Ministério do Turismo e Presto Produções e Promoções Artísticas apresentam Projeto MusiCâmara – 13ª Temporada
A edição do mês de agosto do MusiCâmara apresenta o recital do violonista Maurício Marques.
Neste recital, serão apresentadas peças que foram desenvolvidas entre 2020 e 2021, durante a pandemia e também gravações mais antigas.
São composições para violão de 6, 7 e 8 cordas.
Estão presentes algumas peças da Bach que foram adaptadas por Maurício Marques para a guitarra semiacústica, o que dá um efeito de duração maior entre os sons .
Entre as peças estão musicas autorais e arranjos de musicas de Adoniran Barbosa, Dilermando Reis, Gilberto Monteiro , Pixinguinha, entre outros.
O Projeto MusiCâmara, dá sequência à série de concertos transmitidos online na 13ª Temporada do Projeto, iniciada em 2020.
O concerto será transmitido no dia 15 de agosto, domingo, às 20h, no Canal PRESTO no YouTube.
Projeto MusiCâmara Online
Como forma de adaptação ao cenário pandêmico que impediu a realização dos concertos presenciais dessa temporada, o Projeto MusiCâmara 2020, apresenta um formato alternativo, que dará acesso ao público habituado aos concertos mensais do Projeto, que poderá assistir à série de concertos de suas casas.
Serão ainda realizados pelo menos outros 4 concertos neste formato em 2021, mantendo os padrões de segurança propostos, primando pela segurança dos músicos, equipes técnicas e o público.
Maurício Marques
Mestre em Composição pela UFRGS e Bacharel em Violão na UFPEL, Especialista em Docência no Ensino Superior e na Educação Profissional (EST) é compositor, professor de musica, arranjador e instrumentista. É Professor/Coordenador na Faculdades EST/ESEP em São Leopoldo RS.
Participou do projeto Uma noite na Livrariia em parceria com a escritora Claudia Tajes 07 novembro de 2019- São Francisco de Paula- RS, Poa Jazz Festival em 2017, Uma noite no Museu (2015), Temporada Oficial da OSPA (2016), Vencedor de inúmeros festivais de música, já foi condecorado com o Troféu Milton de Lemos (1998), Troféu Vitória (1998), Prêmio Açorianos de Música (2004) pelo seu disco “Cordas ao Sul” e escolhido para participar do 7º Prêmio Visa de Música Instrumental Brasileira, (2004), Projeto Rumos Itaú Cultural (2005), Violões do Brasil (2005) ao lado de Paulo Belinati, Duo Assad, entre outros.
Já teve composições gravadas e defendidas e festivais por importantes cantores, e teve arranjos gravados pelo grupo MPB4.
Integra o Quarteto Maogani e atua no cenário da Música Regional do Rio grande do Sul ao lado de Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges, Celau Moreyra entre outros.
Em 2009 tem um livro com suas composições editado na França pela Editora Henry Lemoine (coleção Sergio Assad). No mesmo ano lança seu disco Milongaço, com sucesso de público e critica, com turnê em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, patrocinado pela Petrobras Cultural e premiado no Açorianos de Música.
Em 2010 e 2012, recebe o Troféu Teixeirinha, de melhor Produtor, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
Em 2005 e 2011 é selecionado para o Projeto Rumos Itaú Cultura. Em 2010 lança o show ”Tango” em Duo com Carlittos Magallanes, também neste ano tem uma apresentação como solista junto á Orquestra da Ulbra.
Em 2017 participa do RS GUITAR FESTIVAL em Porto Alegre, em 2018 participa do projeto MOVIMENTO VIOLÃO (SÃO PAULO).
Trabalha na produção de composições para Violão de Oito Cordas e apresenta-se em formato solo e em grupo, tendo por base a Música Brasileira.
Programa:
Adoniram Barbosa
Tiro ao Alvaro
Gerardo Matos Rodriguez
La Cumparsita – Tango
Dilermando Reis
Tempo de Criança
Giberto Monteiro
Pra Ti Guria
Maurício Marques
La Serena – Zamba
Pixinguinha
Carinhoso
Noel Rosa_Vadico
Conversa de Botequim
Anônimo
Romance de Amor
Maurício Marques
Esperança – (Jongo)
Maurício Marques
Shotis Trot (Xote)
Maurício Marques
Encarcerado Coração – Milonga
J.S.Bach -1685-1750
Ária na Corda Sol
J.S.Bach -1685-1750
Bourrée
Francisco Tárrega
Lágrima
Maurício Marques
Valsa Estilosa – (valsa)
Paulinho Nogueira
Bachianinha nº1
Ramon Sixto Rios
Mercedita
Serviço:
O quê: Projeto MusiCâmara
Quando: 15 de agosto, domingo, 20H
Onde: Canal PRESTO no YouTube
CLIQUE AQUI E ATIVE O LEMBRETE DO YOUTUBE
Acesso Gratuito
Patrocínio
Stihl
Apoio
Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo
Secretaria Municipal da Cultura de São Leopoldo
Silvio R. Moraes – Advogados Associados
Fundação Ernesto Frederico Scheffel
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB – São Leopoldo
Colégio Sinodal Portão
Grupo Sinos
Jornal VS
Instituto Federal Sul riograndense – Campus Sapucaia do Sul
MusiCâmara
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 91186763, pelo e-mail contato@prestosl.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.