Presto Produções e Promoções Artísticas e Stihl, apresentam Projeto MusiCâmara 2022
A cidade de Dois Irmãos integra a quarta noite de concertos do Festival MusiCâmara. Na Quinta-feira, 14 de julho, às 20h, Espaço Cultural Antiga Matriz (Av. São Miguel, 473 – Centro). Entrada Franca.
O Duo Folclore Lírico, formado pela soprano Andiara Mumbach e pelo violonista clássico Marcel Estivalet, será a atração desta noite, com um programa que tem como base a música folclórica, com compositores como Downland, Fauré, Tarrega, dentre outros.
O Festival integra a 14ª Temporada do Projeto MusiCâmara e segue com concertos ao longo da semana, possibilitando que outras cidades da região recebam os concertos e que se beneficiem de apresentações de formações instrumentais variadas e de muita qualidade musical e artística. Assim, o Festival realiza ao longo da semana (11 a 15 de juho) 7 concertos, em 6 cidades da região: São Leopoldo, Porto Alegre, Esteio, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Dois Irmãos.
Duo Folclórico Lírico
Com sua primeira apresentação em março de 2015, o duo Folclore Lírico, formado pela cantora lírica Andiara Mumbach e pelo violonista clássico Marcel Estivalet, já ocupou diversos palcos com sua proposta de música de concerto a partir de material folclórico.
O projeto já viajou à Passo Fundo, São Francisco de Paula e ocupou os principais espaços camerísticos de Porto Alegre, como Musical Évora, Projeto Desconcerto, Ecarta Musical, Festival Música nas Igrejas e abertura na programação do Fronteiras do Pensamento no Salão de Atos da UFRGS, entre outros. No programa foram apresentadas obras da renascença inglesa, romantismo francês, nacionalismo espanhol, modernismo inglês e brasileiro.
Músicos
Andiara Mumbach
A soprano Andiara Mumbach iniciou seus estudos de canto em 2006. Em 2007 ingressou no bacharelado em canto na UFSM. Tem participado de masterclass com os professores Carlos Rodriguez, Luisa Giannini, Juremir Vieira, Maria Cristina Kiehr, Marilia Vargas, Homero Velho, Eiko Senda e Martha Herr. Foi professora de técnica vocal no Projeto de Extensão do Curso de Música da UFSM e preparadora vocal do Coro de Câmara da mesma instituição. Atualmente, em Porto Alegre, ministra aulas de canto e dedica-se especialmente ao repertório barroco e à música de câmara, recebendo orientações da soprano Elisa Machado. Em seu repertório destacam-se: Cantatas BWV 4, 51, 106, 150, 196 e 209, Magnificat, Osteroratorium (Bach), Gloria (Vivaldi), O Messias (Händel), Exultate Jubilate, Vesperae Solemnes de Confessore, Missa Brevis in G, Missa da Coroação (Mozart), Missa Solene de Santa Cecilia (Gounod), Frauenliebe und Leben (Schumann), Quatre Chansons de Jeunesse (Debussy). Atuou como 2ª Bruxa na ópera “Dido e Enéias” (Purcell) e como 1a Dama na ópera “A Flauta Mágica” (Mozart). Também solista em concertos do Projeto Vésperas e na série Cantabile canta pelo Rio Grande (Associação Cultural Cantabile), além de 10 recitais didáticos no projeto Cantando o Brasil (prêmio FUNARTE-2014).
Marcel Estivalet
Marcel Estivalet (Porto Alegre/RS), bacharel em violão clássico pela UFRGS sob a orientação do prof. Dr. Daniel Wolff, atua como músico e professor desde 2006 se apresentando em concertos solos e nas mais diversas formações de música de câmara. Realizou uma série de concertos didáticos intitulados “O Violão Através dos Séculos” para alunos de escolas públicas, participou do recital Eduardo Castañera e convidados juntamente com o violonista João Souza, participou no I RS Guitar Festival com duo de violões Lima-Estivalet e o quarteto POA Violão 4, este último viajando pelo noroeste da Argentina para o VII “Andes y Sierras” Festival de Guitarra. Além disso tem se apresentado nas principais espaços e séries de música de câmara em Porto Alegre Junto a coro, piano, acordeon e canto lírico.
Desde 2013 vem se aperfeiçoando com músicos de renome internacional tais como Eduardo Fernandez (UY), Álvaro Pierri (AUS) e Eduardo Castañera (ARG/BR) entre outros. Participou de eventos relacionados à música e medicina, retórica musical, análise musical, jazz e improvisação, arte e estética, didática de contraponto e pesquisa acadêmica em performance instrumental com bolsa do CNPq/UFRGS.
Desde 2010, Marcel leciona aulas de violão para público variado (infantil/adulto, amador/profissional) com ênfase na formação clássica pela Casa da Música de Porto Alegre, onde também atua na produção de concertos e masterclass com
violonistas convidados
PROGRAMA
J. DOWLAND (1563-1626)
The Frog Galliard (violão solo)
Come Again
Flow, my Tears
B. BRITTEN (1913-1976)
Folk Songs:
I will give my love an apple
Sailor-boy
G. FAURÉ (1845-1924)
Le Papillon et la Fleur*
Mai*
F. TARREGA (1852 -1909)
Tango (violão solo)
M. DE FALLA (1876-1946)
Siete Canciones Populares Españolas
El paño moruno**
J. RODRIGO (1901-1999)
Coplas del Pastor Enamorado
H. VILLA-LOBOS (1887-1959)
Preludio 1 (violão solo)
Aria (Cantilena) das Bachianas Brasileiras nº 5
*transcrição/arranjo.: Marcel Estivalet
**transcrição: Miguel Llobet
Patrocínio
Stihl Ferramentas Motorizadas
Meta
Apoio
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Leopoldo
Silvio R Moraes Advogados Associados
IFSUL – Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Sapucaia do Sul
Basílica Nossa Senhora das Dores
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Esteio
Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo
Administração Municipal de Dois Irmãos – Departamento de Cultura
Espaço Cultural da Antiga Matriz
Produção Cultural
Ailton Abreu
Coordenação Geral
Lúcia Passos
Serviço
O que: Projeto MusiCâmara 2022 | Festival MusiCâmara – Lux Sonora
Quando: 14 de julho – 20H
Onde: Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Inácio Cristiano Plangg, 66)- Novo Hamburgo
Entrada Franca
Confira toda a Programação do Festival MusiCâmara
11 – Grupo Barroco Vivo! – Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
12 – Grupo Barroco Vivo! – Igreja das Dores (Rua dos Andradas, 587 – Centro Histórico) Porto Alegre
13 – Quarteto de Cordas Zuca – Auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL – Câmpus Sapucaia do Sul (Rua Copacabana, 100 – Piratini) – Sapucaia do Sul
14 – Trio Los Pampas – Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya – Rua Pe. Felipe, 900 – Centro – Esteio
14 – Orquestra Lux Sonora – Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Inácio Cristiano Plangg, 66)- Novo Hamburgo
14 – Duo Folclórico Lírico Espaço Cultural Antiga Matriz (Av. São Miguel, 473 – Centro) Dois Irmãos
15 – Fernando Ávila Trio – Solitude Gris – Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
MÚSICAMARA, DESDE 2008
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Ao longo das 13 temporadas de realização do projeto, foram realizados mais de 150 concertos em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Novo Hamburgo e Portão, com um público estimado em mais de 50 mil pessoas e mais de 10 mil alunos impactados com as visitas didáticas.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.