Projeto MusiCâmara apresenta “Romance e Poesia”, com a pianista Olinda Alessandrini

Ministério do Turismo e Presto Produções e Promoções Artísticas apresentam Projeto MusiCâmara – 13ª Temporada

O Concerto “Romance e Poesia”, com Olinda Alessandrini, piano,  é um programa dedicado ao romance, ao carinho, a paixão, apresentando obras e compositores que dedicaram uma parte de seu trabalho ao “amor”. 

No programa, obras de  Robert Schumann, Francisco Mignone, Carlos Lobes Buchardo e Ernesto Nazareth.

O Projeto MusiCâmara, dá sequência à série de concertos transmitidos online na 13ª Temporada do Projeto, iniciada em 2020.

O concerto será transmitido no dia 13 de junho, domingo, às 20h, na página do Projeto MusiCâmara e da PRESTO no Facebook, além do Canal PRESTO no YouTube.

Projeto MusiCâmara Online


Como forma de adaptação ao cenário pandêmico que impediu a realização dos concertos presenciais dessa temporada, o Projeto MusiCâmara 2020, apresenta um formato alternativo, que dará acesso ao público habituado aos concertos mensais do Projeto, que poderá assistir à série de concertos de suas casas.

Serão ainda realizados pelo menos outros 4 concertos neste formato em 2021, mantendo os padrões de segurança propostos, primando pela segurança dos músicos, equipes técnicas e o público.


Olinda Alessandrini

Olinda Allessandrini é considerada uma das mais versáteis pianistas brasileiras. Seu repertório vai do barroco ao contemporâneo, e sua dedicação e pesquisa sobre música brasileira e latinoamericana conquistaram vários Prêmios Açorianos e o destaque cultural no prêmio “Líderes e Vencedores” da Assembléia Legislativa do RS. Recebeu também do governo polonês a Medalha comemorativa ao bicentenário de Chopin. 

Participou de Festivais de Música no Brasil e no exterior, como pianista e professora. 

Desde 2018  é responsável pela coordenação e apresentação dos recitais de música de câmara nos Festivais “Gramado in Concert”. Neste período de pandemia, gravou diversos vídeos com o clarinetista Diego Grendene. 

Além disto, tem apresentado on-line Palestras e Recitais comentados, pela Casamundi e Instituto Ling, de Porto Alegre, com a colaboração de Tiago Halewicz, e pela Fundarte, Motenegro.

Também tem atuado nos concertos Live da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e em apresentações on-line por instituições culturais do Estado. 

Sua discografia apresenta 11 CDs solo, 14 CDs como pianista convidada e um DVD, “pamPiano”, com direção do cineasta Caio Amon. Seus vídeos e áudios estão nas plataformas digitais.

Programa:

Robert Schumann (1810-1856)

Carnaval de Viena, op.26

“Faschingsschwank aus Wier”

Allegro

Romanze

Scherzino

Intermezzo

Finale

Francisco Mignone (1837-1956)

Valsa n.3

Carlos Lobes Buchardo

Campara

Ernesto Nazareth (1863-1934)

Confidências

Serviço:

O quê: Projeto MusiCâmara
Quando: 13 de junho, domingo, 20H
Onde: Páginas do Projeto MusiCâmara e da PRESTO – Facebook e Canal PRESTO no YouTube

Acesso Gratuito

Patrocínio

Stihl

Apoio

Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo

Secretaria Municipal da Cultura de São Leopoldo

Silvio R. Moraes – Advogados Associados

Fundação Ernesto Frederico Scheffel

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB – São Leopoldo

Colégio Sinodal Portão

Grupo Sinos

Jornal VS

Instituto Federal Sul riograndense – Campus Sapucaia do Sul

MusiCâmara

Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. 

Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 91186763, pelo e-mail contato@prestosl.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.