Presto Produções e Promoções Artísticas e Stihl, apresentam Projeto MusiCâmara 2022
A cidade de Esteio integra a quarta noite de concertos do Festival MusiCâmara. Na Quinta-feira, 14 de julho, às 20h, Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Pe. Felipe, 900 – Centro), recebendo o Trio Los Pampas, formado pelos músicos Dougals Araújo, violoncelo, Matheus Kleber, acordeon e Beto Chedid, violão. Entrada Franca.
Com esta formação, o trio propõe um passeio por gêneros e ritmos folclóricos do pampa, ou ainda a reverência ao jazz brasileiro e ritmos tradicionais brasileiros.
O Festival integra a 14ª Temporada do Projeto MusiCâmara e segue com concertos ao longo da semana, possibilitando que outras cidades da região recebam os concertos e que se beneficiem de apresentações de formações instrumentais variadas e de muita qualidade musical e artística. Assim, o Festival realiza ao longo da semana (11 a 15 de julho) 7 concertos, em 6 cidades da região: São Leopoldo, Porto Alegre, Esteio, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Dois Irmãos.
TRIO LOS PAMPAS
O Trio Los Pampas surge da união dos músicos Douglas Araujo, Beto Chedid e Matheus Kleber – três músicos que, apesar das diferentes experiências e áreas de atuação, compartilham o gosto pela música instrumental brasileira, gaúcha e latinoamericana.
Com a formação de cordas dedilhadas, teclas e violoncelo, propõem um passeio por gêneros e ritmos folclóricos do pampa, ou ainda a reverência ao jazz brasileiro e ritmos tradicionais do nosso país.
Seja com releituras de música consagradas de outros compositores, seja apresentando composições autorais dos integrantes do trio, o Trio Los Pampas traz no seu som a referência estética contida no seu nome, que relembra os índios que habitavam o pampa, desde antes da chegada dos europeus.
Assim, valorizando e reinventando, colocam a nossa identidade, gaúcha,
americana e brasileira, como farol para a sua música.
Músicos
Douglas Araujo
Violoncelista, iniciou seus estudos de música na ufrgs,logo após, aperfeiçoou-se em
violoncelo na Lousiana State University (EUA) na classe do professor Dennis Parker,participou de diversos festivais de música internacionais, como Brasil, Argentina, Costa Rica, Estados Unidos, Alemanha.
Após concurso , fez parte da Orquestra Unisinos e Orquestra Sesi/Fundarte. Participou de gravações em disco de Vitor ramil, Antonio Villerroy, Marina Lima, Fafá de Belém, Vagner Cunha, Antonio Vorges Cunha, Arthur de Faria, Dimitri Cervo e das orquestras Unisinos, Theatro São Pedro e Sesi/Fundarte.
Nas trilhas sonoras dos filmes, Anahy de la missiones, Neto perde sua alma e
Aventuras do avião vermelho. Atualmente integra a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e professor na universidade Unisinos no projeto vida com arte.
Matheus Kleber
Acordeonista e pianista, graduado em composição musical pela UFRGS e mestre em estudos instrumentais e perfomance musical na UNICAMP. Professor na Fundarte e no Projeto Ouviravida.
Com 19 anos de carreira participou mais de 80 discos, entre eles “ida”, trabalho autoral lançado em 2010 com o violonista e bandolista Pedro Franco e o cd “congruências” seu primeiro albúm solo lançado em 2016. Como solista e arranjador, atuou nas orquestras Sesi/Fundarte, Orquestra de Sopros Eintrach, Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra da Ulbra, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre-OSPA.
Beto Chedid
Graduado em música pela Ufrgs, é professor de música da rede municipal de ensino de Porto Alegre e do projeto Orquestra Villa-Lobos. Compõe para teatro, video e dança, com trilha de trabalhos dirigidos por Adriane Mottola, Jussara Miranda, Mario de Ballenti, Paulo Balardim, Laís Chaffe, Daniel Colin, Jezebel de Carli e Jé Rachewsky – alguns em parceria com Marcelo Delacroix. Atuou em premiada montagem do musical A Arca de Noé (2009-12), e na Orquestra de Brinquedos. Em 2014 ganhou Tibicuera de melhor trilha sonora infantil com Álvaro Rosa Costa por Nina, o Monstro e o Coração Perdido. Criador dos Cow Bees, com Clau Paranhos, com um disco lançado e inúmeros shows, mantém o show Tributo a Gilberto Gil, no formato solo, e acompanha, como instrumentista, artistas como Marcelo Delacroix, Simone Rasslan, Leandro Maia, Joana Reais, Hevelyn Costa e Yanto Laitano. Com Simone e Álvaro RosaCosta, recebeu o Açorianos de melhor arranjador, pelo disco Xaxados e Perdidos. Criou e toca com Diego Costa no Duo Quintal, duo autoral de música instrumental para violão.
Além do violão, seu instrumento principal, toca outros instrumentos de cordas, como guitarra elétrica, ukulele, cavaco, bandolim, e os inusitados guitarra portuguesa, com o qual apresenta juntamente com a cantora portuguesa Joana Reais, e o charango, através do qual se destaca sua participação no show Memórias – Tributo a Carlinhos Hartlieb e em algumas montagens da Misa Criolla.
PROGRAMA
Matheus Kleber
Orvalho
Hermeto Pascoal (1936 – )
Bebê
Chico Buarque (1944 – )
Arranjo: Beto Chedid)
Morro Dois Irmãos
Astor Piazzola (1921 – 1992)
Libertango
Ariel Ramirez (1921 – 2010)
Alfonsina y el mar
Beto Chedid
Santa Sintonia
Matheus Kleber
Milonga Manca
Beto Chedid
Milonga da chuva
Patrocínio
Stihl Ferramentas Motorizadas
Meta
Apoio
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Leopoldo
Silvio R Moraes Advogados Associados
IFSUL – Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Sapucaia do Sul
Basílica Nossa Senhora das Dores
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Esteio
Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo
Administração Municipal de Dois Irmãos – Departamento de Cultura
Espaço Cultural da Antiga Matriz
Produção Cultural
Ailton Abreu
Coordenação Geral
Lúcia Passos
Serviço
O que: Projeto MusiCâmara 2022 | Festival MusiCâmara – Trio Los Pampas
Quando: 14 de julho – 20H
Onde: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya – Rua Pe. Felipe, 900 – Centro – Esteio
- Entrada Franca –
Confira toda a Programação do Festival MusiCâmara
11 – Grupo Barroco Vivo! – Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
12 – Grupo Barroco Vivo! – Igreja das Dores (Rua dos Andradas, 587 – Centro Histórico) Porto Alegre
13 – Quarteto de Cordas Zuca – Auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL – Câmpus Sapucaia do Sul (Rua Copacabana, 100 – Piratini) – Sapucaia do Sul
14 – Trio Los Pampas – Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya – Rua Pe. Felipe, 900 – Centro – Esteio
14 – Orquestra Lux Sonora – Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Inácio Cristiano Plangg, 66)- Novo Hamburgo
14 – Duo Folclórico Lírico Espaço Cultural Antiga Matriz (Av. São Miguel, 473 – Centro) Dois Irmãos
15 – Fernando Ávila Trio – Solitude Gris – Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
MÚSICAMARA, DESDE 2008
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Ao longo das 13 temporadas de realização do projeto, foram realizados mais de 150 concertos em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Novo Hamburgo e Portão, com um público estimado em mais de 50 mil pessoas e mais de 10 mil alunos impactados com as visitas didáticas.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.