Música fandangueira ganha releitura clássica elaborada pelo Grupo Arte Gaúcha
Clássicos da música gaúcha também serão destaque na 38ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos, que acontece na Praça 20 de Setembro, em São Leopoldo, de 10 a 22 de setembro.
O Grupo Arte Gaúcha, da Presto Produções e Promoções Artísticas, se apresenta no dia 20 de setembro, às 19h, no Palco Bicentenário, com o espetáculo Fandangos.
“Nosso propósito é integrar a sonoridade da música gaúcha tradicional, folclórica e popular à linguagem da erudita”, ressalta Ailton Abreu, diretor da Presto Produções e Promoções Artísticas, idealizadora do grupo.
O espetáculo Fandangos faz a releitura de grandes obras da música fandangueira composta por artistas como Elton Saldanha e bandas como Os Serranos e Tchê Garotos, com arranjos inéditos, explorando a versatilidade e as características dos instrumentos de cordas, os violinos, a viola e o violoncelo, em parceria com os instrumentos mais tradicionais dentro desse repertório, o acordeon o violão e a percussão.
Abreu aponta que uma característica que acompanha a formação do grupo é a de trabalhar arranjos exclusivos e que exploram as possibilidades dos instrumentos de cordas, mostrando sua versatilidade na realização deste repertório.
Os arranjos são assinados pelo maestro João Paulo Sefrin e o acordeonista André Machado.
Dentre as canções estão Aquerenciado (Os Monarcas), Castelhana (Elton Saldanha e Rui Biriva), A Primeira Vez (Elton Saldanha), Rio Grande Tchê (Os Serranos), Baile de Candieiro (Os Mirins), Última Lembrança (Luiz Menezes), Tô Voltando pra Ficar (Tchê Garotos), Iguaria Campeira (Grupo Rodeio), Cambichos (Os Serranos), dentre outros.
“Fandangos” também terá a presença de um casal de bailarinos à frente do grupo, mostrando a dança, a indumentária e a riqueza de variações coreográficas que este estilo de música fandangueira possui.
Para esta participação, foram convidados os dançarinos Fabrício Zoppas Pierezan e Daniely Loreno de Oliveira.
O grupo Arte Gaúcha foi criado em 2014, e é formado pelos músicos Rael Gobatto e David Garcia (violino), Cassiano Rocha (viola), Ailton Abreu (violoncelo), Jacson Jaques (violão e voz), Daniel Castilhos e Leonardo Karan (percussão).
Eles traduzem o cancioneiro gaúcho por meio de arranjos especialmente elaborados e interpretados por uma formação instrumental pouco comum na realização do repertório.
Sobre a Feira do Livro
A 38ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos acontece na Praça 20 de Setembro, em São Leopoldo, de 10 a 22 de setembro. Contempla programações artísticas e culturais, bancas de livreiros e diversas atrações literárias, música e teatro para públicos diversos. A Praça 20 de Setembro é mais conhecida como Praça da Biblioteca e fico no centro da cidade.
Tendo como tema “Nas páginas do Tempo, a história se revela” a feira é realizada pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), com correalização do Sesc-Fecomércio São Leopoldo e apoio da Sebratel.
Patrono – O Patrono desta edição da feira será Erny Mügge. Ele é graduado em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-graduação em Administração, Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (Universidade Gama Filho). É editor da Oikos e organizador de vários livros. Membro do Instituto Histórico de São Leopoldo.