Vagner Cunha e José Clemente Pozenato homenageiam Dante Alighieri com estreia de composição e lançamento de tradução inédita
Em 14 de setembro, dia que marca oficialmente os 700 anos da morte do poeta italiano, o Theatro São Pedro recebe a estreia mundial do espetáculo A Paixão de Dante, composto por Vagner Cunha para coro, solistas e orquestra.
Na mesma data e local, haverá o lançamento, com sessão de autógrafos, de uma edição comemorativa do livro A Divina Comédia: Inferno, com tradução de José Clemente Pozenato
A soprano Paola Bess interpreta Beatriz e o tenor Flávio Leite dá vida a Dante no concerto
Crédito da foto: Gilberto Perin
Em homenagem aos 700 anos da morte do poeta italiano Dante Alighieri, que serão completados na próxima terça-feira, dia 14 de setembro, a Bell’Anima Produções preparou dois projetos especiais que poderão ser conhecidos pelo público nessa data: o espetáculo
A Paixão de Dante, composição de Vagner Cunha para coro, solistas e orquestra; e uma edição comemorativa do livro A Divina Comédia: Inferno, com tradução inédita de José Clemente Pozenato.
A estreia mundial da composição poderá ser acompanhada no dia 14 de setembro, de qualquer lugar do globo, em transmissão ao vivo, pelo site www.apaixaodedante.com.
A apresentação ainda acontecerá presencialmente nos dias 14, 17 e 18 de setembro, sempre às 20h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, que opera com capacidade reduzida, seguindo rígidos protocolos sanitários.
O espetáculo, cantado em italiano, poderá ser acompanhado em ambos os formatos com legendas simultâneas em português.
Os ingressos para as récitas estão à venda na plataforma Sympla, com valor único de R$ 33 para quem optar por assistir online e preços de R$ 40 a R$ 160 no presencial.
O livro também terá lançamento no sétimo centenário de morte do poeta italiano, com vendas de exemplares, leituras e sessão de autógrafos com Pozenato no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, dia 14 de setembro, das 18h30 às 19h45.
A obra, com preço de R$ 33, estará disponível ainda no site www.fundacaoam.org.br e no site da editora universitária da Antonio Meneghetti Faculdade (https://www.ontopsicologia.com.br/), assim como em livrarias de Porto Alegre.
A composição de Vagner Cunha
Com duração aproximada de 150 minutos e dois intervalos, a composição é inspirada em Inferno, a primeira parte do poema A Divina Comédia do artista florentino.
Assinada por Vagner Cunha, a obra para coro, solistas e orquestra tem regência do maestro Antonio Borges-Cunha. Juntos, eles selecionaram os mais de 70 integrantes que participam do espetáculo.
São 25 músicos das principais orquestras do país e cinco instrumentistas que, por mérito, receberam a oportunidade de representar a Orquestra Jovem Recanto Maestro, iniciativa de caráter social e pedagógico da Fundação Antonio Meneghetti e da Associação OntoArte, que leva o ensino de música a crianças e jovens da quarta colônia de imigração italiana.
Os solistas são o tenor Flávio Leite, que interpreta Dante; a soprano Paola Bess, que dá vida à personagem Beatriz; o barítono Carlos Rodriguez, que desempenha o papel de Virgílio; além das sopranos convidadas Carine Fick e Carla Knijnik, que interpretam as ninfas, e Elisa Lopes, que representa Francesca.
Há ainda mais de 40 cantores do Coral Madrigal Presto, com preparação vocal de Lúcia Passos e do regente João Paulo Sefrin.
Organizado de maneira intuitiva por Vagner Cunha, a composição tem três divisões. A primeira apresenta o início da jornada de Dante na selva escura, passando pelas portas do Inferno e vislumbrando a bela jovem Beatriz, musa de Dante, além de introduzir os demais protagonistas da parte inicial de A Divina Comédia.
No segundo segmento, são percorridos oito círculos do Inferno; e, por fim, na terceira etapa do espetáculo, o nono e último círculo.
A ideia de homenagear o poeta era um desejo antigo da Bell’Anima Produções que se concretizou durante a pandemia.
“A intenção sempre foi usar Dante e sua obra como ponto de partida para recuperar ideais humanistas, valorizando a arte e a tolerância.
Queremos tocar as pessoas, estimular a empatia pela arte, por uma sala de concerto, pela cultura, não só a brasileira”, explica Vagner.
Para compor a obra, o artista musicou os versos originais em italiano: “O texto de Dante é perfeito, a música já está ali, na sonoridade das palavras”, completa.
Os textos originais utilizados no espetáculo foram selecionados por José Clemente Pozenato a partir da obra original de Dante Alighieri.
Durante as apresentações, tanto no formato online como presencial, o público poderá acompanhar as legendas em português com a tradução inédita feita pelo autor gaúcho.
A tradução de José Clemente Pozenato
Encomendada por Claudio Carrara, diretor-geral da Bell’Anima, a edição comemorativa de A Divina Comédia: Inferno, com tradução inédita de José Clemente Pozenato, cumpre o desafio de adotar uma linguagem que aproxima o público brasileiro da indispensável grande obra.
Com vocabulário direto e acessível, Pozenato criou um texto para ser compreendido e apreciado na atualidade. “Toda tradução tem um pouco de “traição”: tradutore traditore.
As traduções existentes buscam um tom rebuscado, que nunca foi a intenção de Dante. Nele a linguagem é direta e acessível.
É o que se buscou nesta nova tradução: um texto para os dias de hoje, para ser lido e sentido, não apenas interrogado”, afirma Pozenato.
A publicação bilíngue (italiano e português), com 236 páginas, está sendo lançada pela editora da Fundação Antonio Meneghetti, sediada no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, no Rio Grande do Sul (entre as cidades de Restinga Seca e São João do Polêsine).
A editora, que existe desde 2010, tem entre seus focos de atuação a publicação de obras voltadas ao fomento da cultura humanista. Neste sentido, promove essa publicação em parceria com as entidades curadoras do projeto, a Bell’Anima Produções Artísticas e a Associação OntoArte.
Capa do livro A Divina Comédia: Inferno, com tradução inédita de José Clemente Pozenato
Crédito da foto: Editora Fundação Antonio Meneghetti
A importância da obra de Dante Alighieri
Eleita uma das maiores obras da literatura ocidental, A Divina Comédia é a obra-prima de Dante Alighieri, considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana. O poema de viés épico e teológico escrito no século XIV é dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.
Sua importância vai muito além do poema em si. Em uma época em que apenas o latim tinha valor, a obra, escrita em italiano vulgar baseado no dialeto toscano, tornou-se a base da língua italiana moderna.
Além disso, foi responsável por influenciar escritores e artistas em diversas regiões do globo, tendo impactado não só a literatura mundial, mas também outras áreas da cultura, como a música, o cinema e até a arquitetura.
No Brasil, a obra também tem deixado sua marca, já que o país possui a segunda maior comunidade italiana no mundo, com 30 milhões de descendentes, que representam 15% da sua população total (segundo dados da Embaixada Italiana no Brasil).
Nos próximos anos, a Bell’Anima Produções planeja continuar honrando Dante. Além da composição e da tradução inédita dedicadas ao primeiro volume que compõe a obra, Vagner Cunha e José Clemente Pozenato ainda projetam criar obras sobre as outras duas partes do poema, lançando novas peças musicais e traduções dedicadas ao Purgatório e ao Paraíso.
Ações de prevenção e combate ao coronavírus
Para incentivar a vacinação contra a Covid-19, o espetáculo oferece 10% de desconto nos ingressos presenciais.
E para garantir a segurança do público e dos artistas durante as apresentações, toda a equipe envolvida no projeto será testada, gratuitamente pela Panvel, um dia antes das sessões.
A rede de farmácias também oferecerá testes com desconto para os espectadores que apresentarem seus ingressos em qualquer loja da marca, um dia antes da sua sessão.
Nos três dias das récitas, a Panvel ainda estará presente no teatro distribuindo kits para prevenção e combate ao coronavírus.
Seguindo rígidos protocolos sanitários, o Theatro São Pedro contará com presença de público limitado a 30% da sua capacidade, tanto na sessão de autógrafos como nas apresentações do espetáculo.
Para a segurança de todos, os assentos serão previamente demarcados e contarão com capas de proteção e distanciamento entre eles.
Além disso, é solicitado que o público chegue ao local com antecedência, para evitar aglomerações. Logo na entrada, será feita medição de temperatura, solicitado o uso de álcool gel e da máscara, que é obrigatória.
O espetáculo A Paixão de Dante é apresentado por Ministério do Turismo e Companhia Vontobel de Investimentos, tem realização da Associação OntoArte, produção da Bell’Anima, patrocínio de Lojas Colombo,
Panvel, Florense, Dufrio, Randon e Racon Consórcios, além do apoio do Consolato Generale d’Italia in Porto Alegre, Istituto Italiano di Cultura – San Paolo, entidades oficiais da Embaixada Italiana no Brasil, Fundação Antonio Meneghetti, Salton, RAR, Suvalan, Gráfica Odisseia, Studio Bah, Clube do Comércio e CIC BG.
SERVIÇO
Espetáculo A Paixão de Dante
Composição de Vagner Cunha para coro, solistas e orquestra
Estreia mundial dia 14 de setembro, terça-feira, às 20h, no Theatro São Pedro e em transmissão ao vivo no site www.apaixaodedante.com
Dias 17 e 18 de setembro, sexta e sábado, às 20h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
Ingressos
Transmissão online (somente no dia 14 de setembro): R$ 33,00
À venda em https://www.sympla.com.br/a-paixao-de-dante—transmissao-ao-vivo__1312904
Presencial (nos dias 14, 17 e 18 de setembro)
Galerias: R$ 40,00 inteiro | R$ 20,00 meia-entrada
Camarote lateral: R$ 60,00 inteiro | R$ 30,00 meia-entrada
Camarote central: R$ 90,00 inteiro | R$ 45,00 meia-entrada
Plateia: R$ 160,00 inteiro | R$ 80,00 meia-entrada
À venda em https://bileto.sympla.com.br/event/68527/d/105410
Descontos
10% de desconto para quem apresentar a carteira de vacinação contra a Covid-19
Duração: aproximadamente 150 minutos
Classificação etária: 12 anos
Ficha técnica
A Paixão de Dante
Música de Vagner Cunha
Seleção de textos da obra de Dante Alighieri feita por José Clemente Pozenato
1ª flauta e piccolo: Artur Elias Carneiro
2ª flauta e piccolo: Leonardo Winter
Oboé: Viktoria Tatour
Fagote: Adolfo Almeida Jr.
Clarinete: Samuel Oliveira
Trompa: Nadabe Tomás
Trompete: Tiago Linck
Trombone: José Milton Vieira
Tuba: Whilton Matos
Piano: André Carrara
Percussão: Guenther Andreas
Percussão Orquestra Jovem Recanto Maestro: Alisson Carpes
Timpani: Diego Silveira
Violinos: Omar Aguirre, Danilo Campos Vieira, Leonardo Bock, Márcio Cecconello, Carlos Sell e Geovane Marquetti
Violinos da Orquestra Jovem Recanto Maestro: Bernardo Augusto Paulus e Lucas Feldmann
Violas: Tiago Neske, André Meneghello e Álvaro Aguirre
Violoncelos: Philip Mayer e Douglas Dantas
Violoncelos da Orquestra Jovem Recanto Maestro: Esther Radiske e Kamily Sophia
Contrabaixos: Luciano Dal Molin e Guilherme Glienke
Solistas: tenor Flávio Leite, barítono Carlos Rodriguez e soprano Paola Bess
Madrigal Presto
Cantores:
Sheila Vigarani, Maria Elisa Seger, Carla Saueressig, Lisiane Cristina Pereira, Janete Oliveira Vargas, Clarice Pereira, Júlia Simon, Úrsula Pletsch, Margareth Lovisi, Lurdes Rohr, Cristin Elise Schwambach, Violeta Müller, Tânia Silva, Carla Steinke Becker, Alessandra Prates, Cássia Vito, Amanda Garcias, Alcione Schmedecker, Tadeu Bitencourt, Wagner Chavez, Rafael Diesel, Adriano Müller, Antonio Henrique Nogueira, Carlos Escher, Marco Bello, Jandir Martins Almeida, Daniel Becker, Daniel Martins, Cláudio Felipe D’Alalba e Marcelo Freitas
Cantores convidados do Madrigal Presto
Elisa Lopes, Carla Knijnik, Carine Fick, Ana Cláudia Specht, Daniela Barzotti, Clarice Pinto Ben, José Marcos Neutzling, Jaime Léo Ricachenevsky, Volmir Jung, Pedro Spohr, Bruno Mezzomo e Marcelo Dias
Regência: Antônio Borges-Cunha
Direção geral: Claudio Carrara
Direção musical: Vagner Cunha
Direção de produção: Isadora Aquini
Coordenação de projeto: Clarissa Miranda
Assistente de produção: Renata Braga
Desenho de luz: Claudia de Bem
Operador de luz: Andre Hanauer
Montador: Alex Sandro Prego
Engenheiro de som: Leo Bracht
Assistente de som: Leo Reis
Direção de fotografia: Bruno Polidoro
Estilistas: Lis Barreto e Mauricio Placeres Group
Transmissão ao vivo: HD Produtora e Netshow.me
Produção: Bell’Anima
Realização: Ministério do Turismo / Governo Federal e Associação OntoArte