Projeto MusiCâmara recebe o Espetáculo “The Food OF Love – As Músicas do Teatro Shakespeariano”

Ministério do Turismo e Presto Produções e Promoções Artísticas apresentam Projeto MusiCâmara – 13ª Temporada

O programa de abril recebe o espetáculo The Food of Love – A Música no Tempo de Shakespeare, com o Duo Abreu & Spinelli, do Projeto MusiCâmara, dando sequência à série de concertos transmitidos online na 13ª Temporada do Projeto, iniciada em 2020.

No programa, obras de John Rutter, Fernando Lewis deMattos, Roger Quilter, dentre outros.

O concerto será transmitido no dia 11 de abril, domingo, às 20h, na página do Projeto MusiCâmara e da PRESTO no Facebook, além do Canal PRESTO no YouTube.

No programa obras de Roger Quilter, Fernando Mattos, Thomas Austine Arne, John Rutter, dentre outros

Projeto MusiCâmara Online


Como forma de adaptação ao cenário pandêmico que impediu a realização dos concertos presenciais dessa temporada, o Projeto MusiCâmara 2020, apresenta um formato alternativo, que dará acesso ao público habituado aos concertos mensais do Projeto, que poderá assistir à série de concertos de suas casas.

Serão ainda realizados pelo menos outros 4 concertos neste formato em 2021, mantendo os padrões de segurança propostos, primando pela segurança dos músicos, equipes técnicas e o público.

Duo ABREU&SPINELLI

Criado em 2015, o Duo Abreu&Spinelli desenvolve amplo repertório camerístico.

São obras originais para voz e violão, de diversos compositores e períodos, peças compostas para violão solo e, também, arranjos exclusivos para esse formato de música de câmara, que privilegia os timbres naturais em uma unidade sonora potente.

Em novembro de 2019, o Duo lançou o CD The Food of Love – as músicas do teatro shakespeariano, com base em pesquisa sobre o repertório musical dentro da obra de William Shakespeare. O projeto teve o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A soprano Geisa Abreu é mestra em Linguística Aplicada e especialista em Língua e Literatura Inglesa. É diretora artística de O amor, a voz e o violão: da Renascença à Bossa Nova, espetáculo que apresenta uma trajetória histórico-musical de canções de amor para voz e violão.

Também é pesquisadora de língua e linguagem, idealizadora e responsável pelo projeto The Food of Love.

Jonathan Spinelli é mestre em Práticas Interpretativas e bacharel em Violão Clássico pela UFRGS.

É professor de música e arranjador e diretor musical do espetáculo O amor, a voz e o violão: da Renascença à Bossa Nova.

Desde 2015, é parceiro de Geisa Abreu no Duo Abreu&Spinelli, com diversas apresentações pela capital e interior do estado. É diretor musical do Duo e principal arranjador das músicas de The Food of Love.

Sobre a Música de Shakespeare

Música em Shakespeare? Isso mesmo. O que pouca gente sabe, é que a palavra viva de Shakespeare também se alimentava de música. E a música começou a subir ao palco na voz dos atores ou de músicos que tocavam suas composições em cena.

No início, as músicas eram aquelas já conhecidas do público, escolhidas, provavelmente, pelo próprio Shakespeare, e incluídas nas peças de forma similar às trilhas sonoras que conhecemos atualmente.

Com o sucesso dessa estratégia, o próprio Shakespeare começou a escrever poemas que virariam músicas para serem executadas durante as encenações das peças.

Em 2016, em consonância com as homenagens a William Shakespeare (1564-1616) pelos 400 anos de sua morte, o Duo Abreu&Spinelli decidiu dar sua contribuição e reunir um acervo que recuperasse a música do teatro shakespeariano. Depois de muita pesquisa, nasceu o projeto The Food of Love, as músicas do teatro shakespeariano.

O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet em 2017, gravado em álbum CD entre 2018 e 2019, e teve sua estreia em 21 de novembro de 2019 no Studio Clio, Porto Alegre.

Para divulgar o CD e interagir com o público, o que é a própria essência da música de câmara, o Duo Abreu&Spinelli apresenta o recital “The Food of Love – a música no tempo de Shakespeare”.

O recital tem cerca de 50 minutos de duração, e apresenta 10 músicas do álbum. É interpretado por Geisa Abreu na voz soprano e Jonathan Spinelli no violão clássico.

Programa:

O mistress mine

Roger Quilter

Arranjo: Jonathan Spinelli

It was a lover and his lass

Thomas Morley

Arranjo: Jonathan Spinelli

The willow song

Anônimo

Arranjo: Jonathan Spinelli

Blow, blow thou winter wind

John Rutter

Arranjo: Fernando Lewis de Matos

Fear no more the heat of the sun

Roger Quilter

Arranjo: Fernando Lewis de Matos

Greensleeves

Anônimo

Arranjo: Jonathan Spinelli

Take o take those lips away

Roger Quilter

Arranjo: Jonathan Spinelli

Come away, death

Roger Quilter

Arranjo: Jonathan Spinelli

The Food of Love

Fernando Lewis de Mattos

When daisies pied and violets blue

Thomas Augustine Arns

Arranjo: Fernando Lewis de Mattos

Músicos do Duo Abreu & Spinelli

Geisa Abreu, soprano

Jonathas Spinelli, violão

Serviço:

O quê: Projeto MusiCâmara
Quando: 11 de abril, domingo, 20H
Onde: Páginas do Projeto MusiCâmara e da PRESTO – Facebook e Canal PRESTO no YouTube

Acesso Gratuito

Patrocínio

Stihl

Apoio

Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo

Secretaria Municipal da Cultura de São Leopoldo

Silvio R. Moraes – Advogados Associados

Fundação Ernesto Frederico Scheffel

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB – São Leopoldo

Colégio Sinodal Portão

Grupo Sinos

Jornal VS

Instituto Federal Sul riograndense – Campus Sapucaia do Sul

MusiCâmara

Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.

Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal.

A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 91186763, pelo e-mail contato@prestosl.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.