Camerata Presto, de São Leopoldo, apresenta a obra no evento que destaca as mudanças climáticas
A 18ª Feira Literária de Viamão – FLIVI, que acontece de 20 a 29 de setembro na Praça da Matriz, terá uma intensa programação cultural focada nas mudanças climáticas.
E um dos eventos de destaque na programação será a apresentação de uma obra-prima ícone que toca o coração e a mente: As Quatro Estações de Vivaldi, que será tocada pela Camerata Presto, de São Leopoldo, no dia 21, às 11h, na Igreja da Matriz.
A apresentação acontece logo após uma das atividades mais importantes da feira, que é o lançamento da obra LUTZ — A Visão e as Previsões de José Lutzenberger, obra encomendada após a enchente deste ano.
“Unir uma obra como de Vivaldi, que tão lindamente mostrou as mudanças do tempo nesta peça criada em 1725 com o tema central da feira deste ano, incentiva os jovens sobre a estreita ligação entre a música clássica e a contemporaneidade ”, avalia o maestro João Paulo Sefrin.
As Quatro Estações é uma série de quatro concertos para violino e orquestra composta por Antonio Vivaldi no início do século XVIII.
Cada concerto representa uma estação do ano e é caracterizado por uma descrição musical vívida e expressiva da natureza e do clima.
A obra é considerada uma das mais famosas e importantes do período barroco e continua a ser uma das composições mais populares e amadas da música clássica.
Uma das inovações que Vivaldi usou em As Quatro Estações foi a criação de imagens sonoras que retratam a natureza e o clima.
Ele usou instrumentos como o violino para criar efeitos como o canto dos pássaros, o vento soprando, trovões, e tempestades, criando uma experiência auditiva única e emocionante.
Outra técnica que Vivaldi usou foi a experimentação com a forma do concerto, dividindo a obra em movimentos que refletem as mudanças e as emoções das estações.
A regência é de João Paulo Sefrin, tendo como solistas os músicos violinistas da própria orquestra: Felipe Abel – Primavera; Rael Gobatto – Verão; Gustavo Reis – Outono e Gabriel Ludwig.
A Igreja Matriz, que integra a Feira Literária de Viamão, tem capacidade para 300 pessoas . Nela se apresentarão, além da Camerata Presto, a Ospa, a Camerata Jovem da Casa da Música (AACAMUS), o coro Júlio Kunz e a gala lírica Uma Noite de Ópera.
Serviço
Apresentação Camerata Presto – As Quatro Estações de Vivaldi
Onde – 18ª Feira Literária de Viamão
Local: Igreja da Matriz, localizada junto à Praça da Matiz, no centro da cidade
Quanto: entrada franca
Quando: 21 de setembro
Horário: 09h30
Sobre a Feira:
O que: 18ª Feira Literária de Viamão
Onde: Praça da Matriz, localizada no centro da cidade
Quanto: entrada franca
Quando: entre 20 e 29 de setembro
Horário: das 12h às 21h no dia 20, abrindo às 9h nos outros dias
Cerimônia de abertura: 20 de setembro às 18h, com lançamento do livro de Alcy Cheuiche às 19h
Lançamento do livro Lutz – A Visão e as Previsões de José Lutzenberger: 9h30min do dia 21
Sobre a Camerata Presto
A Camerata Presto é um dos projetos culturais da Presto Produções e Promoções Artísticas, localizada em São Leopoldo.
Reúne onze músicos instrumentistas, numa formação tradicional de orquestra de cordas. Oferece ao público eventos de significativo valor cultural e social, sempre com acesso gratuito.