A Presto Produções e Promoções Artísticas e a Secretaria de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo realizam o concerto que encerra o ano de homenagem aos 20 anos de falecimento do Maestro José Pedro Boéssio.
O Madrigal e a Camerata Presto, realizam o concerto neste domingo, às 18h, no Teatro Municipal de São Leopoldo.
No concerto, os grupos apresentarão uma série de arranjos feitos pelo Maestro José Pedro Boéssio ao longo de sua trajetória no Canto Coral brasileiro.
Entre os arranjos estão Vira Virou, de Kleiton Ramil, Gaudêncio 7 Luas, de Luiz Coronel e Marco Aurélio Vasconcelos, Canção da América, de Milton Nascimento, dentro outros arranjos do Maestro José Pedro Boéssio.
Diversas atividades marcaram o ano de homenagens, dentre eles a revitalização do saguão do Centro Cultural José Pedro Boéssio, que foi entregue em ato transmitido ao vivo em janeiro de 2021. Também, foram digitalizados e revisados por Clarice Pereira e João Paulo Sefrin, 12 arranjos do Mestro que agora compõem um ebook, sendo disponibilizados aos amantes do Canto Coral.
A realização do concerto segue os protocolos de segurança e o decretos municipal e estadual vigente.
O acesso é Gratuito e o público poderá acessar por ordem de chegada no local, até a capacidade permitida.
José Pedro Boéssio
José Pedro Boessio nasceu em 16 de fevereiro de 1949, em Veranópolis/RS. Graduou-se em medicina e em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, optando por seguir sua caminhada na música como arranjador e regente coral e, posteriormente, como regente de orquestra.
Além de estudar com maestros de renome internacional, como Gustav Mayer, Kirk Trevor, Fred Mills, Kurt Mazur, cursou mestrado em regência coral e doutorado em regência orquestral pela Indiana University/Bloomington, nos Estados Unidos, onde viveu com sua família por seis anos.
Ao longo de sua carreira,seus arranjos o tornaram conhecido no Brasil e no mundo, sendo que também atuou em diversas orquestras no Brasil e no Exterior, dividindo o palco com grandes músicos nacionais e internacionais, eruditos e populares, como Mark Menzis, Tadashi Maeda, Ney Rosauro, Duo Assad, Guinga, Vitor Ramil, Geraldo Flach, entre outros.
Apaixonado por Villa Lobos, seu trabalho se destaca pelo diálogo entre linguagens estéticas e, sobretudo, pela aproximação entre o popular e o erudito.
Desde o início da sua carreira como músico, sua base de atuação foi o município de São Leopoldo, onde foi regente do Coral da Sociedade Ginástica e, por muitos anos, do coral da Unisinos, onde atuou também como diretor cultural.
Nesse período, fundou a Orquestra Unisinos, criou diversos projetos e realizou ações de cunho social e de difusão cultural como os programas “Sempre às Terças” e “SinosAcorda”.
Veio a falecer no auge da sua carreira, de forma trágica e precoce, em um acidente de automóvel em 2001, mas ficará marcado em nossa memória por seu importante trabalho no campo musical no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Madrigal Presto
O Madrigal PRESTO, criado em 2008, é formado por 30 cantores com o objetivo de difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-musical na interpretação de obras de destacado valor no repertório coral, escritas para essa formação, além de interpretar obras de compositores brasileiros em primeira audição e arranjos de música popular brasileira.
Tem se apresentado em eventos culturais, festivais de coros no Rio Grande do Sul e em outros estados.
Em 2012 apresentou a Missa Brevis de Joseph Haydn com a Orquestra de Câmara FUNDARTE e em dezembro de 2015 participou da turnê Mestres da Música Clássica, que percorreu 08 cidades do estado, interpretando a Petite Messe Solennelle de Rossini, obra para Coral, piano, órgão e quarteto vocal solista.
Em 2021 participou da estreia mundial da obra “A Paixão de Dante”, de Vagner Cunha, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, RS.
Em 2021 o Madrigal PRESTO celebra 13 anos de atividades.
Regência: João Paulo Sefrin
Preparação Vocal: Lúcia Passos
Camerata PRESTO
“A CAMERATA PRESTO reúne 11 músicos instrumentistas, numa formação tradicional de orquestra de cordas. É fruto do empreendedorismo da Presto, que vê na realização artística um meio para promover a Arte a e a Cultura, oferecendo ao público eventos de significativo valor cultural e social, sempre com acesso gratuito.
Assim como o Madrigal Presto e o grupo Arte Gaúcha, a CAMERATA PRESTO busca desenvolver repertório de relevância técnica e estética no cenário da música universal, enfatizando e valorizando a produção musical brasileira e gaúcha.
Além do contínuo cuidado com a qualidade de seu trabalho, a CAMERATA PRESTO tem por base a valorização do artista e incentivo a seu crescimento pessoal, através de uma ótica humanitária, a estreita relação com a comunidade, o respeito à questão social. Dessa forma contribui com a vital tarefa de formação e renovação de público, valorizando, incentivando, fomentando, aproximando Música e sociedade”.
João Paulo Sefrin
Regência: João Paulo Sefrin
Serviço:
O quê: Concerto Madrigal e Camerata Presto em Homengem aos 20 anos de falecimento de José Pedro Boéssio
Quando: 21 de novembro, domingo, 18H
Onde: Teatro Municipal de São Leopoldo – Rua Osvaldo Aranha, 934
Acesso Gratuito
Realização
Presto Produções e Promoções Artísticas
Secretaria de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo