Presto apresenta: Camerata PRESTO

Presto apresenta: Camerata PRESTO

PRESTO apresenta: Projeto Camerata PRESTO

Ministério  do Turismo e a PRESTO Produções e Promoções Artísticas apresentam, Projeto MusiCâmara 2020.

No próximo domingo, 06 de dezembro, às 20h, será transmitido pelo Canal no YouTube e pelas páginas da PRESTO no Facebook, o primeiro concerto do Projeto Camerata PRESTO.

A Camerata PRESTO conta com 11 instrumentistas de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo), regidos pelo maestro João Paulo Sefrin, apresentando ao público leopoldense e da região um novo trabalho de referência artística e cultural.

O trabalho vai propor uma diversidade no repertório, privilegiando a música gaúcha e brasileira, mantendo a proposta dos demais da trabalhos da PRESTO, que visa formar público cada vez maior, de forma qualificada e participativa, fortalecendo as ações juntos às comunidades com as quais tem contato.

No primeiro programa a Camerata apresentará autores A. Nepomuceno, H. Villa-Lobos, Bela Bartok e G. Handel.

https://youtu.be/AgtvK02GYvQ

Camerata PRESTO

“A CAMERATA PRESTO reúne 11 músicos instrumentistas, numa formação tradicional de orquestra de cordas.

É fruto do empreendedorismo da Presto, que vê na realização artística um meio para promover a Arte a e a Cultura, oferecendo ao público eventos de significativo valor cultural e social, sempre com acesso gratuito.  

Assim como o Madrigal Presto e o grupo Arte Gaúcha, a CAMERATA PRESTO busca desenvolver repertório de relevância técnica e estética no cenário da música universal, enfatizando e valorizando a produção musical brasileira e gaúcha.

Além do contínuo cuidado com a qualidade de seu trabalho, a CAMERATA PRESTO tem por base a valorização do artista e incentivo a seu crescimento pessoal, através de uma ótica humanitária, a estreita relação com a comunidade, o respeito à questão social.

Dessa forma contribui com a vital tarefa de formação e renovação de público, valorizando, incentivando, fomentando, aproximando Música e sociedade”.

João Paulo Sefrin 

O Projeto Camerata PRESTO

 O Projeto Camerata PRESTO 2020/2021 é um dentre os 4 projetos culturais da Presto, aprovados pela Lei de Incentivo a Cultura, a Lei Rouanet.

Prevê a realização de uma temporada artística, com a realização de concertos periódicos em diversas cidades da região metropolitana e do Vale do Rio do Sinos.

Os 11 músicos profissionais são residentes de São Leopoldo e cidades da região.

Esta característica fortalece a economia local e contribui para a valorização artística, da cultura e  a ampliação do trabalho orquestral no estado e no país.

Além dos concertos, a Camerata também atua de forma regular com escolas e instituições que trabalham com crianças e jovens, levando seus ensaios para dentro destes locais, propiciando a estes uma vivência diferenciada, bem como disponibilizando o acesso gratuito aos concertos.

Assim, o Projeto atua essencialmente na promoção da valorização do bem cultural e da apropriação deste bem por crianças e jovens e na outra ponta, na realização de concertos em nível profissional para um público diverso de toda a região, do estado e do país.

Nota

Em 2020, diante das dificuldades com a pandemia mundial, os 2 primeiros programas foram gravados e serão transmitidos pelas redes sociais PRESTO (6 e 20 de dezembro).

Os ensaios, realizados em parceria com o Centro Medianeira nos Bairros Campina e Centro de São Leopoldo, propiciaram à cerca de 50  crianças e jovens um acesso direto aos ensaios.

A ação ocorreu de forma controlada, mantendo os protocolos de segurança vigentes.

O Projeto Camerata PRESTO em 2021

O Projeto Camerata PRESTO segue buscando patrocinadores (pessoas físicas e jurídicas) que desejem contribuir com este projeto através da Lei Rouanet, a Lei Federal de Incentivo a Cultura.

Desta forma, pessoas físicas podem contribuir com até 6% do Imposto de Renda devido (declaração completa) e pessoas jurídicas podem contribuir com até 4% do Imposto de Renda devido (Lucro Real).

Informações podem ser obtidas pelo telefone (whatsapp) 51 982451296 ou do e-mail: contato@prestosl.com.br.

PROGRAMA

H. VILLA-LOBOS (1887 – 1959)

Bachiana Brasileiras Nº 4

I – Prelúdio

GEORGE FREDERIC HANDEL (1685 – 1759)

Concerto Grosso III

Larghetto

Andante

Allegro

Polanaise – Andante

Allegro, ma non tropo

ALBERTO NEPOMUCENO (1864 – 1920)

Suite Antiga

I – Minueto

II – Ária

III – Rigaudon

BELA BARTOK (1881 – 1945)

Danças Romenas

I – “Jocul Cu Bâta” – from Mezöszabad

II – “Brâul” –  from Egres

III – “Pe Loc” – from Egres

IV – “Buiciumeana” – from Bisztra

V – “Poarga Româneasca” – from Belényes

VI – “Maruntel” – from Belényes

VII – “Maruntel” – from Nyágra

MÚSICOS

Violinos I

Rael Gobatto, spalla

João Antônio Borba

Gustavo Reis

Violino II

David Garcia

Luciano Reis

Eduardo Lautert

Viola

Cassiano Rocha

Vinícius Reis

Violoncelos

Ailton Abreu

Luyra Dutra

Contrabaixo

Filipe Muller

Regência

João Paulo Sefrin

Produção Cultural

Ailton Abreu

Coordenação Geral

Lúcia Passos

Serviço:

O quê: Camerata PRESTO

Quando: 6 de dezembro, domingo, 20H

Onde: Páginas do Projeto MusiCâmara e da PRESTO – Facebook e Canal PRESTO no YouTube

Acesso Gratuito

Outras Informações

51 3037 7784

51 991186763

contato@prestosl.com.br

prestosl.com.br/camerata-presto/