Presto Produções e Promoções Artísticas e Ministério da Cidadania apresentam Projeto MusiCâmara 2019.
A 12ª Temporada do Projeto MusiCâmara fará o seu último concerto no próximo dia 20 de dezembro, sexta-feira, às 20h, na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450 – centro), com a apresentação do Madrigal e Camerata PRESTO. Entrada Franca.
Inspirado na história de Maria, da anunciação ao nascimento de Jesus Cristo, o concerto traz as obras Ave Maria, de Franz Biebl, Magnificat, de Antônio Vivaldi, How beautiful are the feet of them, de George H. Händel e o Oratório de Nöel, de Camille Saint-Säens. Para completar o programa, canções tradicionais de Natal, tendo como convidados especiais os cantores da Oficina PRESTO Canto Coral, mais de 100 cantores da comunidade leopoldense que frequentam a oficina desde outubro deste ano.
Madrigal PRESTO
O Madrigal PRESTO, foi criado em 2008, com o objetivo de difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-cultural na interpretação de obras de destacado valor no repertório coral, escritas para essa formação, além de interpretar obras de compositores brasileiros em primeira audição e arranjos de música popular brasileira.Desde o seu início tem a regência do Maestro João Paulo Sefrin e a orientação vocal da professora Lúcia Passos.
O Madrigal Presto se destaca pelas obras relevantes que apresenta, a capella, com orquestras ou grupos de música popular, obras pouco cantadas pelos coros, oportunizando ao público o conhecimento de um repertório coral diferenciado.Em sua trajetória, ao longo de 11 anos, realizou 211 apresentações no Rio Grande do Sul e outros estados do Brasil, em Festivais de Coros, concertos, eventos culturais.
Camerata PRESTO
A Camerata PRESTO é formada por 8 instrumentistas de cordas (02 violinos, 02 violas, 01 violoncelo, 01 Contrabaixo e órgão), com o objetivo de difundir a música erudita instrumental, buscando a excelência artístico-musical e acompanhando o trabalho do Madrigal Presto entre outros grupos da região do Vale do Rio dos Sinos.
O grupo é formado por instrumentistas de grande experiência e componentes de orquestras do Rio Grande do Sul, tais como: Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra da UNISC, Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro, dentre outras.
Oficinas PRESTO – Canto Coral
O projeto Oficinas Presto Canto Coral, que é uma realização do Ministério da Cidadania e da PRESTO Produções e Promoções Artísticas é realizado em 4 bairros de São Leopoldo, Centro, Feitoria, Scharlau e Vicentina, onde mais de 140 cantores se inscreveram para participar em 2019.
O projeto pretende explorar e desenvolver a consciência e potencial vocal dos participantes, introduzindo-os no universo da música cantada em conjunto, estimulando a cultura musical.
Como resultado da participação regular nos ensaios o grupo passou a se apresentar em atividades e eventos culturais da cidade, tais como o Recital de Natal da Sociedade ORPHEU e o Brique do Imigrante na Praça do Imigrante em São Leopoldo, em dezembro.
Para encerrar as atividades em 2019, mais de 100 cantores participarão do Concerto de Natal que encerra a 12ª Temporada do Projeto MusiCâmara em São Leopoldo. Este Projeto já conta com um valor captado através da Lei Rouanet, tendo como patrocinador master a TFL – Química do Brasil, de São Leopoldo, o que já garante a continuação do projeto em 2020.
Programa
Franz Biebl (1906 – 2001)
Ave Maria
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
Magnificat, RV 610
- Magnificat – Adagio
2. Et exultavit – Allegro
3. Et misericordia – Presto
4. Fecit potenciam – Presto
5. Deposuit implevit Bonis – Allegro
6. Esurientes implevit – Allegro
7. Suscepit Israel – Largo
8. Sicut locutus est – Allegro ma poco
9. Gloria patri – Largo
Georg F. Händel (1685 – 1759)
Oratorio Messias – How beautiful are the feet of them
Solo: Soprano Carine Fick
Camille Saint-Saëns (1835 – 1921)
Oratorio de Noël, Op. 12
- Prélude – Allegretto
2. Et pastores erant – Recitative
3. Gloria in altissimis – Allegro
4 Domine, ego credidi – Moderato commodo
6. Quare fremuerunt gentes – Allegro energico
10 Tollite hostias – Maestoso
Melodia Brasileira
Noite Azul
Franz Gruber (1787 – 1863)
Arr. Damiano Cozzella
Noite Feliz
Solos:
Sopranos: Carine dos Reis Fick, Julia Simon, Carla Saueressig, Clarice Pereira, Débora Moretti, Raquel Vieira
Contraltos: Cristin Schwambach, Amanda Garcias, Margareth Rodrigues
Tenor: Tadeu Bitencourt
Baixos: Daniel Hollas Becker, Jandir de Almeida
Camerata PRESTO
Violinos I: Rael Gobatto, spalla e Gustavo Reis
Violinos II: David Garcia e Christine Haruka Tao
Viola: Cassiano Brown da Rocha
Violoncelo: Ailton Abreu
Contrabaixo: Ismael Almeida
Pianista: Rodolfo Daniel Wulfhorst
Madrigal Presto
Técnica Vocal: Lúcia Passos
Regência: João Paulo Sefrin
Oficina PRESTO Canto Coral
Técnica Vocal: Lúcia Passos
Regência: João Paulo Sefrin
Regentes Assistentes: Clarice Pereira e Daniel Hollas Becker
Serviço
O que: Projeto MusiCâmara
Quando: 20 de dezembro, sexta-feira – 20h
ENTRADA FRANCA
Onde: Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450 – centro – São Leopoldo)
Projeto MusiCâmara 2020 – APROVADO
A edição de 2019 do projeto Musicâmara alcançou a décima segunda temporada, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Até dezembro de 2019, realizou 174 concertos com entrada gratuita a um público de aproximadamente 40 mil pessoas. Foram cerca de 9.800 alunos de escolas da rede pública de ensino envolvidos nas ações de formação de platéia.
O patrocínio, até o momento, tem sido majoritariamente de Pessoas Físicas. Você pode incentivar a música e a cultura em São Leopoldo e região, destinando parte de seu Imposto de Renda para o projeto.
Como Patrocinar
Pessoa Jurídica: até 4% do IRPJ devido – declaração pelo Lucro Real
Pessoa Física: até 6% do IRPF devido – declaração completa
Banco do Brasil:
Favorecido: MINC PRONAC 192481
Agência: 2990-4
Conta Corrente: 25.229-8
Proponente: Lúcia de Moura Passos Simon & Cia Ltda (razão social)
Código identificador: CNPJ da empresa – 07.863.377/0001-13.
1ºidentificador: informar o CNPJ ou CPF do patrocinador ou doador;
2º identificador: utilizar, conforme o caso, o seguinte código: 01 (Patrocínio);
Após o depósito o patrocinador deverá apresentar à Presto o comprovante que irá gerar o recibo de mecenato (MINC).
Projetos Presto 2020
A PRESTO conta com outros dois projetos aptos a captação através da Lei Rouanet em 2020. Projeto Camerata PRESTO e Projeto Arte Gaúcha.
PRESTO
Há 13 anos O Lugar Certo da Boa Música.
A PRESTO, celebrando os seus 13 anos de atuação em São Leopoldo, contempla inúmeras atividades musicais, artísticas e projetos culturais.
Nosso projeto cultural de maior relevância e que há 12 anos integra a programação cultural da cidade de São Leopoldo e de outras 03 cidades da região é o Projeto MusiCâmara.
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Até o fim da 11° temporada em 2018, foram realizados 157 concertos, com um público estimado em 35 mil pessoas e beneficiados 9,1 mil alunos da rede pública de ensino.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense e região do Vale do Sinos, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal.
Ao longo de 12 anos de atuação, o MusiCâmara é incentivador de outros projetos culturais, como o Madrigal Presto, que há 11 anos realiza um trabalho de excelência no canto coral do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Desde 2008 a PRESTO também esteve presente em diversos momentos do cenário musical gaúcho através do Quarteto de cordas Presto e do Grupo Arte Gaúcha. Estes grupos vem realizando um trabalho de parceria em inúmeros momentos com o Madrigal Presto, bem como tem se apresentado em eventos socais, culturais e cerimônias em diversas cidades do estado.