Presto Produções e Promoções Artísticas e Stihl, apresentam Projeto MusiCâmara 2022
A 14ª Temporada do Projeto MusiCâmara tem sequência com a realização da sexta edição do Festival MusiCâmara. De 11 a 15 de julho, o Projeto realiza 7 concertos, em 6 cidades da região: São Leopoldo, Porto Alegre, Esteio, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Dois Irmãos.
O Festival MusiCâmara, que já é uma tradição nas temporadas do Projeto, possibilitará que outras cidades da região recebam os concertos e que se beneficiem de apresentações de formações instrumentais variadas e de muita qualidade musical e artística.
Os concertos terão entrada franca para a toda a comunidade, bem como para que escolas e outras instituições levem seus alunos, a exemplo do que já acontece em São Leopoldo, através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desde o início do Projeto (2008) e em Sapucaia do Sul, onde esta parceria já é uma realidade de muitos anos, através do Instituto Federal Sul-rio-grandense, o IFSUL.
Festival MusiCâmara 11 A 15 de JULHO – Programação
11 – Grupo Barroco Vivo! – Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
12 – Grupo Barroco Vivo! – Igreja das Dores (Rua dos Andradas, 587 – Centro Histórico) Porto Alegre
13 – Quarteto de Cordas Zuca – Auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL – Câmpus Sapucaia do Sul (Rua Copacabana, 100 – Piratini) – Sapucaia do Sul
14 – Trio Los Pampas – Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya – Rua Pe. Felipe, 900 – Centro – Esteio
14 – Orquestra Lux Sonora – Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Inácio Cristiano Plangg, 66)- Novo Hamburgo
14 – Duo Folclórico Lírico Antiga Igreja Matriz (Av. São Miguel, 473 – Centro) Dois Irmãos
15 – Solitude Gris – Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
Os Grupos
Grupo Barroco Vivo!
O grupo Barroco Vivo! é formado por músicos apaixonados pela música dos séculos XVII e XVIII que se dedicam a estudar e difundir este repertório. Os membros do grupo possuem formação no Brasil e no exterior, são professores e atuam como cameristas e solistas junto a orquestras. Integram o Barroco Vivo! os músicos Cintia de los Santos (canto), Lucia Carpena (flauta doce), Silvana Scarinci (teorba), Diego Biasibetti (viola da gamba) e Fernando Rauber (espineta).
Através do estudo de elementos como ornamentação, improvisação, relação entre articulação e fraseado, texto e música, o grupo Barroco Vivo! convida o público para uma experiência musical colorida, vibrante e eloquente.
Quarteto de Cordas Zuca
Grupo formado em Fevereiro de 2021 com músicos de várias orquestras do estado do Rio Grande do Sul como Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Kempinksi Laje de Pedra, Orquestra Theatro São Pedro, entre outras. Foi criado com o intuito de ser um grupo experimental de arranjos originais de repertórios especiais, como temas Geek, trilhas sonoras de filmes de sucesso, repertórios de artistas consagrados, todos em nova roupagem para essa formação instrumental. Com o passar do tempo o grupo evoluiu e passou a apresentar repertórios de compositores eruditos do período Barroco, Clássico, Romântico e Moderno.
O quarteto participou de apresentações em eventos privados na Caza Wilfrido, Hotel Casa da Montanha, Hotel Kempinski Laje de Pedra e nas comemorações dos 180 anos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Tiveram participação como grupo convidado no disco “Integridade” do cantor e compositor Sergio Rojas que atualmente é um dos compositores mais renomados da música do Rio Grande do Sul.
Trio Los Pampas
O Trio Los Pampas surge da união dos músicos Douglas Araujo, Beto Chedid e Matheus Kleber – três músicos que, apesar das diferentes experiências e áreas de atuação, compartilham o gosto pela música instrumental brasileira, gaúcha e latinoamericana.
Com a formação de cordas dedilhadas, teclas e violoncelo, propõem um passeio por gêneros e ritmos folclóricos do pampa, ou ainda a reverência ao jazz brasileiro e ritmos tradicionais do nosso país.
Seja com releituras de música consagradas de outros compositores, seja apresentando composições autorais dos integrantes do trio, o Trio Los Pampas traz no seu som a referência estética contida no seu nome, que relembra os índios que habitavam o pampa, desde antes da chegada dos europeus.
Assim, valorizando e reinventando, colocam a nossa identidade, gaúcha,
americana e brasileira, como farol para a sua música.
Orquestra Lux Sonora
O Lux Sonora foi criado em 2016 com a proposta de resgatar o repertório de câmara dos séculos XVI a XVIII, utilizando a instrumentação moderna para a performance tendo a música acima de qualquer paradigma sem perder a estética além de pesquisas feitas até o presente momento. A orquestra já realizou concertos nos principais centros culturais do estado do Rio Grande do Sul onde destacamos as cidades de Porto Alegre, Dois Irmãos, São Leopoldo, Canoas, Nova Prata, Pelotas, Bento Gonçalves e nas cidades de Joinville (SC) e Minas Gerais na cidade do Carmo da Cachoeira. No ano de 2021 a orquestra ganhou o prêmio Açorianos de Música na categoria especial “Melhor live” com o espetáculo “Il Gioco dell’ Amore”.
O amor romântico e suas difíceis regras conduzem a trama poética desse espetáculo, com obras da música barroca vocal e instrumental que abordam a experiência humana desse sentimento arrebatador, desde o encantamento inicial dos enamorados até a decepção e a derradeira separação dos amantes. As dores e alegrias do amor nos levam a buscar a compreensão do enigmático jogo que se esconde atrás das diferentes fases do romance. A estética do Neobarroco no visual do recital: O termo neobarroco compreende criações artísticas presentes na literatura, música e arquitetura, que contenham importantes características da arte barroca. Neste concerto são apresentadas as diferentes formas do amor e todas as faces contrastantes deste sentimento tão especial. Serão apresentadas obras de compositores como Monteverdi, Caccini, Dowland, Uccellini, Rameau e Boismortier.
A Orquestra traz em seus concertos obras do período barroco, período que inicia
em meados do século XVI até meados do século XVIII marcado pela crise dos valores renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre o espírito e a razão o que reflete diretamente na música onde podemos destacar o seu apogeu tanto em profundidade estética quanto na elevação da técnica do contraponto com Johann Sebastian Bach. O trabalho tem a direção artística de Rafael Marques e sendo composto pelos seguintes instrumentistas: Bruno Santos (Flauta Doce), Danielle Chaves (Flauta Doce), Elizander Dutra (Fagote), Priscila de Souza (Viola), Rafael Marques (Flauta Transversa), Luis Guerin (violino), Lais Roman (violino), Cuca Medina (canto), Deizi Nascimento (canto) e Leandro Cardoso (Órgão) e Jean Lopes (Violão)
Duo Folclórico Lírico
Com sua primeira apresentação em março de 2015, o duo Folclore Lírico, formado pela cantora lírica Andiara Mumbach e pelo violonista clássico Marcel Estivalet, já ocupou diversos palcos com sua proposta de música de concerto a partir de material folclórico.
O projeto já viajou à Passo Fundo, São Francisco de Paula e ocupou os principais espaços camerísticos de Porto Alegre, como Musical Évora, Projeto Desconcerto, Ecarta Musical, Festival Música nas Igrejas e abertura na programação do Fronteiras do Pensamento no Salão de Atos da UFRGS, entre outros. No programa foram apresentadas obras da renascença inglesa, romantismo francês, nacionalismo espanhol, modernismo inglês e brasileiro.
Fernando Ávila Trio – Solitude Gris
Solitude Gris é o novo projeto do acordeonista e compositor Fernando Ávila. Depois de ter lançado em 2017 o seu primeiro álbum intitulado A Lua de Santiago, que entrelaça música instrumental e poesia, Fernando mais uma vez apresenta repertório autoral que transita sobre gêneros platinos e brasileiros, fazendo uma abordagem do acordeon na música de câmara, ao lado de quinteto de cordas.
Este novo repertório traz consigo composições que marcam o momento atual do compositor, músico e pessoa, amalgamando aspectos da vida cotidiana do artista e suas vicissitudes. Solitude Gris é uma composição que reflete o estado de espírito do compositor durante seu último ano de moradia na cidade de Santa Maria, suas alegrias e tristezas, seus dias cinzas e demais matizes, ao passo que a música fez nascer a poesia homônima. Este disco abarca a alma do músico no período de junho de 2019 e junho de 2020, num espaço de grandes transformações e acontecimentos na vida pessoal que, sem dúvidas, acarretaram na vida artística.
Patrocínio
Stihl Ferramentas Motorizadas
Meta
Apoio
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Leopoldo
Silvio R Moraes Advogados Associados
IFSUL – Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Sapucaia do Sul
Basílica Nossa Senhora das Dores
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Esteio
Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo
Administração Municipal de Dois Irmãos – Departamento de Cultura
Espaço Cultural da Antiga Matriz
Produção Cultural
Ailton Abreu
Coordenação Geral
Lúcia Passos
Serviço
O que: Projeto MusiCâmara 2022 | Festival MusiCâmara
Quando: 11 a 15 de julho
Onde:
11 – Grupo Barroco Vivo! – Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
12 – Grupo Barroco Vivo! – Igreja das Dores (Rua dos Andradas, 587 – Centro Histórico) Porto Alegre
13 – Quarteto de Cordas Zuca – Auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL – Câmpus Sapucaia do Sul (Rua Copacabana, 100 – Piratini) – Sapucaia do Sul
14 – Trio Los Pampas – Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya – Rua Pe. Felipe, 900 – Centro – Esteio
14 – Orquestra Lux Sonora – Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Inácio Cristiano Plangg, 66)- Novo Hamburgo
14 – Duo Folclórico Lírico Espaço Cultural Antiga Matriz (Av. São Miguel, 473 – Centro) Dois Irmãos
15 – Solitude Gris – Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
Entrada Franca
PROJETO MUSICÂMARA 2022
O MusiCâmara 2022 está programado para ocorrer de junho a dezembro, sendo realizados 13 concertos presenciais e 2 transmissões pelo Youtube da Presto.
O Festival MusiCâmara, em sua sexta edição, já se tornou uma tradição dentro da programação do projeto. O Festival ocorre no mês de julho, contando com uma configuração diferente, onde ao longo da semana, do dia 11 a 15, ocorrerão concertos em 6 cidades da região: Porto Alegre, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Dois Irmãos.
O Projeto manterá a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, disponibilizando músicos para visitar escolas da rede, falando sobre os concertos, formações instrumentais envolvidas, período da história da música e outros aspectos relacionados. Posteriormente, no dia dos concertos, os alunos serão levados para assistir, tendo uma vivência teórica e prática. Com isto o projeto visa manter uma de suas principais propostas, que é a formação qualificada de público.
PROGRAMAÇÃO Projeto MusiCâmara 2022
JUNHO – 17
Camerata Presto
Regência: João Paulo Sefrin
JULHO
Festival MusiCâmara 11 A 15
11 – São Leopoldo – Igreja do Relógio – Grupo Barroco Vivo
12 – Porto Alegre – Igreja das Dores – Grupo Barroco Vivo
13 – Sapucaia do Sul – Quarteto de Cordas Zuca
14 – Esteio – Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya – Trio Los Pampas (acordeon, violoncelo e violão)
14 – Novo Hamburgo – Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno – Grupo Lux Sonora (grupo instrumental e vocal)
14 – Dois Irmãos – Antiga Igreja Matriz – Duo Folclórico Lírico (voz e violão)
15 – São Leopoldo – Igreja do Relógio – Solitude Gris (Trio Instrumental, Acordeon, violão e violino)
AGOSTO – 19 – São Leopoldo – Igreja do Relógio – Duo Folclórico Lírico (voz e violão)
SETEMBRO – 16 – São Leopoldo – Igreja do Relógio – Trio Los Pampas (acordeon, violoncelo e violão)
OUTUBRO – 21 – São Leopoldo – Igreja do Relógio – Grupo Lux Sonora (grupo instrumental e vocal)
NOVEMBRO – 18 – São Leopoldo – Igreja do Relógio – Quarteto de Cordas Zuca
DEZEMBRO – 9 – São Leopoldo – Igreja do Relógio – Concerto de Natal
MÚSICAMARA, DESDE 2008
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Ao longo das 13 temporadas de realização do projeto, foram realizados mais de 150 concertos em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Novo Hamburgo e Portão, com um público estimado em mais de 50 mil pessoas e mais de 10 mil alunos impactados com as visitas didáticas.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.