Projeto MusiCâmara apresenta 7 Laços

Projeto MusiCâmara apresenta 7 Laços

Ministério da Cidadania e a PRESTO Produções e Promoções Artísticas apresentam, Projeto MusiCâmara 2020.

O próxima programa do Projeto MusiCâmara apresenta o Duo Castilhos-Araújo, com o concerto 7 Laços, para Acordeon e Violão.

O concerto será transmitido no dia 16 de outubro, sexta-feira, às 20h, na página do Projeto MusiCâmara e da PRESTO no Facebook, além do Canal PRESTO no YouTube.

No programa, obras de Lucas Araújo, Daniel Castilhos,  Astor Piazzolla, Radamés Gnattalli e Felipe Cacho Tirao.

Projeto MusiCâmara Online

Como forma de adaptação ao cenário pandêmico que impediu a realização dos concertos presenciais dessa temporada, o Projeto MusiCâmara 2020, apresenta um formato alternativo, que dará acesso ao público habituado aos concertos mensais do Projeto, que poderá assistir à série de concertos de suas casas.  

Serão ainda realizados pelo menos outros 3 concertos neste formato, mantendo os padrões de segurança propostos, primando pela segurança dos músicos, equipes técnicas e o público.

7 Laços

O artista e seu violão, um pouco do seu jeito, do que aprendeu, do que vivenciou. Suas ideias de composição, execução e arranjo, ligadas a um árduo trabalho de estudo, pesquisa e experiência pelos palcos mundo afora. Assim é 7 Laços, assim é Lucas Araújo. Violonista, compositor e professor, apresenta sua arte e seu trabalho no repertório que se tornou disco e songbook, proporcionando ao espectador uma viagem musical além-fronteiras, demonstrando um pouco do cenário cultural e folclórico da América do Sul, junto a imagem do gaúcho e seu violão, com seus laços, suas raízes! Unindo as características folclóricas e populares da música gaúcha e sul-americana com as possibilidades de interpretação e técnicas do violão de concerto. “SETE LAÇOS é o nome do primeiro disco de Lucas Araújo, um CD feito com muito capricho, como aquela cerca que atacava boi e boiada, mas com a diferença que no trabalho de Lucas, sem rebentar cordas, a tropa de canções se liberta carregada de emoção, alegria e muito entusiasmo.” L.C.Borges

Duo

O duo Castilhos-Araújo surgiu em 2011 da parceria entre dois jovens músicos que preservam um gosto comum: as nuances e texturas produzidas por pequenas formações e grupos de câmara. Procuram, através do seu trabalho, explorar os limites técnicos e expressivos dos seus instrumentos, mantendo o sotaque e a articulação característicos de cada um. O duo realiza pesquisa e produção de arranjos inéditos para esta formação, tendo em vista a dificuldade de encontrar obras originais compostas especificamente para tal conjunto. A escolha do repertório busca valorizar compositores latino-americanos de diferentes épocas, cujas obras transitam por diversos estilos e gêneros musicais. O duo é formado por Lucas Araújo (violão) e Daniel Castilhos (acordeon). Já se apresentaram em projetos como Sesc Partituras, Santander Cultural, entre outros.

Lucas Araújo

Natural de Montenegro – RS, é músico e compositor, graduado em Violão pela UNB e Licenciatura Plena pela UFSM. Tem desenvolvido um grande trabalho de pesquisa e difusão da música latino americana para violão, no qual resultou no projeto “7Laços”, seu primeiro Disco e Songbook (álbum de partituras).

Como interprete foi vencedor do Primeiro Prêmio do Concurso Internacional de Guitarra Lucas Areco em Posadas-Argentina, também nesse país participou como convidado do Festival Guitarras del Mundo. Foi duas vezes vencedor do Festival Nacional de Arte e Tradição. Recebeu recebeu o Prêmio de “Jovem Talento” do Instituto Proarte/Embaixada de Portugal no Brasil, com indicação da Universidade de Brasília.

Como compositor tem obras gravadas em diversos discos, participação em filmes e documentários, no Projeto Novas (coletânea de composições para violão em CD e Partituras), além de ter diversas composições inclusas no Projeto Sesc Partituras.

Daniel Castilhos

Natural de Porto Alegre – RS, é acordeonista e graduado em música pela UERGS e participou de cursos de extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, como “Tamburilando” (arranjo na canção popular brasileira), ministrado por Felipe Azevedo, e “Introdução à Composição e ao Arranjo”, com Tasso Bangel.

Estudou acordeon com o Professor Adriano Persh e integra o Quinteto Persh desde 2002, que realiza ativa produção de concertos e eventos em diversas cidades brasileiras. Esse grupo já possui três CDs gravados em 20 anos de existência. Daniel Castilhos também se dedica à formação de grupos de câmara, explorando arranjos e composições para formações instrumentais variadas.

Tem atuado como artista em diversas formações, como solista da Orquestra de Camara da Ulbra, da Escola de Música da OSPA, e foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas Sesi Fundarte em 2009.

Programa:

Felipe Cacho Tirao

El Negro

Lucas Araújo

7 Laços

Lucas Araújo

Chamaguita

Daniel Castilhos

Prelúdio para meu pai

Radamés Gnattali

Suíte Retratos (Pixinguinha)

Lucas Araújo

Chamadri

Astor Piazzolla

Oblivion

Adiós Nonino

Músicos

Daniel Castilhos, acordeon

Lucas Araújo, violão

Serviço:

O quê: Projeto MusiCâmara

Quando: 16 de outubro, sexta-feira, 20H
Onde: Páginas do Projeto MusiCâmara e da PRESTO – Facebook e Canal PRESTO no YouTube

Acesso Gratuito

MusiCâmara

Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.

Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 91186763, pelo e-mail contato@prestosl.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.