Projeto realizado com recursos da Lei Complementar no 195/2022, Lei Paulo Gustavo.
O Ministério da Cultura, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo e a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais apresentam:
200 anos de música: Grandes obras germânicas são apresentadas aos leopoldenses
A música foi companheira fiel dos imigrantes alemães na sua vinda para o Brasil. O canto unia, socializava e integrava as comunidades naqueles tempos de saudades. E para resgatar esta arte por meio da música e palestras, quatro bairros de São Leopoldo receberão o Projeto São Leopoldo: 200 Anos de Música.
“Este concerto visa mostrar para o maior número possível de locais da nossa cidade a música que foi composta por grandes compositores alemães e explicar o contexto destas obras, para que as pessoas tenham conhecimento sobre o legado cultural dos imigrantes”, pontua Lúcia Passos, diretora da Presto Produções e Promoções Artísticas.
Ela lembra ainda que a homenagem a esta herança deve ser constante. “A celebração do bicentenário da imigração no Brasil ocorreu em julho, mas as marcas deixadas pelos imigrantes devem ser sempre reverenciadas”, diz.
Serão cantadas e tocadas obras de Johann Sebastian Bach, Harald Genzmer e Dietrich Buxtehude, tendo à frente os solistas Carine Fick (soprano) e Daniel Becker (baixo), que serão acompanhados pelo coral Madrigal Presto e Camerata Presto. A regência é do maestro João Paulo Sefrin e preparação vocal de Lúcia Passos.
As apresentações são gratuitas e acontecerão no Espaço Feitoria (24 de agosto) e Centro de Espiritualidade Cristo Rei (25 de agosto). IECLB Scharlau e Colégio São José receberão o projeto no dia 01 de setembro. Pede-se um ingresso solidário de um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite.
A contextualização das obras e dos momentos históricos será feita pelos historiadores Martin Dreher, Marcos Witt e Rodrigo Luis dos Santos e os presentes também poderão assistir ao episódio 2 do documentário Nossas Origens: O Legado da Imigração Alemã.
A atividade é realizada com recursos da Lei Complementar 195/2022, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de São Leopoldo e a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais, com coordenação artística da Presto Produções e Promoções Artísticas e tem o apoio da Sicredi Pioneira, Centro de Espiritualidade Cristo Rei, Colégio São José e Comunidade Evangélica Scharlau.
Programação:
Projeto São Leopoldo: 200 Anos de Música:
– Apresentação do documentário: Nossas Origens: O legado da Imigração Alemã – Episódio 2
– Palestra: O legado cultural dos imigrantes
– Concerto Presto Produções
Data e locais
24 de agosto | 10h – Espaço Sicredi Feitoria
Av. Feitoria, 5070, Feitoria
25 de agosto | 16h – CECREI – Centro de Espiritualidade Cristo Rei
Rua Regina Mundi, 333 – Cristo Rei
01 de setembro | 09h – IECLB – Comunidade Evangélica Scharlau
Avenida Parobé, 592, Scharlau
01 de Setembro | 19h – Colégio São José
Av. Mauá, 980 – Centro
Obras que serão apresentadas:
Johann Sebastian Bach
Brandenburgo n. 3
O Haupt voll Blut und Wunden
Glória sei dir Gesungen
Jesu Meine Freude
Jesus bleibet meine Freude
Harald Genzmer
Sinfonietta I
Dietrich Buxtehude
Alles was ihr tut
Madrigal PRESTO
O Madrigal PRESTO, criado em 2008, é formado por 32 cantores e tem regência de João Paulo Sefrin e técnica vocal de Lúcia Passos. Seu principal objetivo é difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-musical na interpretação de obras de destacado valor no repertório coral, escritas para essa formação, além de interpretar obras de compositores brasileiros em primeira audição e arranjos de música popular brasileira.
Tem se apresentado em eventos culturais, festivais de coros no Rio Grande do Sul e em outros estados. Em 2012, apresentou a Missa Brevis de Joseph Haydn com a Orquestra de Câmara FUNDARTE. Nos anos de 2013 e 2014, participou da Metaphisica Sinfonia Coral com a Orquestra do Recanto Maestro.
Em 2015, participou da turnê Mestres da Música Clássica, que percorreu 08 cidades do estado, interpretando a Petite Messe Solennelle de Rossini, obra para coral, piano, órgão e quarteto vocal solista.
Realizou o Credo de Vivaldi na abertura das comemorações de 10 anos do projeto Musicâmara. E, no ano de 2017, apresentou a obra Messias, de Händel, ao lado da orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.
Para comemorar seus 10 anos de existência, inúmeras atividades foram realizadas, dentre elas, uma turnê envolvendo apresentações e concertos em várias cidades do estado de Minas Gerais.
Em 2021 o Madrigal Presto participou da Paixão de Dante no Teatro São Pedro em Porto Alegre. Já em 2022, no Recanto Maestro apresentou novamente a Metaphisica Sinfonia Coral, ambas compostas por Vagner Cunha.
Em 2024, o Madrigal PRESTO e a Camerata PRESTO, no mês de abril, prepararam um programa especial, para celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Em julho cantou junto com a Orquestra Sinfônica Presto a 9ª Sinfonia, de Ludwig van Beethoven.
Em 2024 o Madrigal PRESTO celebra 16 anos de atividade.
Camerata PRESTO
“A CAMERATA PRESTO reúne 11 músicos instrumentistas, numa formação tradicional de orquestra de cordas. É fruto do empreendedorismo da Presto, que vê na realização artística um meio para promover a Arte a e a Cultura, oferecendo ao público eventos de significativo valor cultural e social, sempre com acesso gratuito.
Assim como o Madrigal Presto e o grupo Arte Gaúcha, a CAMERATA PRESTO busca desenvolver repertório de relevância técnica e estética no cenário da música universal, enfatizando e valorizando a produção musical brasileira e gaúcha.
Além do contínuo cuidado com a qualidade de seu trabalho, a CAMERATA PRESTO tem por base a valorização do artista e incentivo a seu crescimento pessoal, através de uma ótica humanitária, a estreita relação com a comunidade, o respeito à questão social.
Dessa forma contribui com a vital tarefa de formação e renovação de público, valorizando, incentivando, fomentando, aproximando Música e sociedade”.
João Paulo Sefrin
PRESTO
Empresa especializada em organização, produção e promoção de espetáculos artísticos e eventos culturais.
Ao longo de 18 anos de atividade, a PRESTO tem se destacado como referência nas atividades de música do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Também oferece Oficinas, Aulas de Música, recitais, seminários, shows e concertos. Disponibiliza assessoria, consultoria e treinamento na área artística e cultural.
Possui diversos Projetos Culturais em execução na região metropolitana de Porto Alegre, Vale do Rio dos Sinos e Serra Gaúcha.
Disponibiliza diversos serviços na área de eventos a através do PRESTO PREMIUM, tais como: músicos para casamentos, sonorização, iluminação, DJ, grupos artísticos para eventos culturais, eventos corporativos e outras atividades artístico-culturais
Outras Informações
51 3037 7784
51 9 9118 6763 (whatsapp)
prestosl.com.br/camerata-presto