PRESTO lança o Portal dedicado ao Canto Coral Nacional

A PRESTO Produções e Promoções Artísticas apresenta o Portal PRESTO Canto Coral. A partir do dia 03 de agosto de 2020, às 12h, estará disponível um site exclusivamente dedicado ao Canto Coral Brasileiro.

A Live de lançamento ocorre nesta quarta-feira, dia 29 de julho, às 20h, no Canal no Youtube da PRESTO, Páginas no Facebook da PRESTO e da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo. A Live integra ainda a programação de Homenagem aos 196 anos da Imigração Alemã em São Leopoldo.

No ambiente virtual o público poderá acessar notícias, conteúdos exclusivos, artigos e vídeos com regentes, preparadores vocais, educadores musicais e outros profissionais ligados a área.

O Portal vai dispor também de uma sessão exclusivamente dedicada aos cantores de coro, incluindo entrevistas e depoimentos dos apaixonados pelo Canto Coral.

Grandes nomes do Canto Coral brasileiro irão figurar entre os autores de artigos, entrevistas e lives exclusivas para o Portal.

O Canto Coral e o Legado Germânico

A música acompanha a humanidade desde seu início. O ser humano teve na Música importante elemento de apoio nas mais diferentes manifestações de seu espírito.

A voz é instrumento musical de refinada beleza e complexidade e elemento constitutivo da nossa condição humana, o que faz da música vocal a mais autêntica e antiga manifestação musical da humanidade.

Dentre as várias possibilidades de realização do canto, é na prática coletiva que encontramos nossa expressão mais forte, mais intensa e dramática, capaz de unir e reunir, aproximar, ultrapassar e vencer fronteiras, barreiras, preconceitos. O Canto Coral é poderoso porque acontece a partir do coletivo, do grupo, do conjunto de vozes e de múltiplos cantares simultâneos, organizados, harmônicos. 

Ao longo de sua história o Brasil construiu uma sólida tradição coral, revelando significativas levas de ótimos coros, grandes regentes e preparadores vocais, enorme quantidade de cantores, fazendo surgir grande produção de composições originais e arranjos de música coral.

Tivemos momentos de intensa e fervilhante atividade coral em todo o país, nos quais eram frequentes – e de alto nível – grandes concertos, festivais nacionais e internacionais, variados e qualificados cursos de regência coral, técnica e preparação vocal, expressão corporal, encontros, seminários e oficinas, onde se discutia a Arte do Canto Coral, atraindo e concentrando olhares e atenção do grande público, de apoiadores, de críticos, da mídia em geral. 

No entanto, ao longo dos últimos anos, o Canto Coral brasileiro vem perdendo espaço, paulatinamente, diante das atividades culturais e de entretenimento.

A Presto Produções e Promoções Artísticas sempre acreditou no Canto Coral como elemento transformador na vida das pessoas, da comunidade, da sociedade.

Aprendemos e comprovamos, ao longo de nossa jornada, a importância do empreendedorismo e do pioneirismo, herança do trabalho, da coragem e da determinação em realizar e transformar dos imigrantes alemães, que fizeram de nossa cidade – São Leopoldo-RS – berço da colonização germânica do estado e do país.

Este sentimento empreendedor aliado à consciência da importância do canto coral na cultura brasileira e a necessidade de reaproximar, de estreitar laços, de fortalecer essa atividade essencial através do aprofundamento dos vínculos, foi mola propulsora para a realização do I Congresso Nacional Presto de Canto Coral, realizado entre 29 de junho e 04 de julho de 2020, totalmente online e gratuito.

Além de unir o país, de norte a sul, o congresso serviu de fórum para debates, palestras, discussões sobre variados temas relativos ao canto coral. Sobretudo, mostrou a premente necessidade que todos temos de termos um canal, um ponto de referência, um portal, através do qual tenhamos acesso ao universo do canto coral, com informação, discussão, conteúdo prático, voltado tanto a regentes e preparadores vocais, quanto aos cantores de coros, quer sejam experientes ou iniciantes.

Portal PRESTO Canto Coral

É neste contexto que a Presto Produções e Promoções apresenta o PORTAL PRESTO – CANTO CORAL!

Através do portal todos os interessados em canto coral poderão tomar contato com artigos, palestras, lives, material didático sobre variados temas, como leitura de partituras, regência, técnica vocal. O portal também será um canal aberto para debates, questionamentos, aprendizados, divulgação de atividades importantes do canto coral em todo o país.

O Portal Presto – Canto Coral quer ser um ponto de referência, ao redor do qual possam se reunir lideranças, corpo técnico, cantores e público simpatizante de todos os coros, tradicionais ou principiantes, de todas as faixas etárias e de todos os gêneros musicais, como forma de qualificar sempre mais essa atividade para que, assim, busquemos a valorização sempre crescente do Canto Coral brasileiro. 

Acreditamos que a revitalização da atividade coral passa pela constante troca e proximidade entre os agentes realizadores dessa arte. O Portal Presto – Canto Coral quer ser um elo de ligação entre as diversas pontas dessa corrente.

PRESTO

Empresa especializada em organização,  produção e promoção de espetáculos artísticos e eventos culturais.

Ao longo de 14 anos de atividade, a PRESTO tem se destacado como referência nas atividades de música do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Também oferece oficinas de música, recitais, seminários, shows e concertos. Disponibiliza assessoria, consultoria e treinamento na área artística e cultural.

A PRESTO conta com a produção cultural de Ailton Abreu e a coordenação da Profa. de canto e técnica vocal Lucia Passos.

Desde 2008, a PRESTO também está presente no cenário musical e artístico gaúcho, através do Madrigal PRESTO, Grupo Arte Gaúcha e Quarteto de cordas PRESTO.

Nosso projeto cultural de maior relevância e que há 13 anos integra a programação cultural da cidade de São Leopoldo e de outras 03 cidades da região é o Projeto MusiCâmara, que mensalmente realiza concertos de música erudita, oportunizando aos músicos gaúchos, brasileiros e estrangeiros, um espaço de destaque na realização da música de câmara.

A PRESTO também disponibiliza assessoria artística e cursos, em especial na área do canto coral. Foi durante 05 anos responsável pela regência e técnica vocal do Coral Petrobrás/REFAP de Canoas.

Durante dois anos atuou junto aos coros Juvenil do Instituto Federal Sul Riograndense  – Sapucaia do Sul – e Coral Municipal de São Leopoldo.

Também realizou oficinas de Regência Coral, como a realizada em 2015, que reuniu 80 regentes e cantores de diversos estados do Brasil, além de masterclasses com renomados professores.

Em 2018, realizou o III Encontro Nacional de Acordeon PRESTO-SESC.

Alguns dos principais parceiros e clientes da PRESTO são: PETROBRAS, SESC-RS, SESI, FECORS – Federação de Coros do Rio Grande do Sul, Fundação Cultural de Curitiba, Fundação Ernesto Frederico Scheffel, Comunidade Evangélica de São Leopoldo, Comunidade Bom Pastor de Esteio,  Prefeituras de São Leopoldo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Rosa, Montenegro, Lajeado, Dois Irmãos, Canoas, Sapucaia, Esteio, Nova Petrópolis, dentre outras.

Em julho de 2020 realizou o I Congresso Nacional PRESTO de Canto Coral, reunindo 30 palestrantes de destaque no Canto Coral Brasileiro, em 16 lives, mais de 23 horas de conteúdo, contando com 2632 inscrições no Brasil e no Exterior.

Serviço

O que: I Congresso Nacional PRESTO de Canto Coral

Quando: 29 de junho a 02 de julho

Onde: Redes sociais da PRESTO e SECULT São Leopoldo

YouTube – https://cnprestocantocoral.com.br/youtube

Facebook – https://www.facebook.com/prestoproducoes/

Facebook SECULT – https://www.facebook.com/ culturasaoleopoldo/

Instagram – https://www.instagram.com/presto.producoes/

Informações

PRESTO Produções e Promoções Artísticas

Telefone: 51 3037 7784

Whatsapp: 51 9 9118 6763

E-mail: contato@prestosl.com.br

Site: https://portalprestocantocoral.com.br