Parceria inédita da PRESTO com a Literatura

Parceria inédita da PRESTO com a Literatura

A PRESTO Produções e Promoções Artísticas constituiu uma parceria inédita em seus 14 anos de atividade.

Considerando seu viés artístico voltado para a música, mas, que contém também uma história de aproximação com outras expressões culturais, a PRESTO tem a imensa satisfação de produzir este trabalho com a Literatura.

Na ocasião, a Profa. Elvira, professora de Letras durante mais de 40 anos, especialista na obra de Castro Alves, vai falar de sua inspiração e paixão para registrar diversos célebres poemas deste memorável poeta.

Além deste registro em áudio, a Profa. Elvira, passará a realizar palestras sobre esta temática e sua contemporaneidade, desde a própria literatura, passando pela temática da liberdade, das mazelas da escravidão, temas absolutamente atuais, segundo a  professora.

Como parte importante deste processo e da motivação da Profa. Elvira, serão doados exemplares dos CDs para Escolas e Bibliotecas da região, para que possam servir como material didático e de provocação junto aos professores, estudantes da rede pública de ensino e comunidade.

No próximo dia 27 de agosto, terça feira, às 19h30, em um evento privado, será lançado o CD “Elvira Coelho Hoffmann interpreta Castro Alves”.

Castro Alves, poeta de nosso tempo?

Por que dar voz e palco a um poeta do século dezenove? Em que medida podem seus versos provocar os corações e mentes de uma outra época, submissa à magia das novas tecnologias e blindada pela linguagem da urgência e dos distanciamentos?

A resposta é menos complicada do que parece: Castro Alves é, mais do que nunca, um poeta contemporâneo. Sim, ele fala também a nosso tempo, através da indignação de seus versos. Porque, hoje, o mundo pode ser injusto e cruel, tantas vezes interessado na exclusão social, na exploração de outro tipo de senzala, na privação do mais sagrado dos direitos: o direito à Liberdade. Representam seus versos, assim, a voz dos injustiçados, dos perseguidos, dos insubmissos.

E, nos poemas que exaltam as guerras da Independência e do Paraguai novamente cresce a denúncia contra a indiferença – estigma também de nosso tempo. (“Quem dá aos pobres, empresta a Deus”)

Poeta sem rival da alma brasileira, traduziu com rara felicidade, a graça de um amor cheio de som e risos (“O laço de fita”) e a sensibilidade acolhedora da música. (“O fantasma e a canção”).

Por fim, e não menos importante, quantas vezes já se ouviu, nos bancos escolares e no saguão das bibliotecas, o hino apaixonado ao livro e às letras, marco civilizatório sem rival, traduzido em “O livro e a América”?

É preciso dizer mais? Ouçamos Castro Alves e nos rendamos a seus versos que transcendem o tempo e o espaço!

Elvira Coelho Hoffmann

Elvira Coelho Hoffmann

Elvira Coelho Hoffmann, natural de Santo Ângelo (RS). Licenciada em Letras Português-Francês, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo (atual UNISINOS). Curso Superior de Piano (Escola Superior de Música Carlos Gomes).

 Atualmente aposentada, exerceu o magistério na rede pública (Instituto Estadual de Educação Professor Pedro Schneider) e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É mestre em Comunicação – Área de concentração: Semiótica (1997). Titulada pelo Conselho Federal de Educação para Expressão Oral.

Coautora de obras didáticas: Português Básico. Porto Alegre: Editora Movimento, 1973; Domínio da Expressão. Porto Alegre: Grafosul, 1980.

Colaboradora em diversas antologias literárias do Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre o trabalho da Profa. Elvira Coelho Hoffmann e como você pode adquirir o CD.

Informações

51 30377784 – 991186763 (whats)

contato@prestosl.com.br