Grupos se apresentam dias 8 a 11 de julho em São Leopold
Valorizar a beleza do canto coral, que é um dos legados da Imigração Alemã para o Rio Grande do Sul. Este é o grande objetivo do Festival Musicâmara, que a Presto Produções e Promoções Artísticas promoverá nos dias 8, 9, 10 e 11 de julho, sempre às 20h, na Igreja de Cristo (mais conhecida como Igreja do Relógio).
“Desejamos proporcionar à comunidade um momento de beleza e de sonoridade, estimulando o retorno às atividades de modo leve, após este difícil período”, ressalta Lúcia Passos, fundadora da Presto e também preparadora vocal, referindo-se à enchente ocorrida em maio e que atingiu milhares de pessoas.
Ela lembra que o canto coral serviu para a socialização dos imigrantes alemães, reunindo as pessoas nos casamentos, nas missas, nas festividades comunitárias e outros eventos.
Durante o Festival, também será exibido o documentário Nossas Origens – O Legado da Imigração Alemã produzido pela Presto.
“O roteiro celebra a força e a coragem dos imigrantes e que atualmente são tão relevantes para nosso Rio Grande do Sul”, sintetiza Lucia.
A abertura do Festival Musicâmara ocorre dia 08 de julho (segunda-feira), às 20h, com a apresentação do Madrigal Presto e do Coral Infantil Presto. A regência será de João Paulo Sefrin e Ana Maria Ribeiro Althoff, com preparação vocal de Lúcia Passos.
Na terça-feira, dia 09, haverá a apresentação do Coral União de Estância Velha e do Coro Masculino de Bom Princípio, com a regência de Martin Altevogt.
O Coral da Comunidade Evangélica de São Leopoldo e o Coro Feminino Donna Voce, de Porto Alegre, são as atrações do dia 10 de julho (quarta-feira). A regência será de Volmir Jung e de Ana Maria Ribeiro Althoff.
O encerramento, no dia 11 de julho, será com o Coral Julio Kunz, de Novo Hamburgo, cuja regência será de Volmir Jung.
As apresentações são gratuitas, mas pede-se um ingresso solidário de 1 quilo de alimento não perecível, ou um litro de leite ou material escolar, que serão destinados à Comunidade Evangélica.
O Festival Musicâmara é um projeto do Ministério da Cultura e da Presto Produções, viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura.
O evento conta com o patrocínio da Rexnord e de Silvio Moraes Advogados Associados e de doadores anônimos.O apoio é da Comunidade Evangélica Luterana de São Leopoldo.