O Ministério da Cidadania e a Presto Produções e Promoções Artísticas apresentam o Projeto MusiCâmara.
O Trio de Flauta, violão e violoncelo, formado pelos músicos Ayres Pothoff, Daniel Wolff e Rodrigo Alquati volta a se apresentar no Projeto MusiCâmara, trazendo o programa intitulado “De Bach a Beatles”, apresentando obras de Bach, Erik Satie, Hilary Tinn, Piazzolla, Beatles, dentre outras.
Os concertos ocorrem nos dias 12 de setembro, quinta-feira, às 20h, no Auditório do Colégio Sinodal Portão; no dia 13 de setembro, sexta-feira, às 20h na Igreja do Relógio, São Leopoldo, ambos com realização da Presto – Produções e Promoções Artísticas. Entrada Franca.
O TRIO
Ayres Potthoff (flauta), Daniel Wolff (violão) e Rodrigo Alquati (violoncelo) tocam juntos por mais de vinte anos.
Nestes tempo de convívio musical, apresentaram-se por diversas cidades brasileiras, e em países como Estados Unidos, Uruguai, Noruega e Peru. Além do premiado espetáculo “Beatles em Concerto”, o grupo também dedica-se a música brasileira tocando Villa-Lobos, Marco Pereira, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Thiago de Mello e Daniel Wolff.
Na atual temporada, o grupo explora um repertório que passeia entre a música barroca e a música contemporânea.
PROGRAMA
ERIK SATIE (1866-1925)
Gymnopedie 1
– Lento e doloroso
Arranjo para flauta, violão e violoncelo: Ayres Potthoff
HILARY TANN (1947- )
– Lleff para flauta e violoncelo
JOSÉ GUERRA VICENTE (1907-1985)
Cenas cariocas para violoncelo e violão
– Valsa Seresteira
Arranjo: Daniel Wolff
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
4 Prelúdios Corais
– Ach Gott und Herr – BWV 714
– Lob sei dem allmächtigen Gott – BWV 704
– Herr Jesu Christ, dich zu uns wend – BWV 726
– Jesus bleibet meine Freude – BWV 147
Arranjo para violão solo: Daniel Wolff
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Suíte francesa nº5 – BWV 816
– Allemande
– Courante
– Gavote
– Giga
Arranjo pata flauta e violão: Daniel Wolff
FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
Impromptu OP. 90 – nº4
– Allegretto
Arranjo para flauta e violão: Daniel Wolff
ASTOR PIAZZOLA (1921-1992)
Estudo tanguístico para flauta solo nº3
ASTOR PIAZZOLA (1921-1992)
Oblivion
– Milonga lenta
Arranjo para flauta, violão e violoncelo: Rodrigo Alquati/Daniel Wolff
LENNON/McCARTNEY
She’s leaving home/Day Tripper
Arranjo para flauta, violoncelo e violão: Daniel Wolff
OS MÚSICOS
AYRES POTTHOFF
Estudou com Zacarias Valiati, especializou-se com os flautistas Keith Underwood e Ransom Wilson, em Nova Iorque/Estados Unidos, e posteriormente recebeu o título de “Mestre em Flauta” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Celso Woltzenlogel. É um dos fundadores da Associação Brasileira de Flautistas, organizador dos Festivais Internacionais de Flautistas do Rio de Janeiro e Porto Alegre, e foi Diretor Executivo da Orquestra de Câmara Theatro Sao Pedro, grupo que fundou em 1985. Com frequência se apresenta em recitais e concertos em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Hungria, Noruega, República Tcheca, Peru, Equador, Portugal e Canadá. Atuou como solista com a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orquestra de Câmara Theatro Sao Pedro, Orquestra Sinfônica Nacional de Lima e a Orquestra de Flautas do Japão. Lançou o CD RECITAL com a pianista Maly Weisenblum e, em 2003,
recebeu o Kikito por Melhor Música no 31˚ Festival de Cinema de Gramado. Atualmente, é professor no Instituto Metodista de Porto Alegre, ministrando as disciplinas de História da Música e Prática de Conjunto.
DANIEL WOLFF
Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Profissional versátil, além da carreira como concertista, atua intensamente como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy.
Catedrático de violão da UFRGS, onde criou o curso de Mestrado em Violão, Wolff foi também professor visitante da Universidade de Arte de Berlim, Alemanha. Constantemente, é requisitado para ministrar cursos em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai e Argentina. Formado na Escuela Universitária de Música de Montevidéu, recebeu bolsas de estudo da CAPES e CNPq para cursar Mestrado e Doutorado na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque.
Vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão, sua carreira inclui apresentações na América do Sul, Estados Unidos e Europa, destacando-se um recital no Carnegie Hall de Nova Iorque. Por seus discos, concertos e composições recebeu os mais altos elogios da crítica internacional.
RODRIGO ALQUATI
Natural de Caxias do Sul, RS, Rodrigo Alquati graduou-se primeiramente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Após temporada de estudos em Boston, EUA, ingressou na classe do renomado cellista Martin Ostertag em Karlsruhe, Alemanha, onde permaneceu de 1997 a 2000.
Obteve dois Prêmios Açorianos de Música em 2002: melhor instrumentista erudito e melhor grupo erudito (obtido com o Musitrio). Em 1994 ganhou o 1° lugar no Concurso de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, ao integrar o Quinteto Scarlatti. Foi primeiro violoncelo das principais orquestras do Estado do Rio Grande do Sul, tendo atuado com grandes maestros como David Machado, Frederico Gerling Junior, Isaac Karabtchevsky, Giusepe Marotta, Mark Churchill, Andreas Weiss, Wemer Schrietter, e outros.
Atualmente é violoncelista da OSPA e spalla dos cellos na Orquestra da PUCRS. Além de solos com orquestras e recitais com piano, dedica-se também à música de câmara. Gravou um CD com as sonatas de Brahms para violoncelo e piano e outro “ao vivo” com obras de Schumann, Beethoven e Shostakovich. Como integrante do Musitrio, gravou o CD “Kinematic”. Recentemente lançou o CD “Cantilena”, com obras arranjadas para violoncelo e violão, com acompanhamento de Daniel Wolff. Também atua com grandes nomes da música popular nacional e riograndense, como Renato Borghetti, Nenhum de Nós, Vitor Ramil, Marcelo Delacroix, Nico Nicolaievsky, Nei Lisboa, Geraldo Flach, e muitos outros.
SERVIÇO
12/9 – Projeto MusiCâmara – Auditório do Colégio Sinodal Portão – 20h – Entrada franca
Rua Porto Alegre, 366 –– Bairro Boa Vista – Portão
13/9 – Projeto MusiCâmara –Igreja do Relógio – 20h – Entrada franca
Rua Osvaldo Aranha, 450 – Centro – São Leopoldo
Informações: Telefone (51) 91186763-whats e (51) 30377784
Saiba mais sobre o Projeto MusiCâmara
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade e contribuir na valorização da música erudita, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Além de proporcionar cultura à comunidade, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o propósito de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
O MusiCâmara, que é aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.
Para
mais informações, o contato pode ser feito com a PRESTO Produções e Promoções
Artísticas, pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967,
pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br,
pelo site www.prestosl.com.br
ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.