III Encontro Nacional de Acordeon PRESTO Sesc

Após realização de duas edições bem sucedidas, a Presto – Produções e Promoções Artísticas e o Sesc São Leopoldo realizam de 04 a 06 de outubro de 2018, o III Encontro Nacional de Acordeon Presto-Sesc.

Durante a programação serão realizadas diversas atividades, como intervenções artísticas, concertos, masterclasses e oficinas, sendo todas de formação gratuitas, porém mediante inscrição prévia.

Com o intuito de proporcionar um espaço de reflexão e produção de conhecimento acerca do acordeon, seu ensino e prática, bem como a promoção de atividades artísticas, o III Encontro traz a São Leopoldo dois grandes acordeonistas do Rio Grande do Sul e do Brasil, Paulinho Cardoso e Ronison Borba.

As inscrições ocorrerão de 21 de setembro até 02 de outubro.

Opões de inscrição:

  1. Na sede da Presto (Rua Lindolfo Collor, 263, Centro – São Leopoldo)
  2. Formulário Virtual
  3. Enviar Ficha de Inscrição para e-mail encontronacionaldeacordeon2018@gmail.com.

Mais informações: podem ser consultados pelos números

051 30377784 / 991186763 (WhatsApp).

O III Encontro Nacional de Acordeon PRESTO-Sesc é realizado pela PRESTO – Produções e Promoções Artísticas e pelo SESC São Leopoldo. Conta com o apoio cultural da Sociedade Ginástica de São Leopoldo.

Os músicos convidados

 Paulinho Cardoso

Paulinho Cardoso
Paulinho Cardoso Crédito: Giovani Vieira

 

Paulinho Cardos é acordeonista de destaque no cenário regional Gaúcho, participa e foi premiado em diversos festivais. Como solista gravou dois CDs: SUL em 2009 e FESTA em 2013 com composições próprias que contemplam diferentes vertentes musicais brasileiras.

Os dois CDs gravados foram indicados ao Prêmio Açorianos de Música, Maior premiação da música do Rio G Com o projeto “Festa” Paulinho Cardoso pretende trazer ao universo da música popular brasileira a sonoridade dos ritmos do sul do Brasil unindo culturas e promovendo fusões entre as culturas musicais da América Latina.

Em 2014, com o CD Festa, Paulinho Cardoso recebeu quatro indicações ao Prêmio Açorianos de Música, principal premiação da produção musical no Rio Grande do Sul, nas categorias melhor disco, compositor, produtor e instrumentista e foi premiado como instrumentista naquele ano.

Um show de música contemporânea no qual Paulinho Cardoso reproduz com competência e qualidade a atual música instrumental Riograndense e a diversidade dos ritmos sulinos como chamamé, milonga, vaneirão e tango.

No repertório as 10 músicas autorais gravadas no CD Festa: Al Dentice, Serrana, Festa, Do Jeito que Veio, Milonguita, Bom Fim, Furo na Bota, Linha de Fronteira, Firenze e Temprano

                                                     

Ronison Borba

Ronison Borba
Foto: Fábio Zambom

RONISON BORBA, músico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2012), é acordeonista, professor, arranjador e compositor.

Vencedor de diversos festivais e concursos, destacando-se no ENART – Encontro de arte e tradição gaúcha, nos anos de 2010 e 2017 campeão na modalidade conjunto instrumental, 2015 campeão na modalidade gaita piano e 2016 campeão conjunto musical.

Campeão e melhor arranjo em 2017 na 7ª Moenda Instrumental com sua composição chamada “Pro Mestre”.

Participou de festivais ligados ao folclore gaúcho nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Roraima e Amazonas, além de países como Chile e Argentina.

Além do projeto solo para acordeon, participa do projeto Mafuá Trio Instrumental, que no ano de 2017 gravou o disco “Arrebol” com produção musical de Pedrinho Figueiredo.

Estudou com professores como Elias Rezende, Oscar dos Reis, Gorka Hermosa (Espanha), Chico Chagas e Otavio Assis Brasil, além de participar de masterclass com os acordeonistas Richard Galliano, Samuca do acordeon, Luciano Maia e Toninho Ferragutti.

Fernando Ávila

Fernando Ávila, natural de São Leopoldo / Brasil, é acordeonista, compositor, arranjador e professor de acordeon. Iniciou seus estudos musicais em 2008, quando ingressou no curso básico de música da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte).

Em 2016, formou-se no curso de Bacharelado em Música – habilitação Música Popular – na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente é aluno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde cursa Licenciatura Plena em Música e Especialização em Música.

Foi professor de acordeon no Espaço Livre de Música da Presto Produções e Promoções Artísticas, em São Leopoldo (RS); Studio de Arte Ritmo Certo, em Triunfo (RS); e Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre (RS).

Atuou como solista frente à Orquestra de Câmara Unisc, sob a regência do maestro Leandro Schaefer, interpretando peças de Astor Piazolla e realizando a estreia no Brasil da obra do compositor italiano Roberto Caberlotto.

Participou de workshops e masterclasses ministrados pelos acordeonistas Denis Patkovic (Alemanha), Renzo Ruggieri (Itália), Richard Galliano (França) e Chico Chagas (Brasil). Integrou os grupos Quinteto Persch e Arte Gaúcha.

Em 2017 lançou o seu primeiro CD, intitulado A Lua de Santiago, no qual reúne suas composições arranjadas para acordeon e quinteto de cordas.

Em 2018 participou como acordeonista convidado no circuito de festivais organizado pelo maestro Jean Reis, tocando concertos acompanhado pelo Quinteto Versatilis nos seguintes festivais: Música na Serra (Lages/SC), Música no Pampa (Bagé/RS) e Musivoti (Ivoti/RS).

É coordenador artístico do Encontro Nacional de Acordeon Presto – Sesc, evento ocorrido em duas edições, 2016 e 2017, na cidade de São Leopoldo (RS).

Convidado Especial (Mesa Redonda):

Daltro Bertussi

daltro-bertussiDaltro Bertussi é acordeonista da escola musical criada pelos Irmãos Bertussi.

Filho de Honeyde, atuou com seu pai de 1965 a 1971, quando deixou a carreira musical para seguir a de engenheiro.

Estudou acordeon com o professor italiano Eleonardo Caffi de quem adquiriu formação musical e técnicas de acordeon.

Atualmente está aposentado e vive em Caxias do Sul.

 Programação – III Encontro Nacional de Acordeon Presto-Sesc:

04 de Outubro

Manhã e tarde – Intervenções em escolas do município com alunos da oficina de acordeon e inscritos no IlI Encontro, divulgando o evento e o instrumento.

20h – Abertura – Apresentação dos alunos da Oficina de Acordeon

Mesa redonda

Participações: Professores Paulinho Cardoso, Ronison Borba e Daltro Bertussi

Mediador: Professor Fernando Ávila

Local: Igreja do Relógio – Rua Osvaldo Aranha, 450 – centro – São Leopoldo /  RS.

05 de Outubro

09 às 12 – Masterclass com o Professor Ronison Borba

14 às 16h – Oficina de Música de Câmara – Professor Fernando Ávila

20h – Concerto com Ronison Borba

Local: Sociedade Ginástica – Rua Conceição, 279 – Centro – São Leopoldo / RS.

06 de Outubro

09 às 12 – Masterclass com o Professor Paulinho Cardoso

14 às 16h – Oficina de Música de Câmara – Professor Fernando Ávila

20h – Concerto com Paulinho Cardoso

Local: Sociedade Ginástica – Rua Conceição, 279 – Centro – São Leopoldo / RS

Masterclasses e Oficinas

05 de Outubro

Masterclass – Professor Ronison Borba

Horário: 09h às 12h

Local: Sociedade Ginástica – São Leopoldo – Rua Conceição, 279 – Centro – São Leopoldo

Conteúdo

– Estudo: importância da organização e hábitos, maneiras de estudar buscando alto rendimento;

– Técnica: postura, instrumento e o corpo;

– Fole: importância e exercícios para aprimoramento;

– Harmonia: princípios básicos, acordes mão esquerda, exercícios (II,V,I);

– Técnicas interpretativas: ritmo e pulso, articulação, dinâmica, fraseado e expressão;

Pré-requisitos:

Ler partitura e possuir acordeon.

Oficina de Música de Câmara – Professor Fernando Ávila

Horário: 14h às 16h

Local: Sociedade Ginástica – São Leopoldo – Conceição, 279 – Centro – São Leopoldo

Conteúdo

– Ponderações acerca de conceitos de música e som.

– Desenvolver a prática de música de câmara com acordeon, em formações de dueto, trio e quarteto.

– Explorar aspectos relacionados a esta prática, como dinâmica, agógica e articulação.

Pré-requisitos:

Ler partitura e possuir acordeon.

06 de Outubro

Masterclass – Professor Paulinho Cardoso

Horário: 09h às 12h

Local: Sociedade Ginástica – São Leopoldo – Rua Conceição, 279,  698 – Centro – São Leopoldo

Conteúdo

Como atividades de prática pretendo fazer uma abordagem sobre alguns aspectos da improvisação e utilização das escalas maior, menores natural, harmônica e melódica.

Abordagem prática sobre alguns aspectos da improvisação e utilização das escalas maior, menores natural, harmônica e melódica.

Prática e improvisação em grupo dos elementos abordados anteriormente.

Discutir os possíveis questionamentos sobre processos de estudo e prática, bem como, comportamento na performance instrumental.

Pré-requisitos:

Ler partitura e possuir acordeon.

Oficina de Música de Câmara – Professor Fernando Ávila

Horário: 14h às 16h

Local: Sociedade Ginástica – São Leopoldo – Rua Conceição, 279,  698 – Centro – São Leopoldo

Conteúdo

– Ponderações acerca de conceitos de música e som.

– Desenvolver a prática de música de câmara com acordeon, em formações de dueto, trio e quarteto.

– Explorar aspectos relacionados a esta prática, como dinâmica, agógica e articulação.

Pré-requisitos:

Ler partitura e possuir acordeon.

Inscrições – III Encontro Nacional de Acordeon PRESTO Sesc

As inscrições ocorrem de 21 de setembro a 02 de outubro de 2018.

Todas as oficinas do III Encontro Encontro Nacional de Acordeon PRESTO-Sesc são gratuitas. No entanto, requerem inscrição prévia.

Opção 1 – Na sede da PRESTO – Rua Lindolfo Collor, 263 – centro – São Leopoldo.

Opção 2 –

[su_button url=”https://goo.gl/forms/2FTpk2969bNkPr1K2″ target=”blank” style=”3d” background=”#ef8c2d” size=”11″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: pencil” desc=”QUERO ME INSCREVER AGORA”][/su_button]

Opção 3 –

  1. Enviar Ficha de Inscrição para e-mail encontronacionaldeacordeon2018@gmail.com.

VAGAS LIMITADAS

Mais informações:

E-mail: encontronacionaldeacordeon2018@gmail.com

Telefone: 51 30377784

Whatsapp: 51 991186763

Coordenação geral – Lúcia Passos (PRESTO) e Andrea Guedes (Sesc São Leopoldo).

Coordenação Artística – Fernando Ávila

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Carla Saueressig da Silva

Carla Saueressig da Silva nasceu em Novo Hamburgo, em 1979. É coralista desde a infância e sempre esteve envolvida em atividades musicais. 

Começou a estudar música na pré-adolescência, fazendo aulas de flauta doce. No mesmo período, foi aluna de teclado nos Canarinhos de Novo Hamburgo, onde fez também dois cursos intensivos de férias de técnica vocal, o que lhe possibilitou prestar assessoria de preparação vocal em um dos coros do seu pai e em grupos vocais da IECLB. Posteriormente, foi aluna de teclado e piano na Escola de Música Sol e Cia, em Novo Hamburgo. Tornou-se professora particular de teclado aos catorze anos. Cantou em vários corais da região. Ao longo de sua trajetória como coralista, teve diferentes preparadores vocais e participou de oficinas de técnica vocal. 

Executou a música em casamentos e outros eventos, sozinha e com parceiros musicais. Tem experiência em assessoria particular de canto. Atuou como musicista e coordenadora de grupos de canto em paróquias da IECLB durante muitos anos. 

É formada Bacharela em Teologia pela Faculdades EST (2007), em São Leopoldo, e atualmente está cursando Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Claretiano.

Desde 2016, integra o coral Madrigal Presto, que tem João Paulo Sefrin como regente e Lucia Passos como preparadora vocal.

Sara Fleck Ramos

Sara Fleck Ramos, 21 anos, é natural de Novo Hamburgo e iniciou seus estudos de piano aos 12. Graduanda do Bacharelado em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na classe do professor Dr. André Loss e integrante da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS. Durante três anos, estudou piano no Curso de Extensão em Música da UFRGS. Foi aluna do Instituto Sonarte Canela, onde estudou Música de Câmara e Prática de Orquestra, também fazendo o trabalho de monitoria do curso de piano. Atua como professora de piano na Presto- Produções e Promoções Artísticas e faz apresentações como musicista convidada em orquestras e grupos de câmara.

Daniel Castilhos

Formado no Curso de Graduação em Música: Licenciatura – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.  Pós-graduando em Música pela UERGS. Professor de música no Clube do Professor Gaúcho e no Centro Cultural 25 de Julho, ambos em Porto Alegre/RS.

Professor de Música da Rede Municipal de Ensino de Campo Bom/RS. Tem participado como solista convidado em Orquestras como Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara ULBRA, Orquestra Sphaera Mundi e Orquestra Sinfônica Villa-Lobos/SP.

Desenvolve trabalhos de música de câmara, com diversas formações instrumentais e integra o Quinteto Persch desde o início do grupo

Luyra Dutra

Luyra Dutra natural de Juiz de fora/MG é bacharel em violoncelo pela Universidade Federal de Minas Gerais.Durante a graduação participou como bolsista de diversos projetos de extensão voltados para o ensino além de ter sido estagiária do Centro de Musicalização Integrada da UFMG, como professora de violoncelo e musicalização infantil. Atualmente é professora na Presto Produções em São Leopoldo, Nova Estação Escola de artistas em Porto Alegre e na Orquestra Jovem de Gramado. Atua como violoncelista na Camerata Presto, na Orquestra Sinfônica de Gramado e participa de outros grupos pelo Rio Grande do Sul como convidada.

Franceli zimmer

Franceli Zimmer é Fonoaudióloga, Especialista em Voz, Professora de Técnica Vocal, Cantora, Regente Coral e Pós graduanda em Música com ênfase em Educação Musical. Estudou canto Lírico e Popular com renomados professores de quem recebeu aporte técnico para atuar profissionalmente.

Realizou masterclass de canto com Carla Maffioletti, Eiko Senda, Monica Wagabi, Cintia De Los Santos, Ricardo Barp, entre outros. Realizou cursos de regência coral com Mara Campos, Márcio Buzatto, Eduardo Fernandes, Linus Lerner, Pablo Trindad  Fez cursos e workshops na área do teatro com Zica Stockmanns, Camilo de Lélis, Raulino Prezzi, Raul Voges. Atuou como Preparadora Vocal em várias montagens teatrais como do Grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul -RS e Cia Acto de Garibaldi- RS.

Atualmente é Regente e presta Assessoria Fonoaudiológica ao Coro da Aabb de Garibaldi-RS, ao Coro Infantil, Juvenil e Adulto de Veranópolis-RS. Presta Assessoria Fonoaudiológica e faz a Preparação Vocal  do Coro Misto Piá, do Coro Masculino Stadtplatz e do Vocal Sem Batuta.

Atualmente faz a preparação vocal, atende clinicamente no seu consultório e acompanha a carreira de vários cantores, atores, e outros profissionais da voz falada e cantada.

Aprimora seu conhecimento acerca do Canto (técnica vocal) e Voz (saúde vocal) e Regência coral participando de congressos, seminários e oficinas sobre o assunto, e  estudando Canto há anos com a renomada professora Lúcia Passos em São Leopoldo- RS.

Deborah Finocchiaro

Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 33 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. 

 

Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que tem em seu repertório, entre outros, os espetáculos “Pois é Vizinha…”, direção Deborah Finocchiaro (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, direção Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira (2006 – além do espetáculo contém CD, lançado em 2015 e DVD, lançado em 2017), “GPS GAZA”, orientação Camila Bauer (2014); “Caio do Céu”, a partir da obra de Caio Fernando Abreu, direção Luís Artur Nunes (2017) e “Diário Secreto de Uma Secretária Bilingue”, direção de Vinícius Piedade e Deborah Finocchiaro (2019). Os projetos e “Histórias de Um Canto – Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul” (que consiste em um espetáculo solo, um recital, um show musical e um registro da obra em livro/CD – 2008), “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” (2016), “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”(2018). As obras literomusicais: “A Espessura da Vida” (2018), “Leitura às Cegas” (2018); “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Morais (2018) e “Palavra Balada (2018). O espetáculo audiovisual “Invisíveis – Histórias Para Acordar”, direção Deborah Finocchiaro (2020) e a websérie “Confessionário Relatos de Casa”, direção Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol (2020).  


Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem produzido durante a quarentena, direção Luiz Alberto Cassol (2020). De 2009 a 2019 assinou a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.

gisele Cruz

Gisele Cruz é mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e bacharel em música pela UNESP, tendo trabalhado por mais de 30 anos nos Centros de Música dos SESC SP. Ministra cursos de formação e capacitação de regentes e professores por todo o país. Atualmente é regente do VocalDante, grupos infantil e juvenil do Colégio Dante Alighieri (SP). É autora dos livros “Canto, canção, cantoria, como montar um coral infantil” publicado pelo SESC SP e, “Canto Coral Infanto-Juvenil” – versões para o educador e para o aluno – por solicitação e realização da AAPG – Associação de Amigos do Projeto Guri.

É autora colaboradora nos e-books “Cadernos do Painel – A preparação do regente”, org. Eduardo Lakschevitz (2016) e “Canto coral Infanto juvenil – ações e reflexões” org. Débora Andrade e Ana Gaborim (2020).

Site www.cantoecantoria.com.br

Cristiane Ferronato

É arte-educadora e regente Cristiane Ferronato utiliza a música como possibilidade para transcriação, valendo-se especialmente de práticas coletivas de percussão e canto coral para instigar potenciais de existência. Aprendeu com o sincretismo cultural brasileiro a valorizar e nutrir hibridismos artísticos durante mais de 20 anos de profissão. É Graduada em Pedagogia pela UCS (2003), Pós-Graduada em Capacitação Docente em Música Brasileira pela Anhembi Morumbi, de São Paulo (2006), e Mestre em História pela UCS (2020). Especializou-se como Educadora Brincante pelo “Instituto Brincante” (2007), de São Paulo, e também na pedagogia musical Orff-Schulwerk pelo “The San Francisco Orff Course” (2015), nos Estados Unidos. 

Na regência coral, inspirou-se conceitual e ideologicamente em profissionais como Mara Campos, Ana Yara Campos, Renato Filippini, Lucia Passos, Agnes Schmeling e Pablo Trindade Roballo, entre outros. Profissionais ligados à Educação Musical, como Fernando Barba, Marlui Miranda, Lydia Hortélio, Rosane Almeida, Sofia Lopez Ibor, Doug Goodkin, James Harding e Christa Coogan também nutriram suas aspirações artísticas. Ari Colares foi um de seus principais instigadores de estudos sobre percussão popular brasileira.

 

É diretora artística e regente dos espetáculos Moinho Nômade (2019-) e Contrapontos (2017-), com o Coro Juvenil do Moinho/UCS, e concebeu também os espetáculos Entre Elas (2011-2013), com as Meninas Cantoras de Nova Petrópolis e Cantos do Nosso Chão e Outros Cantos (2011-2012), com o Coro Infanto-Juvenil de Veranópolis e grupo Zingado.

Atualmente é professora no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul e regente e diretora artística do Coro Juvenil do Moinho/UCS.

 

 

Informações sobre o produto de pesquisa do meu mestrado, que incluem um vídeo-documentário (Moinhos Artistadores de Histórias) e uma dissertação (Jovens que cantam em bando: uma prática interdisciplinar e contemporânea de canto coral em Caxias do Sul) podem ser conferidas no site: http://artistamentosembando.wixsite.com/cristianeferronato/mestrado

(vou falar desses produtos em meu vídeo/palestra)

E mais informações podem ser conferidas nas redes sociais do Coro Juvenil do Moinho/UCS, grupo atual com quem trabalho:

https://www.facebook.com/CoroJuvenildoMoinho/

https://www.instagram.com/corojuvenildomoinhoucs/

https://www.youtube.com/channel/UCwtivWHYc28R8UY5mJZkKTQ

regência Coral Adulto

  1. Pensando sobre Regência

O que é REGÊNCIA?

Pequeno histórico sobre a regência;

Afinal de contas, o que é REGER?

O que um regente deve saber para reger um coro?

Regência e técnica vocal – qual a relação entre elas?

O regente e o preparador vocal;

 

  1. Pensando sobre a Técnica

A postura do regente;

Postura inicial;

Preparação – levari – respiração;

Marcação de compassos de 2, 3 4 e 6 tempos;

Inícios e finalizações nos vários tempos de cada compasso;

Entradas e cortes das vozes no decorrer da música;

Mão direita e mão esquerda – quais suas funções?

 

  1. Pensando sobre a Prática

O regente deve ou pode cantar enquanto rege?

Como ler uma peça com o coro?

Como ensaiar uma peça?

 

Como ensaiar uma parte mais complexa de uma peça?

Como dar o tom de uma música para o coro?

Como escolher o repertório?

 

  1. Prática

Praticar, aos olhos da técnica de regência, trechos e/ou pequenas peças e

experimentar muitas sensações.

Carlos fecher

Carlos Völker-Fecher iniciou seus estudos de Música com Gilberto Bittencourt. Com ele teve seus primeiros passos também no estudo da Regência.

Formou-se em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe de Ernani Aguiar, concluindo seu bacharelado com a ópera Der Freischütz.

Integrou a Equipe Curt Lange com Ernani Aguiar, Aluízio Viegas, Alex Milagres, Geraldo Barbosa e Francisco D’El Rey Duarte.

Foi regente do Coro Contraponto de 1990 até 2010. Com este coro conquistou as medalhas de bronze – coro masculino – e ouro – coro misto no Harmonie Festival 2005, ocorrido em Lindenholzhausen-Limburg, na Alemanha.

Atuou também como maestro de coro junto a diversos nomes da música popular.

Foi cantor lírico do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Esteve à frente de diversas orquestras brasileiras, das quais destacamos a Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra de Câmara da UNIRIO, Rio Strings Orchestra, Orquestra Sinfônica Nacional.

Mestre em Música, com habilitação em Musicologia, defendeu a dissertação “Suíte Sinfônica n.1 ‘Paulista’, de Guerra-Peixe: um estudo da orquestração como retrato do folclore”.

Doutor em Música, na subárea Práticas Interpretativas/Regência Coral pela UFRJ, onde defendeu a tese “A Missa Afro-Brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca perante as prescrições litúrgicas da tradição católica”.

É professor de Regência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e maestro e coordenador da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS.



João Antônio Borba

Em breve…

Vinicius Reis

Em breve

Luciano Reis

Iniciou seus estudos musicais em 1997  no Projeto Sinos Acorda da UNISINOS sob a orientação do maestro José Pedro Boéssio, desenvolvendo prática em orquestra e em grupos de câmara. Estudou viola com o Professor Delmar Breunig.  Atua em diversas formações camerísticas e também como professor de viola e violino em escolas e  projetos sociais na região.

Filipe Muller

Graduou-se na UFRGS no curso  Bacharelado em Contrabaixo e desde 2004 atua na Orquestra de Câmara Theatro São Pedro . De 2010 a 2017 atuou na Orquestra Filarmônica da PUC.

Desde 2015 atua na Orquestra Sinfônica de Gramado. Também trabalhou nas seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (2002 e 2003), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra Sacra da ULBRA, Orquestra Sinfônica da UNISINOS, Orquestra de Câmara da UNISC, Orquestra de Câmara de Feliz, Orquestra do Projeto Vésperas, Orquestra de Câmara SESI- Fundarte, Orquestra de Sopros do Centro Cultural Eintracht. Em 2020 passa a integrar a Camerata PRESTO.

Eduardo Lautert

Em breve

Castro Alves, poeta de nosso tempo?

Por que dar voz e palco a um poeta do século dezenove? Em que medida podem seus versos provocar os corações e mentes de uma outra época, submissa à magia das novas tecnologias e blindada pela linguagem da urgência e dos distanciamentos?

 

A resposta é menos complicada do que parece: Castro Alves é, mais do que nunca, um poeta contemporâneo. Sim, ele fala também a nosso tempo, através da indignação de seus versos. Porque, hoje, o mundo pode ser injusto e cruel, tantas vezes interessado na exclusão social, na exploração de outro tipo de senzala, na privação do mais sagrado dos direitos: o direito à Liberdade. Representam seus versos, assim, a voz dos injustiçados, dos perseguidos, dos insubmissos.

 

E, nos poemas que exaltam as guerras da Independência e do Paraguai novamente cresce a denúncia contra a indiferença – estigma também de nosso tempo. (“Quem dá aos pobres, empresta a Deus”)

 

Poeta sem rival da alma brasileira, traduziu com rara felicidade, a graça de um amor cheio de som e risos (“O laço de fita”) e a sensibilidade acolhedora da música. (“O fantasma e a canção”).

 

Por fim, e não menos importante, quantas vezes já se ouviu, nos bancos escolares e no saguão das bibliotecas, o hino apaixonado ao livro e às letras, marco civilizatório sem rival, traduzido em “O livro e a América”?

 

É preciso dizer mais? Ouçamos Castro Alves e nos rendamos a seus versos que transcendem o tempo e o espaço!

 

Elvira Coelho Hoffmann