Inovação hoje é uma palavra importante e presente em diferentes setores e áreas. No meio corporativo não é diferente. Empresas e organizações precisam estar atentas ao momento para tentar acompanhar as evoluções.
Atualmente, a avaliação de um trabalho bem realizado e seus resultados não deve ser feita com base apenas no trabalho em si, mas em diversos outros fatores que contribuem positivamente para dar mais visibilidade à marca ou empresa.
As empresas e organizações sabem que é fundamental se modernizarem e ir além das paredes do ambiente de trabalho. Para isso existem os eventos corporativos, também conhecidos como eventos empresariais, que hoje fazem parte das estratégias de marketing das empresas.
Por que fazer um evento corporativo?
Direcionados ao público de empresas e instituições, um evento corporativo é uma excelente ferramenta de relacionamento, promoção e interação. Além de promover mais motivação na equipe de trabalho, tornando o ambiente acolhedor e saudável, um evento ou festa corporativa é um momento que permite a troca de conhecimentos e experiências.
Muitas empresas fazem eventos sociais e corporativos porque compreendem a importância da interação entre os participantes, que resulta no famoso networking, e contatos em qualquer área, são sempre importantes.
Os encontros empresariais ou corporativos podem ser realizados por diferentes objetivos: capacitação profissional da equipe, comunicação de decisões, levar conhecimentos ao público-alvo da marca, desenvolver o relacionamento com clientes e parceiros, apresentação de algum novo produto, etc. São várias as motivações.
Em qualquer uma delas fica evidente que o evento corporativo pode trazer várias vantagens para a empresa, como prospecção de novos clientes, aumento da visibilidade e da marca, relacionamento direto com o público-alvo e seus funcionários, e isso pode trazer também mais credibilidade.
Organização de eventos corporativos
Como em qualquer evento, é preciso planejamento e organização para que tudo ocorra de acordo com o esperado e com o propósito da ação. Desde os mais simples até os maiores (do público interno ao externo), há vários fatores que precisam de análise: locação, fornecedores dos serviços, contratação de trabalhadores, entre outros.
Portanto, recomendamos primeiramente pensar nas metas que se deseja. É importante ter algumas informações muito bem definidas e organizadas como: data, foco do evento, público e orçamento. A partir dessas definições é possível começar o planejamento do tipo de encontro.
Definindo o formato do evento
Grande parte das empresas tem em seu calendário de atividades os eventos sazonais, aqueles que ocorrem sempre em determinada época do ano, que também são importantes para avaliar a funcionalidade dos métodos de trabalho, aumentar a interação entre funcionários, além de manter o entusiasmo da equipe.
Tenha sempre atualizado o calendário da sua empresa/negócio, pois isso pode facilitar muito na hora de definir e pensar possíveis novas estratégias. Direcionado ao público interno ou externo, os eventos sazonais também promovem o desenvolvimento de ações, conteúdos e promoções temáticas.
Há uma grande variedade de formatos de eventos corporativos e ações com a finalidade de promover o negócio, como lançamento de produtos, feiras de negócios, entre outros, e tais eventos podem ser adaptados à realidade da sua empresa. A seguir listamos alguns que podem ajudar na sua escolha.
Confraternização/comemoração
É um dos eventos corporativos mais comuns e fáceis de realizar, muito utilizado para celebrar junto ao público interno como o cumprimento de metas, aniversário da empresa, fechamento de um grande negócio, mudança de equipe e diretoria.
Muitas vezes esse tipo de evento pode ser organizado por uma equipe da própria empresa. Já, se o motivo da comemoração for realmente uma festa de fim de ano e encerramento de atividades anuais, talvez seja necessária a contratação de uma empresa terceirizada para organização do evento.
Gincana
Por ter características de uma atividade descontraída, a gincana pode ser realizada com a equipe de funcionários da empresa ou também em encontros empresariais. O interessante é que tenha um bom número de pessoas para que as atividades e competições sejam divertidas.
É um momento de integração entre todos e estimula a socialização. Se a gincana for ao ar livre, será melhor. Pense em provas com desafios físicos. Normalmente o público gosta de se engajar neste tipo de aventura.
Palestra
As palestras são frequentes na organização de eventos empresariais e podem, em um curto período de tempo, proporcionar conhecimento sobre determinado tema. A empresa pode apresentar um convidado especialista no assunto, que não precisa necessariamente estar ligado à atuação da organização, mas deve ser relevante para manter o interesse do público.
Curso
Com o objetivo de capacitar e promover diferentes conhecimentos aos colaboradores ou clientes, o curso é uma boa opção para quem busca trazer mudanças e novas habilidades para o ambiente de trabalho.
Normalmente os cursos são divididos em etapas, podem ocorrer em vários dias e ser realizados tanto na empresa como em outro local. Assim, como nas palestras, o importante é que o conteúdo seja produtivo e relevante.
Workshop
Semelhante ao curso, porém com duração menor, o workshop (também chamado de oficina) tem a característica dos participantes atuarem de forma mais efetiva. Trata-se de um curso prático, não apenas teórico. Para ser mais eficaz, indicamos que seja realizada para grupo ou público específico, com conteúdo leve e dinâmico, e fora da empresa, talvez em um hotel ou centro de convenções.
Seminário
De forma mais expositiva, o seminário normalmente conta com a presença de um especialista na área, podendo ser realizado também pelos próprios empregados da empresa, em que um tema é abordado com mais profundidade. Pode-se também convidar palestrantes que tratem de temas variados, porém referentes ao mesmo setor.
Congresso
Com foco em um segmento ou setor, os congressos são eventos empresariais mais extensos, podendo durar até uma semana inteira, que debatem tendências de mercado, e proporcionam vivências distintas. Também podem receber convidados nacionais e internacionais do setor.
Convenção
Com características próximas ao de um congresso, a convenção se diferencia por ter uma presença significativa de público, e por consequência, resulta em mais interação entre os participantes. A convenção é um tipo de evento bastante produzido pela classe empresarial, política e de vendas.
Conferência
Normalmente a conferência conta com a presença de especialistas e uma plateia sentada em auditório que faz perguntas por escrito e são levadas ao conhecimento dos convidados para condução do presidente de mesa.
Feiras
São grandes eventos empresariais que reúnem um público considerável e diferentes empresas. Tem como objetivo a divulgação de produtos e serviços da categoria com stands informativos, tendo foco na troca de informações e contatos. Uma feira pode ter programação diversificada com congressos, palestras e outros eventos menores.
Cerimônia
A cerimônia trata-se de um evento mais formal, em que geralmente é necessário que seja conduzido por um mestre de cerimônias ou cerimonialista, para seguir os protocolos da solenidade.
É indicada para destacar a posse de uma nova diretoria, premiação de funcionários, aposentadoria do presidente ou homenagem a alguém. Também é preciso providenciar troféus ou placas de homenagem e ter atenção nas grafias dos nomes e cargos corretos.
Lançamento de produtos
Para quem busca fazer a divulgação de uma nova linha ou produto, esse tipo de evento é o ideal, pois pode-se ter estandes espalhados pelo local com folhetos e materiais impressos, além de amostras grátis. Uma dica é que o evento não seja muito longo para não correr o risco dos presentes irem embora antes da apresentação do produto.
Mesa redonda
Bastante comum e conhecida, a mesa redonda é uma ótima opção de evento corporativo, claro, dependendo do objetivo da empresa. Nesse formato tem-se vários especialistas que debatem um mesmo assunto por diferentes opiniões. Importante ter a presença de um moderador para organizar a ordem de fala de cada participante.
Contrate uma agência de eventos
Alguns eventos empresariais não parecem ser tão difíceis de organizar, mas hoje o mercado tem muitas empresas de organização de eventos corporativos, e são especializadas neste tipo de serviço.
Além da praticidade de deixar o trabalho na responsabilidade de quem sabe fazer, uma agência de eventos corporativos já está familiarizada com os trâmites de qualquer tipo de evento, orçamentos e negociações. Há também a facilidade de que já dispõe de uma equipe completa de fornecedores e trabalhadores para a realização do evento. Você não precisará ficar envolvido e poderá focar no trabalho na empresa.
Eventos na pandemia
É fato que a pandemia resultou em adversidades, situações em que foi preciso se reinventar e inovar. Muitos migraram para o online como forma de aproveitar as oportunidades e acompanhar as mudanças de comportamento na sociedade em geral e no meio corporativo.
Ainda há restrições quanto aos eventos corporativos na pandemia. Mas, é sempre fundamental estar ciente dos decretos, das mudanças e flexibilizações. Alguns já são permitidos, então é importante ter o cuidado na realização e seguir os protocolos de segurança.
Ainda que pareça distante saber quando será possível realizar eventos dentro da chamada normalidade, você pode já idealizar o que pretende fazer mais adiante, talvez ainda em 2021 ou em 2022. Esse tempo extra até permitirá que veja a situação, quem sabe, de uma forma mais clara e abrangente, e possa colocar os objetivos em perspectiva.
Aposte no evento corporativo
Como podemos ver, há diversas variações de eventos empresariais ou corporativos, e seja num coquetel, num coffee break, numa palestra ou feira, qualquer um deles permite integração, conhecimento, novas habilidades, troca de contatos e vivências.
Evento corporativo é fator importante para criar um relacionamento ou estreitar o vínculo entre funcionários e empresa, e entre empresa e clientes, até mesmo identificar possíveis novos clientes.
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