvio R Moraes Advogados Associados
Produção Cultural
Ailton Abreu
Coordenação Geral
Lúcia Passos
Serviço
O que: Projeto MusiCâmara 2022 Online| Orquestra Lux Sonora e Camerata PRESTO
Quando: 27 de dezembro – 20H
Onde: Canal PRESTO no Youtube | Acesso Gratuito
MÚSICAMARA, DESDE 2008
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Ao longo das 13 temporadas de realização do projeto, foram realizados mais de 150 concertos em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Novo Hamburgo e Portão, com um público estimado em mais de 50 mil pessoas e mais de 10 mil alunos impactados com as visitas didáticas.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal.
A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.