fbpx

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL 2019

Presto MusiCâmara-logo_1-300x69

12ª Temporada

O Projeto MusiCâmara é um projeto de realização da Presto e do Ministério da Cidadania, a partir da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Até o fim da 11° temporada em 2018, foram realizados 157 concertos, com um público estimado em 35 mil pessoas e beneficiados 9,1 mil alunos da rede pública de ensino.

A Programação Artística do Projeto MusiCâmara está repleta de atrações nacionais e internacionais, sendo seus concertos realizados nas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão e Sapucaia do Sul.

A décima segunda temporada contará com a seguinte programação:

MARÇO

22

  • Igreja do Relógio - São Leopoldo
Presto camerata-ivoti-projeto-musicamara-presto-300x300

Camerata Ivoti

"Turnê Europa 2019"

Coordenação Profa. Isabel Wiebke

ABRIL

Presto Get-Lost-in-Stockholm-300x300

QuarTchellos

Quarteto de Violoncelos

Isadora Gehres, Luyra Dutra, Paula Schäffer, Ailton Abreu

MAIO

Presto Geisa-Jonathan-602-FernandoPires-300x300

Duo Abreu&Spinelli

The Food Of Love

Geisa Abre, soprano e Jonathan Spinelli, violão

JUNHO

Presto quinteto-darco-projeto-musicamara-presto-300x300

Quinteto D´Arco

Quinteto de Cordas

Brigitta Calloni e Giovani dos Santos, violinos, Hella Frank e Leonardo Bock, violas e Martina Ströher, violoncelo

Festival MusiCâmara 2019

16 a 18 de julho

Igreja do Relógio - São Leopoldo

16

SOPROS OSG

Orquestra de Sopros da Orquestra Sinfônica de Gramado

17

Trio Arsis

Leonardo Winter, flauta

Viktoria Tatour, oboé

Fernando Rauber, cravo

18

Encontro de Coros

AGOSTO

Presto Vladimir-soares-projeto-musicamara-presto-300x300

Anna Bon di Venezia

Vladimir Soares, flauta e Fernando Rauber, cravo
Lançamento de CD Solo

SETEMBRO

Presto trio-color-projeto-musicamara-presto-300x300

Trio Instrumental

Ayres Pothof, flauta - Daniel Wolff, violão e Rodrigo Alquatti, violoncelo

OUTUBRO

Presto duo-tempestade-e-impeto-projeto-musicamara-presto-300x300

Duo Tempestade e Ímpeto

Dêizi Nascimento, Soprano Liggero e Larissa Camargo, piano

NOVEMBRO

Presto duo-acorda-projeto-musicamara-presto_-300x300

Duo Acorda

Birgitte Stærnes,violino ​Martin Haug, violão

20 DE DEZEMBRO

CONCERTO DE NATAL

GRUPOS ARTÍSTICOS PRESTO

Igreja do Relógio - São Leopoldo

Arte Gaúcha

Madrigal PRESTO

Quarteto PRESTO

PRESTO INTENSIVO DE INVERNO

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 14 DE JULHO

Após uma bem sucedida iniciativa no verão de 2019 a PRESTO vai investir na realização de oficinas intensivas de inverno. A iniciativa trará novidades em relação às oficinas de verão, realizando também oficinas de formação musical, como Regência Coral e Didática de Coro Infantil e Música em Sala de aula.

Estas oficinas buscam também resgatar uma atividade que a PRESTO já realizou, buscando qualificar os profissionais que atuam com o canto coral, com a técnica vocal, música nas escolas e com a formação musical de uma forma geral.

Além destas oficinas mencionadas, ocorrerão oficinas de técnica vocal, piano, violão, acordeon, piano, gaita ponto, violino e violoncelo.

Presto mara_campos-presto-intensivo-de-musica2-300x292

DESTAQUE

Destacamos a participação da Profa. Mara Campos, de São Paulo, maestrina que é referência nacional no Canto Coral.

NOTA

Nota: A PRESTO busca também ser referência  no fomento e na promoção de atividades relacionadas ao canto coral, na cidade e no estado. Diversas outras ações estão sendo pensadas e já conversadas junto a iniciativa pública e privada para que etas iniciativas ganhem força.

Presto conversas-em-compasso-300x126

A Presto, dentro das comemorações dos seus 13 anos, traz mais um belo espaço para fomentar a cultura.  Trata-se do Conversas em Compasso, um projeto exclusivo que promoverá entrevistas, bate-papo, novidades e curiosidades sobre o que acontece pela música no mundo. A ideia é trazer notícias, apresentações, dicas, sem deixar de fora  talentos que passaram e ainda passam ao longo destes anos  pela Presto. São muitos artistas, instrumentistas e musicistas que terão  o espaço virtual para contar um pouco de sua trajetória,  projetos, trabalhos e muito mais.  Seja bem-vindo ao Conversas em Compasso.

Presto presto-conversas-em-compasso-anaadi-o50pyfat551anuan4memqux6vli9uytw5qj8635hwo

Anaadi

A primeira entrevistada do Conversas em Compasso apresentou a vencedora do Grammy 2018 , Anaadi, que ganhou o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Um bate papo muito interessante que aborda todo seu trabalho, bem como a sua relação com a Presto.

Presto presto-conversas-em-compasso-carla-maffioletti-o50pz4og9o01db9s0fdk46imx016msmn985c4k3v8o

Carla Maffioletti

Em sua segunda entrevista o Conversas em Compasso apresenta a cantora gaúcha, radicada na Holanda, Carla Maffioletti, que recentemente esteve na PRESTO para ministrar aulas de canto. Carla ficou mundialmente conhecida por ter percorrido o mundo com o violinista e maestro de André Rieu e sua Orquestra.

GRUPOS ARTÍSTICOS PRESTO

A PRESTO conta com diversos grupos artísticos que se apresentam nas mais diversas ocasiões. São eventos sociais, atividades culturais, apresentações artísticas, cerimônias, eventos corporativas, dentre outras demandas.

Os grupos possuem programações e demandas diferentes, mas sempre que possível reúnem-se para fazer atuações em conjunto, ampliando as possibilidades artísticas e musicais.

Presto minas-turne-musical-do-madrigal-presto-300x200

Madrigal PRESTO

Há 11 anos ininterruptos vem se consolidando como um dos grupos de maior relevância no cenário da música erudita do estado. É composto por 30 cantores. Está sob a regência de João Paulo Sefrin e técnica vocal de Lucia Passos. Saiba mais

Quarteto PRESTO

O Quarteto de cordas PRESTO, formado por 2 violinos, viola e violoncelo, atua desde 2007 na região do Vale dos Sinos, região metropolitana de Porto Alegre e serra principalmente. Seu repertório é universal, percorrendo a música erudita e popular, para atender as mais diversas demandas artísticas. Saiba mais

Presto Fotógrafo-Tiago-da-Rosa-18-300x200
Presto Fotógrafo-Tiago-da-Rosa-160-300x200

Arte Gaúcha

Grupo que se originou do trabalho do Quarteto Presto, é integrado também por acordeon, Voz & violão e percussão. O grupo dedicasse a música regional gaúcha, tradicional, popular e folclórica. Conta com arranjos especialmente escritos para esta formação. Vem se apresentando em todo estado desde 2014. Saiba mais

Camerata PRESTO

Grupo formado por 11 instrumentistas de cordas, reunidos para os grandes eventos da PRESTO. Tem procurado fazer um trabalho com regularidade, atuando principalmente na região do Vale do Rio dos Sinos e Metropolitana de Porto Alegre.

Presto Fotógrafo-Tiago-da-Rosa-75-300x200

Espaço Livre de Música

Espaço que se dedica ao ensino da música desde 2006 e que oferece a comunidade um ambiente livre para que cada aluno desenvolva suas habilidades à sua maneira. Oferece uma gama de atividades musicais diferenciada, bem como trabalha com profissionais com formação e qualificação de excelência.

Presto Piquetero-espaco-livre-de-musica-presto-o50sz9250jecf9mlp2z07vsl5bzuqche3j6ohlrq08

Em 2019 o Espaço destaca a inclusão da gaita ponto, com o Prof. Adriano Rodrigues, instrumento cuja formação conta com poucos profissionais na região, mas que é muito apreciado e procurado. O Acordeon Piano permanece, dentro de um trabalho também diferenciado, onde além das aulas, conta com uma oficina mensal para reunir os alunos em uma prática de grupo.

Parceiros Culturais PRESTO

A PRESTO sempre buscou constituir parcerias culturais que vem potencializar suas ações artísticas e culturais, somando esforços e disponibilizando sua experiência na área nas mais diversas ocasiões ao longo dos 13 anos.

Além  dos parceiros que figuram dentre os apoiadores e patrocinadores do Projeto MusiCâmara, a PRESTO tem buscado em especial junto à prefeitura de São Leopoldo,ao SESC – Unidade de São Leopoldo e Sociedade Ginástica, um diálogo que visa justamente ampliar ações e criar novos projetos para atender ainda mais à comunidade.

Há em andamento propostas específicas para concretizar este pensamento e que já estão em tratativas avançadas, podendo vir a ser divulgadas nos próximos dias.