Ministério da Cultura e Presto Produções e Promoções Artísticas, apresentam Projeto MusiCâmara 2023
A 15ª Temporada do Projeto MusiCâmara inicia com o Madrigal e a Camerata PRESTO, em um concerto que conta ainda com a estréia mundial da obra Ave Maria, de João Paulo Sefrin. O concerto será realizado no dia 27 de abril, quinta-feira, às 20h, na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450) em São Leopoldo. Entrada Franca.
As atrações da noite serão o Madrigal e Camerata PRESTO, que juntos interpretam Ave Maria, obra inédita de João Paulo Sefrin, para coral e orquestra.
O concerto contará com os solistas Rael Gobatto, violino, e Júlio César Wagner , oboé, que interpretarão o Concerto para Oboé e Violino em Dó menor, de Johann Sebastian Bach. A orquestra interpreta ainda a música O Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos.
MusiCâmara 15 anos
Ao longo de 15 anos, a PRESTO realiza o Projeto MusiCâmara, tendo realizado mais de 170 concertos, com público estimado em mais de 65 mil pessoas nas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas. Através de uma parceria permanente com a SMED – Secretaria Municipal de Educação, músicos estiveram em sala de aula, falando diretamente aos alunos sobre os diversos aspectos que compõem a realização de um concerto, impactando mais de 10 mil alunos.
“A Presto vive de muitos sonhos e realizações!
Nos 15 anos do Musicâmara conseguimos tornar possível aos músicos e ao público ,que sempre nos prestigia, a oportunidade de fazer música e ouvir música do mais alto nível.
É um presente que a Presto oferece à comunidade de São Leopoldo e região, trazendo músicos brasileiros e internacionais para os mais de 170 concertos nesses 15 anos .
Tudo isso só é possível pelo apoio recebido dos patrocinadores e apoiadores, através da Lei Rouanet, realizando nossos sonhos. Nosso agradecimento a todos”.
Lucia Passos
“A realização de um Projeto Cultural que ocorre há 15 anos, mostra o quanto acreditamos no poder transformador da música e da cultura na vida da sociedade. Estou particularmente orgulhoso do trabalho que temos feito. Agradeço imensamente a receptividade da comunidade, dos amigos, parceiros e patrocinadores, que acreditam e seguem conosco ao longo destes anos. Gratidão!“
Ailton Abreu – Produtor Cultural
Estreia Mundial
Ave Maria – J. P. Sefrin
Esta peça foi escrita entre junho e dezembro de 2020, durante a pandemia, para trio de madeiras (flauta, oboé e clarinete), orquestra de cordas e coro.
O texto foi dividido em cinco movimentos breves: I – Ave, Maria, gratia plena; II – Dominus Tecum; III – Benedicta; IV – Et benedictus; V – Sancta Maria, mater Dei.
Como característica formal, não há desenvolvimento temático. Em cada movimento, o tema principal é apresentado e rapidamente levado ao seu clímax, seguido de sua conclusão. O segundo movimento, Dominus Tecum, é destinado às vozes femininas e o terceiro, Benedicta, às vozes masculinas. O IV movimento, Et benedictus, é a cappella.
I – Ave, Maria, gratia plena – o primeiro movimento é um vocativo, uma saudação à Maria, que é cheia da graça divina. Esta saudação é expressa pelo motivo inicial, cantado pelo coro. A orquestra faz a preparação para o coro através de motivos rítmicos, apoiados numa harmonia de quartas sobrepostas que, aos poucos se transforma, aumentando sua densidade.
II – Dominus Tecum – o segundo movimento, cantado pelas vozes femininas, exalta a presença de Deus, como forma constitutiva de Maria: o Senhor é contigo, diz o texto. A delicadeza do início deste movimento se transforma num exuberante louvor, para terminar em uma espécie de serena contemplação.
III – Benedicta – as vozes masculinas afirmam a qualidade única daquela que é a bendita entre todas as mulheres. Após uma breve introdução de caráter etéreo, segue uma melodia mais intensa para afirmar a singularidade de Maria.
IV – Et benedictus – para anunciar o sagrado fruto do ventre de Maria, a escolha foi o que há de mais sagrado em nós: a voz. Após breve introdução com densos acordes, uma melodia cíclica, apresentada de várias maneiras (só pelas mulheres; só pelos homens e, por fim, por todo o coro) serve de preparação para a exaltação do nome Jesus!
V – Sancta Maria, Mater Dei – musicalmente, este movimento representa uma espécie de resumo de toda a peça. Este é o momento crucial do texto, quando, depois de saudar e exaltar a mãe de Deus, pedimos a ela que interceda por nós junto ao Pai, hoje e sempre, até a hora extrema da nossa morte. Há cinco instâncias internas, que só constam na partitura, mas que ajudam na descrição musical a que se propõe a peça: o etéreo, falando sobre os mistérios da fé; o amor de Bia que faz menção à condição humana da mãe de Deus; a epifania retrata a exultação da manifestação divina ao Homem; a súplica, que é nosso pedido pela interseção de Maria; que assim seja, o amém final.
Madrigal PRESTO
O Madrigal PRESTO, criado em 2008, é formado por 30 cantores e tem regência de João Paulo Sefrin e técnica vocal de Lúcia Passos. Seu principal objetivo é difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-musical na interpretação de obras de destacado valor no repertório coral, escritas para essa formação, além de interpretar obras de compositores brasileiros em primeira audição e arranjos de música popular brasileira.
Tem se apresentado em eventos culturais, festivais de coros no Rio Grande do Sul e em outros estados. Em 2012, apresentou a Missa Brevis de Joseph Haydn com a Orquestra de Câmara FUNDARTE. Nos anos de 2013 e 2014, participou da Metaphisica Simphonia Coral com a Orquestra do Recanto Maestro.
Em 2015, participou da turnê Mestres da Música Clássica, que percorreu 08 cidades do estado, interpretando a Petite Messe Solennelle de Rossini, obra para coral, piano, órgão e quarteto vocal solista. Realizou o Credo de Vivaldi na abertura das comemorações de 10 anos do projeto Musicâmara. E, no ano de 2017, apresentou a obra Messias, de Händel, ao lado da orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.
Para comemorar seus 10 anos de existência, inúmeras atividades foram realizadas, dentre elas, uma turnê envolvendo apresentações e concertos em várias cidades do estado de Minas Gerais. Para isso, o grupo, formado por voluntários, precisará do apoio e das contribuições de pessoas que reconhecem o valor e a importância desse trabalho artístico, uma vez que o Madrigal Presto não conta com patrocínios públicos ou privados.
Em 2021 o Madrigal Presto participou da Paixão de Dante no Teatro São Pedro em Porto Alegre. Já em 2022, no Recanto Maestro apresentou a Metaphisica Sinfonia Coral, ambas compostas por Vagner Cunha.
Em 2023 o Madrigal PRESTO celebra 15 anos de atividade.
Camerata PRESTO
“A CAMERATA PRESTO reúne 11 músicos instrumentistas, numa formação tradicional de orquestra de cordas. É fruto do empreendedorismo da Presto, que vê na realização artística um meio para promover a Arte e a Cultura, oferecendo ao público eventos de significativo valor cultural e social, sempre com acesso gratuito.
Assim como o Madrigal Presto e o grupo Arte Gaúcha, a CAMERATA PRESTO busca desenvolver repertório de relevância técnica e estética no cenário da música universal, enfatizando e valorizando a produção musical brasileira e gaúcha.
Além do contínuo cuidado com a qualidade de seu trabalho, a CAMERATA PRESTO tem por base a valorização do artista e incentivo a seu crescimento pessoal, através de uma ótica humanitária, a estreita relação com a comunidade, o respeito à questão social. Dessa forma contribui com a vital tarefa de formação e renovação de público, valorizando, incentivando, fomentando, aproximando Música e sociedade”.
João Paulo Sefrin
PROGRAMA
Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Trenzinho Caipira
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Concerto para Oboé e Violino em Dó menor, BWV 1060r
Allegro
Adágio
Allegro
Solistas
Rael Gobatto, violino
Júlio Cesar Wagner, oboé
João Paulo Sefrin
Ave Maria
I – Ave, Maria, Gratia PlenaAllegro
II – Dominus Tecum
III – Benedicta
IV – Et benedictus
V – Sancta Maria, Mater Dei
Regência: João Paulo Sefrin
Preparação Vocal: Lúcia Passos
Músicos Camerata PRESTO
Violinos 1
Rael Gobatto, spalla
Gabriel Ludwig
David Garcia
Violino 2
Gustavo dos Reis
Eduardo Lautert
Felipe Abel
Violas
Vinícius Reis
Cassiano Rocha
Violoncelos
Luyra Dutra
Mariana Alves
Contrabaixo
Felipe Muller
Músicos convidados
Vinícius Prates, flauta
Júlio César Wagner, oboé
Elimar Blazina, clarinete
Apoio
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Leopoldo
Silvio R Moraes Advogados Associados
Produção Cultural
Ailton Abreu
Coordenação Geral
Lúcia Passos
Serviço
O que: Concerto de abertura da 15ª Temporada do Projeto MusiCâmara
Quando: 27 de abril – 20H
Onde: Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
- Entrada Franca