Presto Produções e Promoções Artísticas e Stihl, apresentam Projeto MusiCâmara 2022
A edição de novembro do Projeto MusiCâmara apresenta o Quarteto de Cordas Zuca, nesta sexta-feira, 18 de novembro, às 20h, na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450 – centro – São Leopoldo). Entrada Franca.
A atração da noite será o Quarteto de Cordas Zuca, com clássica instrumentação formada por 2 violinos, viola e violoncelo.
O grupo participou em julho de 2022 do Festival Eurochestries, na França, com sede na cidade Pons, se apresentando em diversas cidades daquela região.
Os jovens músicos são de Porto Alegre e atuam em alguns dos principais grupos instrumentais profissionais do estado, como Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Jovem do Rio Grande Sul, dentre outros.
No programa, obras de Villa-Lobos, Dvorak, Carlos Gomes, dentre outros.
Quarteto de Cordas Zuca
Grupo formado em Fevereiro de 2021 com músicos de várias orquestras do estado do Rio Grande do Sul como Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Kempinksi Laje de Pedra, Orquestra Theatro São Pedro, entre outras.
Foi criado com o intuito de ser um grupo experimental de arranjos originais de repertórios especiais, como temas Geek, trilhas sonoras de filmes de sucesso, repertórios de artistas consagrados, todos em nova roupagem para essa formação instrumental.
Com o passar do tempo o grupo evoluiu e passou a apresentar repertórios de compositores eruditos do período Barroco, Clássico, Romântico e Moderno.
O quarteto participou de apresentações em eventos privados na Caza Wilfrido, Hotel Casa da Montanha, Hotel Kempinski Laje de Pedra e nas comemorações dos 180 anos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
Tiveram participação como grupo convidado no disco “Integridade” do cantor e compositor Sergio Rojas que atualmente é um dos compositores mais renomados da música do Rio Grande do Sul.
Músicos do Quarteto Zuca
Alexsander Silveira | Violino 1
Iniciou os estudos de violino em 2009 com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) com o Professor João Campos Neto; participou da Banda Marcial Ildo Meneghetti (2001-2010) ganhando o prêmio AGB 10 anos (Associação Gaúcha de Bandas), como Destaque de Bandas de Instrumento de Percussão Popular e Sinfônica – Infantil (2006).
Integra a Orquestra Sinfônica de Gramado desde 2012, no qual permanece; atua como professor na Orquestra Jovem do RS e no Projeto Educando com Arte ( EARTE).
Daniela Luz | Violino2
Iniciou seus estudos de música no Projeto Orquestra Villa-Lobos. Em 2006 iniciou seus estudos de violino.
Como integrante da Orquestra Villa-Lobos, fez diversos concertos pelo Brasil, Argentina e Uruguai.
Estudou Conservatório Pablo Komlós. Atualmente, Daniela é professora de Violino no Projeto Orquestra Villa-Lobos, na Associação Beneficente Santa Zita de Luca e no Projeto Orquestra Jovem Theatro São Pedro/Vida com Arte.
Em 2018 iniciou seus estudos no curso de música, bacharelado em Violino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação do professor Camilo da Rosa Simões. Atua como violinista na Orquestra
Sinfônica Jovem da Ospa, Camerata Ospa Jovem, Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS e na Camerata L’estro Armonico.
Vinícius Reis | Viola
Iniciou seus estudos de viola em junho de 2009 com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS). Em 2012 começou na Extensão da UFRGS de Música. Em 2015 Ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Hoje é professor do projeto Orquestra Jovem do RS, onde começou os estudos, e também é professor no projeto Educando com arte que é realizado pela escola EARTE, na Aldeia da Fraternidade.
Realiza um trabalho de músico instrumentista na
Orquestra Sinfônica de Gramado e Camerata PRESTO, também faz participações em diversas orquestras e grupos de câmara pelo estado, como Orquestra do Theatro São Pedro e Orquestra do Laje de Pedra.
Isadora Gehres – Violoncelo
Iniciou os estudos de violoncelo em 2009 com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) com o Professor Rodrigo Alqualti; Formada pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) como Técnico em Instrumento Musical em 2017.
Atualmente é Graduanda em Bacharelado/Violoncelo (UFRGS);
Professora na Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e atua como violoncelista na Orquestra Sinfônica de Gramado (2016), Orquestra Laje de Pedra, Orquestra do
Instituto de Artes da UFRGS e Camerata L’estro Armonico.
PROGRAMA
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
String Quartet No.1
Melancolia
Saltando como um Saci
Antonín Dvorák (1841-1904)
String Quartet No.12, Op.96 “American’’
Allegro ma non troppo
Carlos Gomes (1836-1896)
Sonata para cordas
IV. Vivace “O Burrico de Pau”
Tom Jobim (1927-1994) e Vinícius de Moraes (1913-1980)
Chega de Saudade
Arranjo: Davi Coelho
Tom Jobim (1927-1994) e Vinícius de Moraes (1913-1980)
Garota de Ipanema
Arranjo: Davi Coelho
João de Barro (1907-2006) e Pixinguinha (1897-1973)
Carinhoso – João de Barro
Arranjo: Davi Coelho
Tom Jobim (1927-1994) e Vinícius de Moraes (1913-1980)
Wave
Arranjo: Davi Coelho
Ary Barroso (1903-1964)
Aquarela do Brasil
Arr. Davi Coelho
Waldyr Azevedo (1923-1980)
Brasileirinho
Arr. Davi Coelho
Patrocínio
Stihl Ferramentas Motorizadas
Meta
Apoio
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Leopoldo
Silvio R Moraes Advogados Associados
Produção Cultural
Ailton Abreu
Coordenação Geral
Lúcia Passos
Serviço
O que: Projeto MusiCâmara 2022 | Quarteto de Cordas Zuca
Quando: 18 de novembro – 20H
Onde: Igreja do Relógio – Rua Osvaldo Aranha, 450 – centro – São Leopoldo/RS
- Entrada Franca –
MÚSICAMARA, DESDE 2008
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Ao longo das 13 temporadas de realização do projeto, foram realizados mais de 150 concertos em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Novo Hamburgo e Portão, com um público estimado em mais de 50 mil pessoas e mais de 10 mil alunos impactados com as visitas didáticas.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.