A PRESTO apresenta sua programação artística 2024, que inclui inúmeras ações através de Projeto Culturais, grupos artísticos e parcerias público privadas. 

A partir de abril, quando iniciam-se a maior parte das atividades, serão dezenas de concertos e apresentações, com especial foco para o Bicentenário da Imigração Alemã.

O que vem por aí?

Projetos Culturais 204

A PRESTO possui diversos projetos culturais aprovados pela Lei de Incentivo a Cultura, a Lei Rounet, para o qual segue buscando patrocínios junto a pessoas físicas e jurídicas. 

Neste início do ano, a perspectiva é iniciar com pelo menos dois projetos:

Projeto MusiCâmara

Realizará seu primeiro concerto no dia 18 de abril, tendo como atração o Madrigal e a Camerata PRESTO. 

Esta será a primeira ação alusiva ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, que também, em parceria com a Igreja de Cristo, celebrará os 200 anos do luteranismo no Brasil. 

No programa, obras de Bach, Buxtehude, Lutero, dentre outros. 

Para seguir a série de homenagens ao Bicentenário, os demais grupos convidados da temporada, serão convidados a interpretar pelo menos uma obra de compositor alemão. 

Dentro da programação ainda, teremos o Festival MusiCâmara, que dos dias 08 a 11 de julho, trará diversos coros convidados. Desta forma, queremos dar destaque ao canto coral, como uma das expressões culturais mais fortes da cultura germânica trazidas pelos imigrantes e que foram incorporadas à rotina das comunidades em São Leopoldo e na região. 

Assim, também queremos propor um momento de fortalecimento e de fomento, mantendo assim este importante legado dentro do contexto desses 200 anos de história musical. 

camerata-presto-no-teatro-sao-pedro-2023

Projeto Camerata PRESTO

A PRESTO optou por fundir dois projetos que tiveram destaque em 2023, unindo então a temporada da Camerata PRESTO à ações como as Oficinas de Canto Coral e a grandes concertos, o qual chamamos de Projeto Concertos Especiais. 

Desta forma, em 2024 este projeto contemplará:

Oficinas de Canto Coral

Esta ação, sem dúvidas, é a ação que melhor representa a interação que desejamos ter com a comunidade, bem como é a ação que melhor propicia uma participação da comunidade, permitindo que ela atue não somente como público em nos eventos, mas também como artísticas. 

Oficina Coral Adulto

Ocorrerá todas as quartas-feiras, das 18h às 19h, nos bairros Centro e Feitoria, tendo como único critério de participação a idade, a partir dos 16 anos. Os locais ainda estão em processo de definição junto à parceiros. 

Para se inscrever basta preencher o formulário no link: https://prestosl.com.br/oficina-coral-adulto-2024/

Oficina Coral Infantil

O grupo será composto por crianças dos 08 aos 14 anos de idade. Os ensaios ocorreão todas as segundas-feiras, em dois horários 17h às 18h15  no Centro Medianeira do bairro Centro (Rua Florêncio Câmara, 409 ) e  das 18h30 às 19h45 no Centro Medianeira do bairro Campina (Rua Uruguai, 851)

Para se inscrever basta preencher o formulário no link: https://prestosl.com.br/oficina-coral-infantil-2024/

A temporada da Camerata PRESTO vai abrigar ainda 3 grandes espetáculos, contando principalmente com a participação do Madrigal PRESTO. 

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9ª Sinfonia, de Beethoven

Pela primeira vez em sua história, a PRESTO vai realizar uma obra sinfônica. No dia 13 de julho, às 20h, no Santuário Pe. Reus, em São Leopoldo, vamos interpretar essa obra emblemática. 

Para celebrar o Bicentenário da Imigração no Brasil, avaliamos que esta obra está à altura dessa celebração, também porque ela própria, a obra, está celebrando 200 anos. 

Serão reunidos  diversos grupos: o Madrigal e a Camerata PRESTO, solistas, músicos e coros convidados. 

O principal diferencial deste concerto será a participação de um Coral Comunitário, composto por alguns participantes da oficina coral adulto, cantores e ex cantores de coros da região que já cantaram a obra. 

Os ensaios ocorrerão todas as quartas-feiras, das 19h30 às 21h, em local ainda indeterminado, no centro de São Leopoldo. 

Veja em números o que representa esse momento para a história de São Leopoldo 

200 anos da imigração alemã no Brasil

200 anos da composição da 9ª Sinfonia

200 cantores, 4 solistas e cerca de 70 músicos na orquestra

Regência: João Paulo Sefrin

Preparação vocal: Lucia Passos

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All we need is Beatles – Camerata PRESTO e Banda LIVERPOA

Uma união inédita promete encantar a região, unindo dois grupos musicais icônicos em um espetáculo memorável. A Camerata PRESTO, reconhecida por sua excelência e história na música, se une à Banda LIVERPOA, renomada por sua interpretação dos Beatles em todo o Rio Grande do Sul.

 Sob a batuta de João Paulo Sefrin, que também assina os arranjos exclusivos do espetáculo, darão vida a esse encontro único, prometendo uma experiência sonora sem igual. 

Previsto para estrear nos meses de junho ou julho, o espetáculo terá reprisagens no segundo semestre, com possibilidade de circulação pelo estado. 

Prepare-se para testemunhar um momento marcante na história da música, onde talento e harmonia se encontram em uma apresentação imperdível.

Natal – A família tannenbaum

A parceria com o Natal com os Vizinhos, promovido já há diversos anos pelo CECREI – Centro de Espiritualidade Cristo Rei foi renovada. 

Nos dias 13 e 14 de dezembro, o espetáculo: “A Família Tannenbaum” voltará ao palco da fachada do CECREI. 

A estrutura que também inclui uma praça de alimentação e uma feira de artesanato natalino será mantida. 

Em 2023 o espetáculo contou com cerca de 23 músicos, 4 solistas, 90 cantores e um coral infantil de 25 vozes

Nossa expectativa, a partir do grande sucesso que foi a edição 2023, é ampliar e qualificar a experiência vivenciada por quem compareceu ao evento. 

Arte Gaúcha – 10 anos

O Grupo Arte Gaúcha está de aniversário. A celebração deste trabalho, único no Brasil, será ao longo do ano todo, onde diversas apresentações estão sendo organizadas, bem como o trabalho está sendo cotado para participação em diferentes cidades do estado. 

O grupo foi criado em 2014, dentro do edital do Fundo de Cultura de Cultura Municipal de São Leopoldo, que originalmente levou a proposta de difundir os músicos de orquestra para escolas da rede municipal, unindo a sonoridade dos instrumentos erudito à sonoridade dos instrumentos popularmente encontrados na nossa música regional gaúcha. 

O resultado foi muito positivo, o que animou a PRESTO e também o grupo a dar sequência no projeto, o qual hoje podemos celebrar 10 anos. 

Oficina de Regência Coral

A PRESTO vai realizar, paralelo a realização do Festival MusiCâmara, de 08 a 12 de julho, a Oficina de Regência Coral. 

Assim, além das apresentações, do Festival, profissionais da área, tal como regentes e preparadores vocais, poderão fazer sua capacitação com a maestra Mara Campos, de São Paulo, seguramente uma das mais relevantes regentes coral do Brasil. 

A Oficina também contará com a participação de Lucia Passos, cantora e preparadora vocal, especialista em técnica vocal para coros, uma das grandes referências do canto coral brasileiro. 

A atividade visa propor um momento de capacitação dos profissionais da área, colaborando para qualificação do trabalho dos coros de nossa região. 

Em abril serão divulgados mais detalhes da Oficina.

Conclusão

Será um ano de muita intensidade, em que a PRESTO deseja fazer parte ativa da celebração do Bicentenário da Imigração Alemã, disponibilizando gratuitamente para a comunidade, momentos diferenciados de música, com muita qualidade artística e musical. 

Acreditamos no poder transformador da música na sociedade. Por isso, estamos fazendo um ano que vai não apenas promover uma programação onde a comunidade assiste de forma passiva aos concertos, mas que também poderá atuar de forma ativa, o que certamente é uma diferença muito grande na experiência dessa coletividade e também de cada adulto e criança participante. 

Nossos grupos artísticos: Madrigal PRESTO, Camerata PRESTO e Grupo Arte Gaúcha terão uma intensa atuação em diversos momentos da programação artística, bem como estarão disponíveis para ações e atividades em outras localidades para as quais forem convidados. 

Por fim, para nós da PRESTO, é uma honra entregar à cidade, à região e ao estado, uma programação tão rica e tão diversa. Esperamos contar com a presença e a participação da nossa comunidade. 

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Carla Saueressig da Silva

Carla Saueressig da Silva nasceu em Novo Hamburgo, em 1979. É coralista desde a infância e sempre esteve envolvida em atividades musicais. 

Começou a estudar música na pré-adolescência, fazendo aulas de flauta doce. No mesmo período, foi aluna de teclado nos Canarinhos de Novo Hamburgo, onde fez também dois cursos intensivos de férias de técnica vocal, o que lhe possibilitou prestar assessoria de preparação vocal em um dos coros do seu pai e em grupos vocais da IECLB. Posteriormente, foi aluna de teclado e piano na Escola de Música Sol e Cia, em Novo Hamburgo. Tornou-se professora particular de teclado aos catorze anos. Cantou em vários corais da região. Ao longo de sua trajetória como coralista, teve diferentes preparadores vocais e participou de oficinas de técnica vocal. 

Executou a música em casamentos e outros eventos, sozinha e com parceiros musicais. Tem experiência em assessoria particular de canto. Atuou como musicista e coordenadora de grupos de canto em paróquias da IECLB durante muitos anos. 

É formada Bacharela em Teologia pela Faculdades EST (2007), em São Leopoldo, e atualmente está cursando Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Claretiano.

Desde 2016, integra o coral Madrigal Presto, que tem João Paulo Sefrin como regente e Lucia Passos como preparadora vocal.

Sara Fleck Ramos

Sara Fleck Ramos, 21 anos, é natural de Novo Hamburgo e iniciou seus estudos de piano aos 12. Graduanda do Bacharelado em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na classe do professor Dr. André Loss e integrante da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS. Durante três anos, estudou piano no Curso de Extensão em Música da UFRGS. Foi aluna do Instituto Sonarte Canela, onde estudou Música de Câmara e Prática de Orquestra, também fazendo o trabalho de monitoria do curso de piano. Atua como professora de piano na Presto- Produções e Promoções Artísticas e faz apresentações como musicista convidada em orquestras e grupos de câmara.

Daniel Castilhos

Formado no Curso de Graduação em Música: Licenciatura – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.  Pós-graduando em Música pela UERGS. Professor de música no Clube do Professor Gaúcho e no Centro Cultural 25 de Julho, ambos em Porto Alegre/RS.

Professor de Música da Rede Municipal de Ensino de Campo Bom/RS. Tem participado como solista convidado em Orquestras como Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara ULBRA, Orquestra Sphaera Mundi e Orquestra Sinfônica Villa-Lobos/SP.

Desenvolve trabalhos de música de câmara, com diversas formações instrumentais e integra o Quinteto Persch desde o início do grupo

Luyra Dutra

Luyra Dutra natural de Juiz de fora/MG é bacharel em violoncelo pela Universidade Federal de Minas Gerais.Durante a graduação participou como bolsista de diversos projetos de extensão voltados para o ensino além de ter sido estagiária do Centro de Musicalização Integrada da UFMG, como professora de violoncelo e musicalização infantil. Atualmente é professora na Presto Produções em São Leopoldo, Nova Estação Escola de artistas em Porto Alegre e na Orquestra Jovem de Gramado. Atua como violoncelista na Camerata Presto, na Orquestra Sinfônica de Gramado e participa de outros grupos pelo Rio Grande do Sul como convidada.

Franceli zimmer

Franceli Zimmer é Fonoaudióloga, Especialista em Voz, Professora de Técnica Vocal, Cantora, Regente Coral e Pós graduanda em Música com ênfase em Educação Musical. Estudou canto Lírico e Popular com renomados professores de quem recebeu aporte técnico para atuar profissionalmente.

Realizou masterclass de canto com Carla Maffioletti, Eiko Senda, Monica Wagabi, Cintia De Los Santos, Ricardo Barp, entre outros. Realizou cursos de regência coral com Mara Campos, Márcio Buzatto, Eduardo Fernandes, Linus Lerner, Pablo Trindad  Fez cursos e workshops na área do teatro com Zica Stockmanns, Camilo de Lélis, Raulino Prezzi, Raul Voges. Atuou como Preparadora Vocal em várias montagens teatrais como do Grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul -RS e Cia Acto de Garibaldi- RS.

Atualmente é Regente e presta Assessoria Fonoaudiológica ao Coro da Aabb de Garibaldi-RS, ao Coro Infantil, Juvenil e Adulto de Veranópolis-RS. Presta Assessoria Fonoaudiológica e faz a Preparação Vocal  do Coro Misto Piá, do Coro Masculino Stadtplatz e do Vocal Sem Batuta.

Atualmente faz a preparação vocal, atende clinicamente no seu consultório e acompanha a carreira de vários cantores, atores, e outros profissionais da voz falada e cantada.

Aprimora seu conhecimento acerca do Canto (técnica vocal) e Voz (saúde vocal) e Regência coral participando de congressos, seminários e oficinas sobre o assunto, e  estudando Canto há anos com a renomada professora Lúcia Passos em São Leopoldo- RS.

Deborah Finocchiaro

Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 33 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. 

 

Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que tem em seu repertório, entre outros, os espetáculos “Pois é Vizinha…”, direção Deborah Finocchiaro (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, direção Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira (2006 – além do espetáculo contém CD, lançado em 2015 e DVD, lançado em 2017), “GPS GAZA”, orientação Camila Bauer (2014); “Caio do Céu”, a partir da obra de Caio Fernando Abreu, direção Luís Artur Nunes (2017) e “Diário Secreto de Uma Secretária Bilingue”, direção de Vinícius Piedade e Deborah Finocchiaro (2019). Os projetos e “Histórias de Um Canto – Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul” (que consiste em um espetáculo solo, um recital, um show musical e um registro da obra em livro/CD – 2008), “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” (2016), “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”(2018). As obras literomusicais: “A Espessura da Vida” (2018), “Leitura às Cegas” (2018); “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Morais (2018) e “Palavra Balada (2018). O espetáculo audiovisual “Invisíveis – Histórias Para Acordar”, direção Deborah Finocchiaro (2020) e a websérie “Confessionário Relatos de Casa”, direção Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol (2020).  


Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem produzido durante a quarentena, direção Luiz Alberto Cassol (2020). De 2009 a 2019 assinou a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.

gisele Cruz

Gisele Cruz é mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e bacharel em música pela UNESP, tendo trabalhado por mais de 30 anos nos Centros de Música dos SESC SP. Ministra cursos de formação e capacitação de regentes e professores por todo o país. Atualmente é regente do VocalDante, grupos infantil e juvenil do Colégio Dante Alighieri (SP). É autora dos livros “Canto, canção, cantoria, como montar um coral infantil” publicado pelo SESC SP e, “Canto Coral Infanto-Juvenil” – versões para o educador e para o aluno – por solicitação e realização da AAPG – Associação de Amigos do Projeto Guri.

É autora colaboradora nos e-books “Cadernos do Painel – A preparação do regente”, org. Eduardo Lakschevitz (2016) e “Canto coral Infanto juvenil – ações e reflexões” org. Débora Andrade e Ana Gaborim (2020).

Site www.cantoecantoria.com.br

Cristiane Ferronato

É arte-educadora e regente Cristiane Ferronato utiliza a música como possibilidade para transcriação, valendo-se especialmente de práticas coletivas de percussão e canto coral para instigar potenciais de existência. Aprendeu com o sincretismo cultural brasileiro a valorizar e nutrir hibridismos artísticos durante mais de 20 anos de profissão. É Graduada em Pedagogia pela UCS (2003), Pós-Graduada em Capacitação Docente em Música Brasileira pela Anhembi Morumbi, de São Paulo (2006), e Mestre em História pela UCS (2020). Especializou-se como Educadora Brincante pelo “Instituto Brincante” (2007), de São Paulo, e também na pedagogia musical Orff-Schulwerk pelo “The San Francisco Orff Course” (2015), nos Estados Unidos. 

Na regência coral, inspirou-se conceitual e ideologicamente em profissionais como Mara Campos, Ana Yara Campos, Renato Filippini, Lucia Passos, Agnes Schmeling e Pablo Trindade Roballo, entre outros. Profissionais ligados à Educação Musical, como Fernando Barba, Marlui Miranda, Lydia Hortélio, Rosane Almeida, Sofia Lopez Ibor, Doug Goodkin, James Harding e Christa Coogan também nutriram suas aspirações artísticas. Ari Colares foi um de seus principais instigadores de estudos sobre percussão popular brasileira.

 

É diretora artística e regente dos espetáculos Moinho Nômade (2019-) e Contrapontos (2017-), com o Coro Juvenil do Moinho/UCS, e concebeu também os espetáculos Entre Elas (2011-2013), com as Meninas Cantoras de Nova Petrópolis e Cantos do Nosso Chão e Outros Cantos (2011-2012), com o Coro Infanto-Juvenil de Veranópolis e grupo Zingado.

Atualmente é professora no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul e regente e diretora artística do Coro Juvenil do Moinho/UCS.

 

 

Informações sobre o produto de pesquisa do meu mestrado, que incluem um vídeo-documentário (Moinhos Artistadores de Histórias) e uma dissertação (Jovens que cantam em bando: uma prática interdisciplinar e contemporânea de canto coral em Caxias do Sul) podem ser conferidas no site: http://artistamentosembando.wixsite.com/cristianeferronato/mestrado

(vou falar desses produtos em meu vídeo/palestra)

E mais informações podem ser conferidas nas redes sociais do Coro Juvenil do Moinho/UCS, grupo atual com quem trabalho:

https://www.facebook.com/CoroJuvenildoMoinho/

https://www.instagram.com/corojuvenildomoinhoucs/

https://www.youtube.com/channel/UCwtivWHYc28R8UY5mJZkKTQ

regência Coral Adulto

  1. Pensando sobre Regência

O que é REGÊNCIA?

Pequeno histórico sobre a regência;

Afinal de contas, o que é REGER?

O que um regente deve saber para reger um coro?

Regência e técnica vocal – qual a relação entre elas?

O regente e o preparador vocal;

 

  1. Pensando sobre a Técnica

A postura do regente;

Postura inicial;

Preparação – levari – respiração;

Marcação de compassos de 2, 3 4 e 6 tempos;

Inícios e finalizações nos vários tempos de cada compasso;

Entradas e cortes das vozes no decorrer da música;

Mão direita e mão esquerda – quais suas funções?

 

  1. Pensando sobre a Prática

O regente deve ou pode cantar enquanto rege?

Como ler uma peça com o coro?

Como ensaiar uma peça?

 

Como ensaiar uma parte mais complexa de uma peça?

Como dar o tom de uma música para o coro?

Como escolher o repertório?

 

  1. Prática

Praticar, aos olhos da técnica de regência, trechos e/ou pequenas peças e

experimentar muitas sensações.

Carlos fecher

Carlos Völker-Fecher iniciou seus estudos de Música com Gilberto Bittencourt. Com ele teve seus primeiros passos também no estudo da Regência.

Formou-se em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe de Ernani Aguiar, concluindo seu bacharelado com a ópera Der Freischütz.

Integrou a Equipe Curt Lange com Ernani Aguiar, Aluízio Viegas, Alex Milagres, Geraldo Barbosa e Francisco D’El Rey Duarte.

Foi regente do Coro Contraponto de 1990 até 2010. Com este coro conquistou as medalhas de bronze – coro masculino – e ouro – coro misto no Harmonie Festival 2005, ocorrido em Lindenholzhausen-Limburg, na Alemanha.

Atuou também como maestro de coro junto a diversos nomes da música popular.

Foi cantor lírico do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Esteve à frente de diversas orquestras brasileiras, das quais destacamos a Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra de Câmara da UNIRIO, Rio Strings Orchestra, Orquestra Sinfônica Nacional.

Mestre em Música, com habilitação em Musicologia, defendeu a dissertação “Suíte Sinfônica n.1 ‘Paulista’, de Guerra-Peixe: um estudo da orquestração como retrato do folclore”.

Doutor em Música, na subárea Práticas Interpretativas/Regência Coral pela UFRJ, onde defendeu a tese “A Missa Afro-Brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca perante as prescrições litúrgicas da tradição católica”.

É professor de Regência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e maestro e coordenador da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS.



João Antônio Borba

Em breve…

Vinicius Reis

Em breve

Luciano Reis

Iniciou seus estudos musicais em 1997  no Projeto Sinos Acorda da UNISINOS sob a orientação do maestro José Pedro Boéssio, desenvolvendo prática em orquestra e em grupos de câmara. Estudou viola com o Professor Delmar Breunig.  Atua em diversas formações camerísticas e também como professor de viola e violino em escolas e  projetos sociais na região.

Filipe Muller

Graduou-se na UFRGS no curso  Bacharelado em Contrabaixo e desde 2004 atua na Orquestra de Câmara Theatro São Pedro . De 2010 a 2017 atuou na Orquestra Filarmônica da PUC.

Desde 2015 atua na Orquestra Sinfônica de Gramado. Também trabalhou nas seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (2002 e 2003), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra Sacra da ULBRA, Orquestra Sinfônica da UNISINOS, Orquestra de Câmara da UNISC, Orquestra de Câmara de Feliz, Orquestra do Projeto Vésperas, Orquestra de Câmara SESI- Fundarte, Orquestra de Sopros do Centro Cultural Eintracht. Em 2020 passa a integrar a Camerata PRESTO.

Eduardo Lautert

Em breve

Castro Alves, poeta de nosso tempo?

Por que dar voz e palco a um poeta do século dezenove? Em que medida podem seus versos provocar os corações e mentes de uma outra época, submissa à magia das novas tecnologias e blindada pela linguagem da urgência e dos distanciamentos?

 

A resposta é menos complicada do que parece: Castro Alves é, mais do que nunca, um poeta contemporâneo. Sim, ele fala também a nosso tempo, através da indignação de seus versos. Porque, hoje, o mundo pode ser injusto e cruel, tantas vezes interessado na exclusão social, na exploração de outro tipo de senzala, na privação do mais sagrado dos direitos: o direito à Liberdade. Representam seus versos, assim, a voz dos injustiçados, dos perseguidos, dos insubmissos.

 

E, nos poemas que exaltam as guerras da Independência e do Paraguai novamente cresce a denúncia contra a indiferença – estigma também de nosso tempo. (“Quem dá aos pobres, empresta a Deus”)

 

Poeta sem rival da alma brasileira, traduziu com rara felicidade, a graça de um amor cheio de som e risos (“O laço de fita”) e a sensibilidade acolhedora da música. (“O fantasma e a canção”).

 

Por fim, e não menos importante, quantas vezes já se ouviu, nos bancos escolares e no saguão das bibliotecas, o hino apaixonado ao livro e às letras, marco civilizatório sem rival, traduzido em “O livro e a América”?

 

É preciso dizer mais? Ouçamos Castro Alves e nos rendamos a seus versos que transcendem o tempo e o espaço!

 

Elvira Coelho Hoffmann