A PRESTO Produções e Promoções Artísticas e o Vocal PHOENIX promovem juntos um Festival de Coros. O Festival ocorrerá no dia 03 de setembro, sábado, às 20h, na Igreja do Relógio – Rua Osvaldo Aranha, 450 – centro – São Leopoldo. Entrada Franca.
Depois de 3 anos, São Leopoldo será palco de um Festival de Coros presencial, contando com o Madrigal PRESTO e o Vocal Phoenix de São Leopoldo, o Coro Júlio Kunz de Novo Hamburgo e o Coral Donna Voce, de Porto Alegre.
Estilos e formações variadas caracterizam os grupos que estarão se apresentando. Os programas vão da música popular brasileira, folclóricas e músicas do repertório internacional, originais para coro e também arranjadas.
A PRESTO, ao longo dos 16 anos de atividades, sempre buscou incentivar e fomentar atividades que colaborem na promoção do canto coral brasileiro, especialmente em São Leopoldo, que sempre contou com inúmeros grupos, inclusive por influência da imigração alemã na cidade
Assim, o Festival de Coros, compõe uma série de ações e propostas que visam resgatar e ampliar essa atividade, de forma qualificada e abrangente, dando acesso às pessoas que já gostam, bem como incentivando crianças e jovens à apreciar e também praticar o canto coral.
Coros Participantes
Madrigal PRESTO
Criado em outubro de 2008, na cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, o Madrigal Presto é formado por 30 cantores e tem como objetivo difundir a música erudita, visando à excelência artístico-musical na interpretação de obras de destacado valor no repertório coral, escritas para essa formação, além de interpretar obras de compositores brasileiros em primeira audição e arranjos de música popular brasileira.
Sob a preparação vocal de Lúcia Passos e a regência do maestro João Paulo Sefrin, tem se apresentado, ao longo de seus 14 anos de existência, em eventos culturais e festivais de coros no Rio Grande do Sul e em outros estados.
Durante o ano de 2012, apresentou a Missa Brevis, de Joseph Haydn com a Orquestra de Câmara FUNDARTE.
Já nos anos de 2013 e 2014, participou da Metaphisica Simphonia Coral, com a Orquestra do Recanto Maestro.
Em dezembro de 2015, participou da turnê Mestres da Música Clássica, que percorreu oito cidades do estado, interpretando a Petite Messe Solennelle, de Rossini, obra para Coral, piano, órgão e quarteto vocal solista. Realizou o Credo, de Vivaldi, na abertura das comemorações de 10 anos do projeto Musicâmara.
No ano de 2017, apresentou a obra Messias, de Händel, ao lado da orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.
Em 2018, para comemorar os seus 10 anos de existência, o Madrigal Presto fez uma turnê em Minas Gerais, realizando apresentações nas cidades de Visconde do Rio Branco, São João Del Rey, Ouro Preto e Belo Horizonte. Em setembro, sob a regência do maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, participou do Concerto Especial para o III Congresso Internacional “Uma nova pedagogia para a sociedade futura”, reapresentando, junto à Orquestra Jovem Recanto Maestro, a Metaphisica Sinfonia Coral. Em novembro, realizou, com a Camerata Presto, o Glória, de Antonio Vivaldi, no concerto de aniversário de quarenta anos da Fundação Scheffel e cinquenta anos do Rotary Club de Novo Hamburgo, RS.
Em novembro de 2019, participou do programa Música na UFCSPA, apresentando um repertório com peças renascentistas e obras brasileiras para coro. Em dezembro, apresentou o Concerto de Natal em homenagem aos quarenta e cinco anos das ações pela preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo. Nessa ocasião, interpretou Magnificat, de Antonio Vivaldi, e Oratorio de Nöel, de Camille Saint-Saëns.
Em janeiro de 2020, o Madrigal Presto integrou o coro principal do IV Gramado in Concert para a apresentação da 9ª Sinfonia, sob a regência do maestro Linus Lerner, em comemoração aos 250 anos de Beethoven.
Em 2021, no Theatro Sao Pedro, fez a estreia da obra A Paixão de Dante, do compositor Vagner Cunha, com uma grande orquestra formada especialmente para esta obra.
Lançou o ebook e gravou a Seleção de Arranjos do Maestro José Pedro Boéssio.
VOCAL PHOENIX
O VOCAL PHOENIX é um grupo independente, da cidade de São Leopoldo, que iniciou suas atividades em setembro de 2003. Atualmente conta com 13 componentes. Cultiva um repertório diversificado, que vai de peças anteriores à Renascença até o folclore e as canções tradicionais de diferentes países, passando por autores eruditos consagrados. Canta somente a cappella. Desde sua fundação, o VOCAL PHOENIX é regido pelo maestro Luiz Carlos Thomas, que, a partir de 2017, conta com a parceria da maestrina Bárbara Körbes Hartmann. Ambos são responsáveis pela preparação vocal do grupo.
Coro Júlio Kunz
O Coro Júlio Kunz de Novo Hamburgo é um dos mais antigos grupos de canto do Brasil, fundado em 1888 por descendentes alemães sob o nome de “Gesangverein Frohsin” – alegres cantores. Em suas primeiras décadas o Coro era masculino e seu repertório composto basicamente por músicas alemãs, já que seus integrantes cantavam a saudade da pátria. Mas no início da década de 1960 as mulheres se juntaram ao Coro e hoje, como vocês podem ver, são a maioria.
Ao longo destes 134 anos de atividades, o Julio Kunz esteve presente em vários eventos importantes para o desenvolvimento da arte gaúcha e nacional, participando de festivais e levando cultura, alegria e encantamento para incontáveis plateias. Foram muitas as viagens, inclusive para países da América Latina e Europa, mantendo a tradição de perpetuar o movimento coral como forma de agregar amigos e difundir a cultura e a emoção através da música.
Nos últimos anos seu repertório tem sido bastante variado, com predominância da música brasileira. Podemos ressaltar alguns projetos marcantes, como o musical “Viva o Rabo do Tatu”, uma homenagem à dupla de músicos gaúchos Kleiton e Kledir, o “Tributo ao Rock”, com a banda The Travellers, e a opereta “A noiva do Condutor”, de Noel Rosa.
Em toda sua existência, têm-se notícia de somente uma paralisação do Coro, que foi durante a II Guerra Mundial. Agora, no período da pandemia, não pudemos nos encontrar fisicamente por mais de um ano, mas mantivemos acesa a chama, através de ensaios semanais virtuais e a gravação de vídeos, que enviávamos para os familiares e amigos, alimentando nossas almas.
Atualmente o Coro está preparando o espetáculo “Serenata”. Algumas destas canções vocês vão conhecer hoje. Esperamos que apreciem e que com nossa apresentação estejamos semeando novos cantores e novos grupos musicais, estimulando novas gerações para esta forma de manifestação cultural que tanto bem nos faz. Muito obrigada a todos vocês por estarem aqui hoje e compartilhar este momento conosco.
CORO FEMININO DONNA VOCE
O Coro Feminino Donna Voce (Porto Alegre, BRASIL) é um grupo independente que foi criado em 2011. É formado atualmente por treze mulheres com experiências profissionais diversas, tanto nas artes quanto em outras áreas, mas com qualificadas vivências em coros e grupos vocais. Propõe-se ao estudo e performance de repertório histórico, visitando peças do Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo; ao estudo e lançamento de composições dos séculos XX e XXI e dedica-se também à música popular brasileira. Seja nos programas de música antiga, nas obras contemporâneas ou na música popular, o coro preza pela qualidade do trabalho musical. Apresenta-se à capella ou com acompanhamento instrumental, neste caso sendo acompanhado também por instrumentistas convidados. Promove concertos e participa de encontros de coros e festivais de música.
Ana Maria Ribeiro-Althoff responde pela regência, correpetição, preparo vocal e direção artística. É formada em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e trabalha com diferentes formações corais em Porto Alegre/RS.
A PRESTO
A PRESTO é uma empresa especializada em organização, produção e promoção de espetáculos artísticos e eventos culturais.
Ao longo de 16 anos de atividade, a PRESTO tem se destacado como referência nas atividades de música do Rio Grande do Sul e do Brasil. Também oferece oficinas de música, recitais, seminários, shows e concertos.
Alguns dos principais parceiros e clientes da PRESTO são: PETROBRAS, SESC-RS, SESI, FECORS – Federação de Coros do Rio Grande do Sul, Fundação Cultural de Curitiba, Fundação Ernesto Frederico Scheffel, Comunidade Evangélica de São Leopoldo, Comunidade Bom Pastor de Esteio, Prefeituras de São Leopoldo, Curitiba, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Rosa, Montenegro, Lajeado, Dois Irmãos, Canoas, Sapucaia, Esteio, dentre outras.
Serviço
O que: Festival de Coros
Quando: 03 de setembro, 20h
Onde: Igreja do Relógio – Rua Osvaldo Aranha, 450 – centro – São Leopoldo/RS
Entrada Franca
Outras Informações
51 3037 7784
51 9 9118 6763 (whatsapp)
prestosl.com.br/