Presto Produções e Promoções Artísticas e Stihl, apresentam Projeto MusiCâmara 2022
A última noite de concertos do Festival MusiCâmara ocorre em São Leopoldo nesta sexta-feira, dia 15 de julho, às 20h, na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450 – Centro). Entrada Franca.
Para fechar o Festival MusiCâmara, Fernando Ávila Trio, que traz a São Leopoldo seu mais recente trabalho: SOLITUDE GRIS.
O Concerto Solitude Gris é o novo projeto do acordeonista e compositor Fernando Ávila. Depois de ter lançado em 2017 o seu primeiro álbum intitulado A Lua de Santiago, que entrelaça música instrumental e poesia, Fernando mais uma vez apresenta repertório autoral que transita sobre gêneros platinos e brasileiros, fazendo uma abordagem do acordeon na música de câmara, ao lado de violino e violão.
Este novo repertório traz consigo composições que marcam o momento atual do compositor, músico e pessoa, amalgamando aspectos da vida cotidiana do artista e suas vicissitudes. Solitude Gris é uma composição que reflete o estado de espírito do compositor durante seus últimos anos de moradia na cidade de Santa Maria, suas alegrias e tristezas, seus dias cinzas e demais matizes, ao passo que a música fez nascer a poesia homônima. Este concerto abarca a alma do músico no período de junho de 2019 a junho de 2020, num espaço de grandes transformações e acontecimentos na vida pessoal que, sem dúvidas, acarretaram na vida artística.
SOLITUDE GRIS
Solitude gris
Quase coloriu
Por um triz
A tez do meu dia
Insolente vento
Surrupia na noite
Ricocheteia
Cachecóis da lua
Nuvens dos meus cabelos
Solitude gris
Grita no céu da boca
A melancolia das retinas
E os enigmas do vinho
Tinto e turvo mistério
Lhe entorpecem a dor
A excitação teceu matizes
Pulou da janela das minhas tardes
Emaranhou o novelo do pensamento
Num escarlate sobressalto
Rubro fogo fez surgir
Chama que se paga
Alvacenta insígnia que resta e conduz
Pelo labirinto mordaz
Nascem feixes de luz
Loquaz solilóquio
Quase coloriu
Por um triz
Minha solitude gris
Fernando Ávila
Maio de 2020
Solitude Gris amalgama três vertentes das artes em um só espetáculo, pois se trata de uma composição instrumental e um poema de Fernando Ávila, e uma pintura de Maria Tomaselli.
Durante o concerto, o público poderá experienciar a recitação do poema, o soar da música e a contemplação da tela que estará exposta.
Neste mesmo espetáculo, Ávila também homenageia o centenário de nascimento do ícone argentino Astor Piazzolla por meio da composição Tango pour Carla, citando inúmeras peças de Piazzolla.
Durante a apresentação, o músico explana sobre características das peças e dos arranjos, tornando o espetáculo mais didático e interativo.
Fernando Ávila
Fernando Ávila, acordeonista, compositor e professor de acordeon, é bacharel em música popular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e licenciando em música pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2017 lançou o CD A Lua de Santiago, álbum que reuniu suas composições instrumentais arranjadas para acordeon e quinteto de cordas. Em 2019 o CD foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação do Ano.
Tem atuado como solista junto à diferentes orquestras e grupos de música de câmara pelo Brasil, como o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Orquestra de Câmara da UNISC, Banda Sinfônica da UFSM e Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Realizou concertos de acordeon em França e Holanda, e vem tendo suas composições interpretadas por acordeonistas de Portugal, Ucrânia, Croácia, Polônia e Holanda.
Em 2021 foi jurado de duas competições internacionais de acordeon, o Czech Accordion Online Competition 2021, da República Tcheca; e Concord of Sounds, da Letônia. Ávila teve a composição Tango pour Carla interpretada em importantes competições internacionais de acordeon, como 46° PIF Castelfidardo (Italia) e 74° Coupe Mondiale (Alemanha), na qual o intérprete polonês Nikodem Sobek sagrou campeão e vice campeão, respectivamente.
Como docente atua desde 2013 como professor de acordeon, tendo trabalhado no Espaço Livre de Música da Presto Produções e Promoções Artísticas, em São Leopoldo; Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre; Curso de Extensão em Música da UFRGS, em Porto Alegre. Desde 2018 é professor de acordeon da Musiartes, em Santa Maria. Foi idealizador e diretor artístico do Encontro Nacional de Acordeon PRESTO SESC, festival que ocorreu em três edições na cidade de São Leopoldo, a saber nos anos 2016, 2017 e 2018.
Em 2022 recebeu o Prêmio Destaques da Cultura, promovido pelo jornal Diário de Santa Maria, na categoria Música Instrumental.
Atualmente vem realizando os projetos Acordeon Café e Accordéon et Vin, tocando em ambientes de cafeterias, bistrôs e restaurantes, e preparando um novo álbum que se chamará Solitude Gris, novamente trazendo suas composições instrumentais arranjadas para acordeon e quinteto de cordas, concatenando música, poesia e artes plásticas, em trabalho colaborativo com a artista plástica Maria Tomaselli.
PROGRAMA
Fernando Ávila
Mate poético
Fernando Ávila/Felipe Martini
Milonga del sur
Carlos Gardel
Por una cabeza
Oscar dos Reis
La muerte del índio
Fernando Ávila
Le petit chat Bartô
Fernando Ávila
Um tema para Giovanna
Fernando Ávila
Tango pour Carla
Fernando Ávila
Luna
Fernando Ávila
Tango bolero
Fernando Ávila
Solitude gris
Fernando Ávila
Le petit chat Boris
Músicos:
Fernando Ávila – acordeon
Matheus Lopes – violão
Regina Guerra – violino
Patrocínio
Stihl Ferramentas Motorizadas
Apoio
Meta
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Leopoldo
Silvio R Moraes Advogados Associados
IFSUL – Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Sapucaia do Sul
Basílica Nossa Senhora das Dores
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Esteio
Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo
Administração Municipal de Dois Irmãos – Departamento de Cultura
Espaço Cultural da Antiga Matriz
Produção Cultural
Ailton Abreu
Coordenação Geral
Lúcia Passos
Serviço
O que: Projeto MusiCâmara 2022 | Festival MusiCâmara – Fernando Ávila Trio
Quando: 15 de julho – 20H
Onde: Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
Entrada Franca
Confira toda a Programação do Festival MusiCâmara
11 – Grupo Barroco Vivo! – Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
12 – Grupo Barroco Vivo! – Igreja das Dores (Rua dos Andradas, 587 – Centro Histórico) Porto Alegre
13 – Quarteto de Cordas Zuca – Auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL – Câmpus Sapucaia do Sul (Rua Copacabana, 100 – Piratini) – Sapucaia do Sul
14 – Trio Los Pampas – Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya – Rua Pe. Felipe, 900 – Centro – Esteio
14 – Orquestra Lux Sonora – Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Inácio Cristiano Plangg, 66)- Novo Hamburgo
14 – Duo Folclórico Lírico Espaço Cultural Antiga Matriz (Av. São Miguel, 473 – Centro) Dois Irmãos
15 – Fernando Ávila Trio – Solitude Gris – Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo
MÚSICAMARA, DESDE 2008
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Ao longo das 13 temporadas de realização do projeto, foram realizados mais de 150 concertos em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Novo Hamburgo e Portão, com um público estimado em mais de 50 mil pessoas e mais de 10 mil alunos impactados com as visitas didáticas.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.