A PRESTO Produções, traz a São Leopoldo o músico e compositor, Cris Romagna, para uma Oficina de Composição, com ênfase na música popular. O objetivo é criar do zero, durante a oficina, uma composição (letra e melodia) inédita.
A oficina, que conta com o apoio do Grupo Eco do Pampa, ocorrerá no dia 10 de outubro, terça-feira, no Espaço SICREDI Feitoria (Avenida Feitoria, nº 5.070, São Leopoldo), das 18h às 22h.
O ministrante da oficina, Cris Romagna, é um artista brasileiro, cantor e compositor. Com mais de 25 anos de experiência musical, firma carreira solo em 2015 apresentando seu primeiro álbum “ISO” (em inglês), com influências de John Mayer e Norah Jones, seguido por “Sombra do Vento” (2018), misturando folk com orquestra de cordas. A partir da voz, das composições e músicas, desenvolve uma estética única que convida ao abraço
Para Cris, a Oficina de Composição Popular é uma proposta que nasceu com intuito de abrir possibilidades de cada participante trilhar uma estrada inovadora no processo de composição musical
A PRESTO vê nesta iniciativa uma oportunidade para os músicos da região se capacitarem e vislumbrarem outras possibilidades de atuação profissional.
Inscrições – Oficina de Composição
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de setembro, com investimento de R$ 30,00, através do link: https://prestosl.com.br/oficina-de-composicao
Lucia Passos, professora de canto e técnica vocal, fala sobre a importância da oficina.
“Um dos objetivos da Presto é a qualificação dos músicos que atuam em São Leopoldo e região. Trazer um músico/compositor do nível de Cris Romagna, é dar oportunidade a todos os músicos ,que também são compositores ou gostariam de compor, de enriquecer e qualificar seu trabalho musical. A Oficina de Composição vem motivar os músicos, dando uma nova visão da composição popular, com o excelente e experiente músico Cris Romagna”.
Gilmar Goulart Pinto, produtor cultural, músico, diretor do grupo Eco do Pampa. Gilmar é presidente do Fórum da Música de São Leopoldo e há mais de 30 anos atuante na comunicação e cultura, fala sobre a Oficina de Composição”
“Desde 2005 junto do Fórum da Música de São Leopoldo, sempre propondo a formação e qualificação do setor. Enxergo no projeto da oficina de composição um importante passo neste sentido. Outro destaque é por ser descentralizado e em parceria com a Assemplife. ( Associação dos Empresários da Feitoria)”.
Cris Romagna, fala sobre a proposta da Oficina de Composição
“A Oficina de Composição Popular é uma proposta que nasce com intuito de abrir possibilidades de cada participante trilhar uma estrada inovadora no processo de composição musical.”
A oficina é regida pela lógica de valorizar o ímpeto criativo como ponto central dessa jornada. Aprender a apostar numa ideia, nos gatilhos que a disparam, é fio condutor desse trabalho colaborativo que eu aprendi ao longo de 2 anos criando e apresentando, ao vivo, uma canção por mês baseada no tema global do CreativeMornings.
Estou ansioso para descobrir com vocês o que está por vir”.
Cris Romagna
Cris Romagna, é um artista brasileiro, cantor e compositor. Com mais de 25 anos de experiência musical, firma carreira solo em 2015 apresentando seu primeiro álbum “ISO” (em inglês), com influências de John Mayer e Norah Jones, seguido por “Sombra do Vento” (2018), misturando folk com orquestra de cordas. Em 2022, “Tempo” finca o pé na sonoridade da Nova MPB misturada com Rock Leve.
A partir da voz, das composições e músicas, desenvolve uma estética única
que convida ao abraço.
A composição acompanha o cotidiano do artista, participando de camps de composição e usando a ferramenta atuando em empresas e instituições com intuito de auxiliar na formação e desenvolvimento de equipes.
Durante 6 anos ininterruptos, participou CreativeMornings edição São Paulo. O projeto propunha compor, todo o mês, uma canção, a partir de um tema escolhido pela organização global. Foram mais de 50 músicas criadas, e boa parte do repertório escolhido para ser gravado pelo artista, foram fruto destas composições, como é o caso do “EP Cadê Você” lançado em 2021.
Ainda como ferramenta de escrita, frequentou a oficina de contos do professor Alcy Cheuiche. A oficina permitiu ao artista desenvolver a técnica na escolha do tema, frases de impacto, leitura dinâmica, sonoridade, entre outras habilidades. O produto final da oficina, foi o livro chamado Contos Contemporâneos, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre.
Sound Branding e a criação de uma Ferramenta Própria
Traduzir uma marca em som, que pode ser música, uma logo sonora ou qualquer peça que envolva música. O Sound Branding é uma ferramenta utilizada pelo marketing sensorial para criar identidade e proximidade com o público. Um ótimo exemplo é o “Tudum” da Netflix ou vinheta do “Jornal Nacional”.
Com a experiência adquirida na composição, o cantor recebeu convites para realizar trabalhos em empresas. Dessa forma, desenvolveu uma ferramenta própria, em formato de oficinas, que pudessem abranger todas as áreas das empresas na criação do sound branding.
Alguns dos trabalhos de Cris Romagna com Sound Branding
- Monjuá
- Rabobank
- Natura
- IFSC Garopaba
- USP – LASSU (laboratório de
- sustentabilidade)
- FT18 – Festival da Transformação 2018
- Weekend Life – Antonio Meneghetti Faculdade
A jornada…
1) Introdução: critérios de composição
2) Matando a vaidade e o autojulgamento
● As coisas são como são, quem manda é o coração
● Começar é mais importante que pensar
● Insistir numa ideia
● Autojulgamento mata a criatividade
● Exercitar o músculo da composição
3) O Grupo
● A composição é um acontecimento e cada peça é fundamental
● A contribuição de cada participante pode se dar de diversas formas: presença,
palavra, gesto, olhar. Presença é a principal
4) Soltando a criatividade
● Criatividade vem do latim Creare – inventar coisas novas
● O essencial é invisível aos olhos. O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry
5) Mão na massa:
● 1 passo: motivo ou tema: sobre o que quero falar?
● 2 passo: estilo: como o tema vai ser representado?
● 3 passo: a letra
● 4 passo: a melodia
6) Aparando as arestas
7) Soltando a voz
8) Gravação da guia
9) Breve explicação sobre Registro e documentação da canção
Serviço
O que: Oficina de Composição – Música Popular
Quando: 10 de outubro, das 18h às 22h
Onde: Espaço SICREDIFeitoria (Avenida Feitoria, nº 5.070, São Leopoldo)
Inscrições: A partir de 28 de setembro, através do link: https://prestosl.com.br/oficina-de-composicao
Vagas Limitadas
Realização
Presto Produções e Promoções Artística
Apoio
Grupo Eco do Pampa
SICREDI
Outras Informações
51 3037-7784
51 9 9118-6763 (whatsapp)
Email: prestocontato1@gmail.com