Projeto MusiCâmara apresenta Duo Palheta ao Piano

Projeto MusiCâmara apresenta Duo Palheta ao Piano

Projeto MusiCâmara apresenta Duo Palheta ao Piano

Ministério da Cidadania e a PRESTO Produções e Promoções Artísticas apresentam, Projeto MusiCâmara 2020.

O próxima programa do Projeto MusiCâmara apresenta o Duo Palheta ao Piano, com os músicos Jairo Wilkens, clarinete e Clenice Ortigara, piano.

O Duo é de Curitiba, Paraná. Com 20 anos de experiência o Duo tem se destacado com uma intensa atividade camerística no Brasil e no exterior.

O concerto será transmitido no dia 30 de outubro, sexta-feira, às 20h, na página do Projeto MusiCâmara e da PRESTO no Facebook, além do Canal PRESTO no YouTube.

No programa, obras de Darius Milhaud, Malcolm Arnold, Radamés Gnatalli, Cesar Guerra Peixe, dentre outros.

Projeto MusiCâmara Online

Como forma de adaptação ao cenário pandêmico que impediu a realização dos concertos presenciais dessa temporada, o Projeto MusiCâmara 2020, apresenta um formato alternativo, que dará acesso ao público habituado aos concertos mensais do Projeto, que poderá assistir à série de concertos de suas casas.  

Serão ainda realizados pelo menos outros 3 concertos neste formato, mantendo os padrões de segurança propostos, primando pela segurança dos músicos, equipes técnicas e o público.

Duo Palheta ao Piano

Com 20 anos de atividade o Duo Palheta ao Piano vem se destacando no cenário camerístico nacional, conquistando primeiros prêmios em importantes concursos como ArtLive, Academia Nacional de Música, Artist Presentation Society Audition (EUA) e o III Concurso de Música de Câmara do 51º Festival Villa-Lobos.

Participaram como artistas convidados nas convenções ClarinetFest 2008, ClarinetFest 2010 e ClarinetFest 2014, promovidos pela International Clarinet Association. Em 2015 estiveram em turnê na Alemanha, em 2016 nos Estados Unidos e em 2018 na França.

O Duo foi premiado em primeiro lugar em 15 competições nacionais e internacionais, destacando o da Academia Nacional de Música, no Rio de Janeiro, em 2001 e 2004, o “Artist Presentation Society Audition” em 2008, nos Estados Unidos e o “III Concurso de Música de Câmera – 51º Festival Villa-Lobos” em 2013, no Rio de Janeiro.

Em 2013 o Duo lançou seu primeiro CD dedicado inteiramente ao repertório erudito brasileiro e em 2014 participou da gravação do programa de tv “Partituras” exibido pela TV Brasil, no Rio de Janeiro.

Em 2017 o Duo lançou um CD com a soprano Marília Vargas intitulado “Viagem Infinita”. Em 2019 o Duo lançou o CD/DVD Música Brasileira para Clarinete e Piano contemplando composições datadas de 1955 até 1995.

Os Músicos

Jairo Wilkens é, atualmente, primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Paraná e artista da fábrica francesa de clarinetes Buffet Crampon [ https://www.buffetcrampon.com/en/artist/jairo-wilkens/ ] Atuou também como primeiro clarinete da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas de 2012 a 2017 e da Orquestra Sinfônica de Londrina de 2009 a 2011.

Natural da cidade de Vigia (Pará) estudou no Conservatório Carlos Gomes (Belém-PA) com Oleg Andryeyev (Rússia). Estudos de aperfeiçoamento musical com Howard Klug (Indiana University – Bloomington), Kenneth Grant (Eastman School of Music), Luis Afonso Montanha e Sérgio Burgani. Masterclasses com Paquito D’Rivera, Walter Boeykens, Walter Seyfarth (Filarmônica de Berlim), Paul Meyer e Pascal Moraguès.

Bacharel em Clarinete pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná sob orientação de Maurício Carneiro. Também aluno bolsista da entidade VITAE no programa Aperfeiçoamento em Música de 2000 – 2004 recebeu orientação musical dos professores Luis Afonso Montanha, Olga Kiun e Sérgio Burgani (OSESP – São Paulo).

Têm sido regularmente convidado como professor de clarinete em vários festivais de música e projetos como a X Oficina Instrumental e Vocal de Itajaí (2002 – SC), Projetos de Bandas no interior do Paraná (2001-2003), e Fundação Amazônica de Música (2008-2019).

Dentre importantes prêmios recebidos estão: “Melhor Instrumentista Erudito de 2001- categoria Sopros” um prêmio para os melhores da música no estado do Paraná; único clarinetista finalista do Prêmio Icatu-Hartford de Artes 2001; 1º prêmio nos seguintes Concursos: “I Concurso Jovens Solistas” (1999 – Londrina – Pr); “II Concurso Jovens Solistas – Orquestra Sinfônica do Paraná (2001 – Curitiba); “I Concurso Jovens Solistas Maestro Eleazar de Carvalho – categoria Sopros” (2002 – São Paulo); “III Prêmio Nabor Pires Camargo” (2004 – Indaiatuba).

Como solista têm se apresentado com as seguintes orquestras: Orquestra Rádio Cultura, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Londrina e MU Jazz Band.

Em 2016 Jairo lançou seu primeiro CD solo intitulado “Clarinete Solo Brasileiro” um registro inédito de obras de compositores eruditos brasileiros contemporâneos

Clenice Ortigara atua como pianista junto ao Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba e é professora concursada de Música de Câmara na UNESPAR/Campus de Curitiba I – Embap obtendo a primeira colocação no concurso.

Concluiu os cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Duplo Mestrado nas áreas de Piano, Música de Câmara e Ópera na University of Missouri, nos Estados Unidos.

Natural de Cascavel (PR) iniciou seus estudos de piano em 1980 com sua mãe Ermínia Roldo Ortigara. Dentre professores aos quais auxiliaram sua formação musical estão Olga Kiun, Leilah Paiva, Janice Wenger seguidos de masterclasses com Gilberto Tinetti, Fernando Lopes, Luis Henrique Senise, Michael Uhde, Sontraud Speidel, Fany Solter, Linda Bustani, Peter Frankl e Robert Spillman. Detentora de mais de 20 primeiros prêmios em competições nacionais e internacionais de piano e música de câmara.

Destaque para o prêmio de Melhor pianista camerista e acompanhadora (“Achievement Award Outstanding Accomplishments and Dedicated Service in Accompanying – Dept. of Music”) da University of Missouri com a colocação de seu nome em uma placa exposta no hall de premiados da universidade.

Têm sido regularmente convidada como professora de piano e pianista acompanhadora em vários festivais de música como as Oficinas de Verão de Itajaí em Santa Catarina, Oficinas de Música de Curitiba, FEMUSC e Festivais de Música de Londrina.

Além de ter gravado dois CDs com Jairo em 2014 gravou obras inéditas para piano e órgão do compositor Rodrigo Herrmann (http://rodrigo.herrmann.mus.br).

Programa

MILHAUD, Darius(1892-1974)

Duo Concertant para Clarinete e Piano

ARNOLD, Malcolm (1921-2006)

Sonatina para Clarinete e Piano Opus 29
I. Allegro con brio
II. Andantino
III. Furioso

VILLANI-CÔRTES, Edmundo (1930-)

Luz (1995)

GNATTALI, Radamés (1906-1988)

Sonatina em Ré Maior para Flauta e Piano (1974)
Transcrição para Clarinete: Jairo Wilkens
I. Allegro Moderato
II. Expressivo
III. Allegro: Lembrando Pixinguinha

GUERRA-PEIXE, Cesar (1914-1993)

A Inúbia do Cabocolinho (1955) para Clarinete e Piano

Serviço:

O quê: Projeto MusiCâmara

Quando: 30 de outubro, sexta-feira, 20H

Onde: Páginas do Projeto MusiCâmara e da PRESTO – Facebook e Canal PRESTO no YouTube

Acesso Gratuito

MusiCâmara

Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.

Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal.

A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 91186763, pelo e-mail contato@prestosl.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.