Ministério do Turismo e a PRESTO Produções e Promoções Artísticas apresentam, Projeto Camerata PRESTO.
No próximo dia 29 de agosto, domingo, às 20h, pelo Canal no YouTube da PRESTO, será transmitido mais um concerto da Camerata Presto, o quarto concerto do Projeto Camerata PRESTO.
O programa presta uma Homenagem aos 100 anos de Astor Piazzolla, com obras clássicas desse grande compositor. Destaca-se também a participação dos solistas Júlio César Wagner, oboísta, e de Daniel Castilhos, acordeonista.
Camerata PRESTO
“A CAMERATA PRESTO reúne 11 músicos instrumentistas, numa formação tradicional de orquestra de cordas.
É fruto do empreendedorismo da Presto, que vê na realização artística um meio para promover a Arte a e a Cultura, oferecendo ao público eventos de significativo valor cultural e social, sempre com acesso gratuito.
Assim como o Madrigal Presto e o grupo Arte Gaúcha, a CAMERATA PRESTO busca desenvolver repertório de relevância técnica e estética no cenário da música universal, enfatizando e valorizando a produção musical brasileira e gaúcha.
Além do contínuo cuidado com a qualidade de seu trabalho, a CAMERATA PRESTO tem por base a valorização do artista e incentivo a seu crescimento pessoal, através de uma ótica humanitária, a estreita relação com a comunidade, o respeito à questão social.
Dessa forma contribui com a vital tarefa de formação e renovação de público, valorizando, incentivando, fomentando, aproximando Música e sociedade”.
João Paulo Sefrin
Astor Piazzolla (1921 – 1992)
O Argentino Astor Piazzolla é considerado o compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX.
Ironicamente, quando começou a fazer inovações no tango, no ritmo, no timbre e na harmonia, foi muito criticado pelos tocadores de tango mais antigos.
Ao voltar de Nova Iorque para a Argentina, Piazzolla já mostrava a forte influência do jazz em sua música, estabelecendo então uma nova linguagem, seguida até hoje.
Piazzolla deixou uma vasta e prolífica discografia, tendo gravado com Gary Burton, Tom Jobim entre outros músicos que o acompanharam.
Algumas de suas composições mais famosas é “Libertango”, sendo que esta é constantemente tocada por diversas orquestras de todo o mundo.
A canção “Adiós Nonino”, outra das mais conhecidas composições, foi feita em homenagem ao seu pai, quando este estava no leito de morte, Vicente “Nonino” Piazzolla em 1959.
Solistas
Júlio César Wagner – Oboé
Bacharel pela UFRGS, participou de vários festivais de música como Festival de Jaraguá do Sul, Festival de Inverno de Vale Vêneto, Festival de Música de Câmara de Caxias do Sul, Encontro de Oboé/Fagote da UFSM e Festival SESC de Música de Pelotas.
Participou de Master Classes com professores renomados como Alex Klein (Chicago Symphony Orchestra), Ingo Goritzk (Alemanha), Luís Carlos Justi (Quinteto Villa Lobos), Nicholas Daniel (Inglaterra), Nestor Garrote (Argentina), Peter Apps (OSESP), Alexandre Barros (Orquestra Filarmônica de Minas), Chistoph Hartmann (Berliner Philharmoniker) e Javier Balbinder (OSPA).
Atuou na OSNH durante quatro anos, no 4.1 Quinteto de Sopros e como músico convidado participou da Orquestra do Theatro São Pedro, OSPA, Orquestra da Unisinos, Banda Municipal de Caxias do Sul e Orquestra Sacra da ULBRA.
Atualmente é integrante da OFPUCRS, OSUCS e Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG).
Daniel Castilhos
Especialista em Educação Musical e Licenciado no Curso de Graduação em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Músico e professor de música no Clube do Professor Gaúcho, professor de acordeon no Centro Cultural 25 de Julho, ambos em Porto Alegre (RS) e professor de música na rede municipal de ensino de Campo Bom/RS.
Tem participado como solista convidado em Orquestras como Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara ULBRA, Sphaera Mundi Orquestra, Camerata Presto e Orquestra Sinfônica Villa-Lobos/SP. Além de integrar o Quinteto Persch e Grupo Arte Gaúcha, desenvolve trabalhos de música de câmara, com diversas formações instrumentais.
PROGRAMA
Astor Piazzolla (1921 – 1992)
Fuga y Mistério
Libertango
Solista: Daniel Castilhos
Oblivion
Solista: Júlio César Wagner
Fear
Solista: Daniel Castilhos
La Muerte del Angel
Regência
João Paulo Sefrin
Produção Cultural
Ailton Abreu
Coordenação Geral
Lúcia Passos
Serviço:
O quê: Concerto Camerata PRESTO – Homenagem aos 100 anos de Astor Piazzolla
Quando: 29 de agosto, domingo,20H
Onde: Canal PRESTO no YouTube
Patrocínio
Stihl
Gedore
Meta
Apoio
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Pousada Plátanos / Nova Petrópolis
Parque Aldeia do Imigrante – Nova Petrópolis
Fundação Ernesto Frederico Scheffel
Mobiles Imóveis e Empreendimentos
Acesso Gratuito
Outras Informações
51 3037 7784
51 9 9118 6763 (whatsapp)
prestosl.com.br/camerata-presto