Ministério da Cultura e Presto Produções e Promoções Artísticas, apresentam Projeto MusiCâmara 2023

O concerto do mês de agosto do Projeto MusiCâmara, recebe o Quatricelli – Quarteto de Violoncelos, no dia 17 de agosto, quinta-feira,  às 20h, na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450) em São Leopoldo.  Entrada Franca. 

A formação de um quarteto de violoncelos exclusivamente feminino se deu através da necessidade sentida por quatro amigas de fazer música de uma maneira mais fina e sensível. Em comum todas têm a paixão pelo violoncelo e a atuação na pedagogia deste maravilhoso instrumento.

O concerto contará com obras de Rachmaninov, Piatti, Grieg, dentre outros. 

MusiCâmara 15 anos

Ao longo de 15 anos, a PRESTO realizou o Projeto MusiCâmara, tendo realizado mais de 170 concertos, com público  estimado em mais de 65 mil pessoas nas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas. Através de uma parceria permanente com a SMED – Secretaria Municipal de Educação, músicos estiveram em sala de aula, falando diretamente aos alunos sobre os diversos aspectos que compõem a realização de um concerto, impactando mais de 10 mil alunos. 

“A Presto vive de muitos sonhos e realizações!

Nos 15 anos do Musicâmara conseguimos tornar possível  aos músicos  e ao público ,que sempre nos prestigia,  a oportunidade de fazer música e ouvir música do mais alto nível.

É um presente que a Presto oferece à comunidade de São Leopoldo e região,  trazendo músicos brasileiros e internacionais para os mais de 170 concertos nesses 15 anos .

Tudo isso só é possível pelo apoio recebido dos patrocinadores e apoiadores, através da Lei Rouanet, realizando nossos sonhos. Nosso agradecimento a todos”.

Lucia Passos

A realização de um Projeto Cultural que ocorre há 15 anos, mostra o quanto acreditamos no poder transformador da música e da cultura na vida da sociedade. Estou particularmente orgulhoso do trabalho que temos feito. Agradeço imensamente a receptividade da comunidade, dos amigos, parceiros e patrocinadores, que acreditam e seguem conosco ao longo destes anos. Gratidão!“

Ailton Abreu – Produtor Cultural

Quatricelli

A formação de um quarteto de violoncelos exclusivamente feminino se deu através da necessidade sentida por quatro amigas de fazer música de uma maneira mais fina e sensível. Em comum todas tem a paixão pelo violoncelo e a atuação na pedagogia deste maravilhoso instrumento.

O Quatricelli teve sua estreia no XIV Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul, no ano de 2012, obtendo do público uma aceitação imediata e o amplo reconhecimento de um trabalho sério apesar de leve e envolvente. Desde então tem ampliado seu repertório com composições de todos os períodos da história da música, dando especial atenção aos compositores violoncelistas muitas vezes desconhecidos do grande público, sem esquecer da riquíssima música latino americana, oportunizando desta forma uma experiência musical inédita e inesquecível a quem assiste. 

O quarteto se apresentou como convidado em diversas cidades do estado participando de projetos como o Domingo Clássico da Secretaria de Cultura de Estrela-RS nas edições de 2013 e 2014, Projeto MusiCâmara temporadas 2013 e 2014 e Série de Concertos Sonarte em São Leopoldo-RS, Projeto Audições Internas da Escola de Música Tio Zequinha, 15° e 16° Encontro de Violoncelos do RS e Musical Petropar no Theatro São Pedro em Porto Alegre. Em parceria com o Lions Clube Campo Bom Centro promoveu um Concerto Beneficente em prol da Campanha da Visão no Teatro do CEI, em Campo Bom. Como vencedor do Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2014, com o projeto Música na Escola, levou um panorama da música desde o Renascimento até os dias atuais para estudantes de 8 escolas públicas da cidade de Porto Alegre.

Em 2022, com uma nova formação, o grupo ressurge com um vínculo forte com a UFRGS. Desta vez, todas as violoncelistas têm relação direta com esta universidade e tem a orientação da professora de violoncelo da UFRGS Milene Aliverti. As gurias trazem trabalho sério, muita dedicação e energia em dobro.

VIOLONCELOS

Milene Aliverti

Violoncelista, Milene Jorge Aliverti é professora de violoncelo do departamento de música da UFRGS, além de principal violoncelo da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro, coordenadora dos Encontros de Violoncelo do Rio Grande do Sul e dos Concursos para Jovem Violoncelista Solista do RS. Milene Aliverti também atua como solista e camerista em diversas formações apresentando-se por todo o nosso país e exterior. No ano de 2016 Milene, lançou seu primeiro CD de violoncelo solo intitulado “Prelúdio”.
Milene Aliverti foi convidada diversas vezes para atuar como professora de alguns festivais de renome nacionais como o de Londrina além de ter sido convidada para atuar como professora no Encontro de Violoncellos na cidade de Santander na Espanha e na cidade de Gütersloh na Alemanha.

Formada pela Universidade Estadual Paulista onde estudou com o professor Zygmunt Kubala. Aperfeiçoou-se na Bulgária com o professor Anatoli Krastev e recebeu o título de mestre em violoncelo pela Universidade da Carolina do Sul nos Estados Unidos sob orientação do professor Robert Jeselsson. 

Estela Deunisio

A violoncelista Estela Deunisio começou seus estudos no Violoncelo aos 11 anos em Juiz de Fora-MG, com Cesar Tabet, em seguida com Joaquin Couto em São Bento do Sul-SC, passando para Maria Alice Brandão em Curitiba –PR. 

Atualmente cursa bacharelado em Violoncelo na UFRGS com a prof. Milene Aliverti. Participou de diversas masterclases e festivais de música internacionais, é integrante da organização do encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul desde 2020, atual chefe de naipe da orquestra Filarmônica UFRGS, professora de violoncelo particular e do instituto IPDAE em Porto Alegre. Também participa como camerista em diversas formações em Porto Alegre e Pelotas e membra do quarteto de Violoncelos Quatricelli desde 2022.

Penélope Teixeira

Iniciou seus estudos em música e no violoncelo aos 11 anos de idade, em 2014, com o professor Deolindo Azambuja (OSPA) em Porto Alegre. No ano de 2020 ingressou na Escola da OSPA e passou a ter aulas com Rodrigo Alquati (OSPA). 

Em 2021 começou o curso de Bacharelado em Violoncelo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como professora Milene Aliverti, sua atual professora. Integrou a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul do ano de 2015 à 2017, e a Orquestra de Esteio em 2019.  

Hoje atua como violoncelista da Orquestra Filarmônica da UFRGS e da Orquestra Jovem da OSPA. Foi ganhadora do 1° lugar no 3° Concurso Jovem Violoncelista Solista do Rio Grande do Sul (2021), e 2° lugar no 4° Concurso Jovem Violoncelista Solista do Rio Grande do Sul (2022). 

Carla Pacheco


Iniciou seus estudos no violoncelo em Novo Hamburgo, com a professora Mônia Köthe e Marta Bencke. Posteriormente estudou no antigo projeto Sinos Acorda da Unisinos com o professor Alexandre Diel. 

Ingressou no curso de música da Universidade do Rio Grande do Sul em 2003. Transferiu-se para Santa Maria em 2005 onde concluiu o curso de bacharelado em violoncelo sob a orientação da professora Ângela Ferrari. Participou de masterclasses com os professores Maria Alice Brandão (BR), Robert Jesselson (EUA), Anatoli Krastev (Bulgária), Karen Buranskas (EUA), David Starkweather (EUA), Romain Garioud (FR), entre outros. 

Integrou a Orquestra Sinfônica de Santa Maria de 2005 a 2008. Integrou a Orquestra da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul de abril a setembro de 2009. Tem atuado em concertos com a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro de julho de 2009 à 2019. É integrante da orquestra da ULBRA desde setembro de 2009.

PROGRAMA

Julius Klengel (1839-1933) 

Four Pieces Op. 33-

Song Without Words                          

Gavotte

Lullaby

March

Sergei Rachmaninov (1873-1943) 

Arranjo: A. Villaroya

Vocalise

Ed. Grieg (1843-1907) 

Peças românticas

In Balladenton

Matrosenlied

Einsamer

Kobold

Anitra’s Dance

A. Piatti 

In Vacanza

Partenza

Alexander Krein (1833 -1951) 

Fragment Lyrique

Ed. Villani Cortes (1930-)

Cinco Miniaturas Brasileiras

Preludio

Toada

Choro

Cantiga de Ninar

Baião

A Ferreira e R. Rios

Arranjo:  T. Nesk 

Veterano e Merceditas 

Violoncelos:

Milene Aliverti

Estela Deunisio

Penélope Teixeira

Carla Pacheco

Patrocínio

Meta

Apoio

Comunidade Evangélica  de Confissão Luterana em São Leopoldo

Silvio R Moraes Advogados Associados

Produção Cultural

Ailton Abreu

Coordenação Geral

Lúcia Passos

Serviço

O que: Projeto MusiCâmara Quatricelli – Quarteto de Violoncelos

Quando: 17 de agosto, quinta-feira20H

Onde: Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha,450 – centro) – São Leopoldo

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Carla Saueressig da Silva

Carla Saueressig da Silva nasceu em Novo Hamburgo, em 1979. É coralista desde a infância e sempre esteve envolvida em atividades musicais. 

Começou a estudar música na pré-adolescência, fazendo aulas de flauta doce. No mesmo período, foi aluna de teclado nos Canarinhos de Novo Hamburgo, onde fez também dois cursos intensivos de férias de técnica vocal, o que lhe possibilitou prestar assessoria de preparação vocal em um dos coros do seu pai e em grupos vocais da IECLB. Posteriormente, foi aluna de teclado e piano na Escola de Música Sol e Cia, em Novo Hamburgo. Tornou-se professora particular de teclado aos catorze anos. Cantou em vários corais da região. Ao longo de sua trajetória como coralista, teve diferentes preparadores vocais e participou de oficinas de técnica vocal. 

Executou a música em casamentos e outros eventos, sozinha e com parceiros musicais. Tem experiência em assessoria particular de canto. Atuou como musicista e coordenadora de grupos de canto em paróquias da IECLB durante muitos anos. 

É formada Bacharela em Teologia pela Faculdades EST (2007), em São Leopoldo, e atualmente está cursando Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Claretiano.

Desde 2016, integra o coral Madrigal Presto, que tem João Paulo Sefrin como regente e Lucia Passos como preparadora vocal.

Sara Fleck Ramos

Sara Fleck Ramos, 21 anos, é natural de Novo Hamburgo e iniciou seus estudos de piano aos 12. Graduanda do Bacharelado em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na classe do professor Dr. André Loss e integrante da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS. Durante três anos, estudou piano no Curso de Extensão em Música da UFRGS. Foi aluna do Instituto Sonarte Canela, onde estudou Música de Câmara e Prática de Orquestra, também fazendo o trabalho de monitoria do curso de piano. Atua como professora de piano na Presto- Produções e Promoções Artísticas e faz apresentações como musicista convidada em orquestras e grupos de câmara.

Daniel Castilhos

Formado no Curso de Graduação em Música: Licenciatura – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.  Pós-graduando em Música pela UERGS. Professor de música no Clube do Professor Gaúcho e no Centro Cultural 25 de Julho, ambos em Porto Alegre/RS.

Professor de Música da Rede Municipal de Ensino de Campo Bom/RS. Tem participado como solista convidado em Orquestras como Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara ULBRA, Orquestra Sphaera Mundi e Orquestra Sinfônica Villa-Lobos/SP.

Desenvolve trabalhos de música de câmara, com diversas formações instrumentais e integra o Quinteto Persch desde o início do grupo

Luyra Dutra

Luyra Dutra natural de Juiz de fora/MG é bacharel em violoncelo pela Universidade Federal de Minas Gerais.Durante a graduação participou como bolsista de diversos projetos de extensão voltados para o ensino além de ter sido estagiária do Centro de Musicalização Integrada da UFMG, como professora de violoncelo e musicalização infantil. Atualmente é professora na Presto Produções em São Leopoldo, Nova Estação Escola de artistas em Porto Alegre e na Orquestra Jovem de Gramado. Atua como violoncelista na Camerata Presto, na Orquestra Sinfônica de Gramado e participa de outros grupos pelo Rio Grande do Sul como convidada.

Franceli zimmer

Franceli Zimmer é Fonoaudióloga, Especialista em Voz, Professora de Técnica Vocal, Cantora, Regente Coral e Pós graduanda em Música com ênfase em Educação Musical. Estudou canto Lírico e Popular com renomados professores de quem recebeu aporte técnico para atuar profissionalmente.

Realizou masterclass de canto com Carla Maffioletti, Eiko Senda, Monica Wagabi, Cintia De Los Santos, Ricardo Barp, entre outros. Realizou cursos de regência coral com Mara Campos, Márcio Buzatto, Eduardo Fernandes, Linus Lerner, Pablo Trindad  Fez cursos e workshops na área do teatro com Zica Stockmanns, Camilo de Lélis, Raulino Prezzi, Raul Voges. Atuou como Preparadora Vocal em várias montagens teatrais como do Grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul -RS e Cia Acto de Garibaldi- RS.

Atualmente é Regente e presta Assessoria Fonoaudiológica ao Coro da Aabb de Garibaldi-RS, ao Coro Infantil, Juvenil e Adulto de Veranópolis-RS. Presta Assessoria Fonoaudiológica e faz a Preparação Vocal  do Coro Misto Piá, do Coro Masculino Stadtplatz e do Vocal Sem Batuta.

Atualmente faz a preparação vocal, atende clinicamente no seu consultório e acompanha a carreira de vários cantores, atores, e outros profissionais da voz falada e cantada.

Aprimora seu conhecimento acerca do Canto (técnica vocal) e Voz (saúde vocal) e Regência coral participando de congressos, seminários e oficinas sobre o assunto, e  estudando Canto há anos com a renomada professora Lúcia Passos em São Leopoldo- RS.

Deborah Finocchiaro

Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 33 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. 

 

Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que tem em seu repertório, entre outros, os espetáculos “Pois é Vizinha…”, direção Deborah Finocchiaro (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, direção Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira (2006 – além do espetáculo contém CD, lançado em 2015 e DVD, lançado em 2017), “GPS GAZA”, orientação Camila Bauer (2014); “Caio do Céu”, a partir da obra de Caio Fernando Abreu, direção Luís Artur Nunes (2017) e “Diário Secreto de Uma Secretária Bilingue”, direção de Vinícius Piedade e Deborah Finocchiaro (2019). Os projetos e “Histórias de Um Canto – Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul” (que consiste em um espetáculo solo, um recital, um show musical e um registro da obra em livro/CD – 2008), “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” (2016), “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”(2018). As obras literomusicais: “A Espessura da Vida” (2018), “Leitura às Cegas” (2018); “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Morais (2018) e “Palavra Balada (2018). O espetáculo audiovisual “Invisíveis – Histórias Para Acordar”, direção Deborah Finocchiaro (2020) e a websérie “Confessionário Relatos de Casa”, direção Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol (2020).  


Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem produzido durante a quarentena, direção Luiz Alberto Cassol (2020). De 2009 a 2019 assinou a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.

gisele Cruz

Gisele Cruz é mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e bacharel em música pela UNESP, tendo trabalhado por mais de 30 anos nos Centros de Música dos SESC SP. Ministra cursos de formação e capacitação de regentes e professores por todo o país. Atualmente é regente do VocalDante, grupos infantil e juvenil do Colégio Dante Alighieri (SP). É autora dos livros “Canto, canção, cantoria, como montar um coral infantil” publicado pelo SESC SP e, “Canto Coral Infanto-Juvenil” – versões para o educador e para o aluno – por solicitação e realização da AAPG – Associação de Amigos do Projeto Guri.

É autora colaboradora nos e-books “Cadernos do Painel – A preparação do regente”, org. Eduardo Lakschevitz (2016) e “Canto coral Infanto juvenil – ações e reflexões” org. Débora Andrade e Ana Gaborim (2020).

Site www.cantoecantoria.com.br

Cristiane Ferronato

É arte-educadora e regente Cristiane Ferronato utiliza a música como possibilidade para transcriação, valendo-se especialmente de práticas coletivas de percussão e canto coral para instigar potenciais de existência. Aprendeu com o sincretismo cultural brasileiro a valorizar e nutrir hibridismos artísticos durante mais de 20 anos de profissão. É Graduada em Pedagogia pela UCS (2003), Pós-Graduada em Capacitação Docente em Música Brasileira pela Anhembi Morumbi, de São Paulo (2006), e Mestre em História pela UCS (2020). Especializou-se como Educadora Brincante pelo “Instituto Brincante” (2007), de São Paulo, e também na pedagogia musical Orff-Schulwerk pelo “The San Francisco Orff Course” (2015), nos Estados Unidos. 

Na regência coral, inspirou-se conceitual e ideologicamente em profissionais como Mara Campos, Ana Yara Campos, Renato Filippini, Lucia Passos, Agnes Schmeling e Pablo Trindade Roballo, entre outros. Profissionais ligados à Educação Musical, como Fernando Barba, Marlui Miranda, Lydia Hortélio, Rosane Almeida, Sofia Lopez Ibor, Doug Goodkin, James Harding e Christa Coogan também nutriram suas aspirações artísticas. Ari Colares foi um de seus principais instigadores de estudos sobre percussão popular brasileira.

 

É diretora artística e regente dos espetáculos Moinho Nômade (2019-) e Contrapontos (2017-), com o Coro Juvenil do Moinho/UCS, e concebeu também os espetáculos Entre Elas (2011-2013), com as Meninas Cantoras de Nova Petrópolis e Cantos do Nosso Chão e Outros Cantos (2011-2012), com o Coro Infanto-Juvenil de Veranópolis e grupo Zingado.

Atualmente é professora no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul e regente e diretora artística do Coro Juvenil do Moinho/UCS.

 

 

Informações sobre o produto de pesquisa do meu mestrado, que incluem um vídeo-documentário (Moinhos Artistadores de Histórias) e uma dissertação (Jovens que cantam em bando: uma prática interdisciplinar e contemporânea de canto coral em Caxias do Sul) podem ser conferidas no site: http://artistamentosembando.wixsite.com/cristianeferronato/mestrado

(vou falar desses produtos em meu vídeo/palestra)

E mais informações podem ser conferidas nas redes sociais do Coro Juvenil do Moinho/UCS, grupo atual com quem trabalho:

https://www.facebook.com/CoroJuvenildoMoinho/

https://www.instagram.com/corojuvenildomoinhoucs/

https://www.youtube.com/channel/UCwtivWHYc28R8UY5mJZkKTQ

regência Coral Adulto

  1. Pensando sobre Regência

O que é REGÊNCIA?

Pequeno histórico sobre a regência;

Afinal de contas, o que é REGER?

O que um regente deve saber para reger um coro?

Regência e técnica vocal – qual a relação entre elas?

O regente e o preparador vocal;

 

  1. Pensando sobre a Técnica

A postura do regente;

Postura inicial;

Preparação – levari – respiração;

Marcação de compassos de 2, 3 4 e 6 tempos;

Inícios e finalizações nos vários tempos de cada compasso;

Entradas e cortes das vozes no decorrer da música;

Mão direita e mão esquerda – quais suas funções?

 

  1. Pensando sobre a Prática

O regente deve ou pode cantar enquanto rege?

Como ler uma peça com o coro?

Como ensaiar uma peça?

 

Como ensaiar uma parte mais complexa de uma peça?

Como dar o tom de uma música para o coro?

Como escolher o repertório?

 

  1. Prática

Praticar, aos olhos da técnica de regência, trechos e/ou pequenas peças e

experimentar muitas sensações.

Carlos fecher

Carlos Völker-Fecher iniciou seus estudos de Música com Gilberto Bittencourt. Com ele teve seus primeiros passos também no estudo da Regência.

Formou-se em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe de Ernani Aguiar, concluindo seu bacharelado com a ópera Der Freischütz.

Integrou a Equipe Curt Lange com Ernani Aguiar, Aluízio Viegas, Alex Milagres, Geraldo Barbosa e Francisco D’El Rey Duarte.

Foi regente do Coro Contraponto de 1990 até 2010. Com este coro conquistou as medalhas de bronze – coro masculino – e ouro – coro misto no Harmonie Festival 2005, ocorrido em Lindenholzhausen-Limburg, na Alemanha.

Atuou também como maestro de coro junto a diversos nomes da música popular.

Foi cantor lírico do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Esteve à frente de diversas orquestras brasileiras, das quais destacamos a Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra de Câmara da UNIRIO, Rio Strings Orchestra, Orquestra Sinfônica Nacional.

Mestre em Música, com habilitação em Musicologia, defendeu a dissertação “Suíte Sinfônica n.1 ‘Paulista’, de Guerra-Peixe: um estudo da orquestração como retrato do folclore”.

Doutor em Música, na subárea Práticas Interpretativas/Regência Coral pela UFRJ, onde defendeu a tese “A Missa Afro-Brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca perante as prescrições litúrgicas da tradição católica”.

É professor de Regência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e maestro e coordenador da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS.



João Antônio Borba

Em breve…

Vinicius Reis

Em breve

Luciano Reis

Iniciou seus estudos musicais em 1997  no Projeto Sinos Acorda da UNISINOS sob a orientação do maestro José Pedro Boéssio, desenvolvendo prática em orquestra e em grupos de câmara. Estudou viola com o Professor Delmar Breunig.  Atua em diversas formações camerísticas e também como professor de viola e violino em escolas e  projetos sociais na região.

Filipe Muller

Graduou-se na UFRGS no curso  Bacharelado em Contrabaixo e desde 2004 atua na Orquestra de Câmara Theatro São Pedro . De 2010 a 2017 atuou na Orquestra Filarmônica da PUC.

Desde 2015 atua na Orquestra Sinfônica de Gramado. Também trabalhou nas seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (2002 e 2003), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra Sacra da ULBRA, Orquestra Sinfônica da UNISINOS, Orquestra de Câmara da UNISC, Orquestra de Câmara de Feliz, Orquestra do Projeto Vésperas, Orquestra de Câmara SESI- Fundarte, Orquestra de Sopros do Centro Cultural Eintracht. Em 2020 passa a integrar a Camerata PRESTO.

Eduardo Lautert

Em breve

Castro Alves, poeta de nosso tempo?

Por que dar voz e palco a um poeta do século dezenove? Em que medida podem seus versos provocar os corações e mentes de uma outra época, submissa à magia das novas tecnologias e blindada pela linguagem da urgência e dos distanciamentos?

 

A resposta é menos complicada do que parece: Castro Alves é, mais do que nunca, um poeta contemporâneo. Sim, ele fala também a nosso tempo, através da indignação de seus versos. Porque, hoje, o mundo pode ser injusto e cruel, tantas vezes interessado na exclusão social, na exploração de outro tipo de senzala, na privação do mais sagrado dos direitos: o direito à Liberdade. Representam seus versos, assim, a voz dos injustiçados, dos perseguidos, dos insubmissos.

 

E, nos poemas que exaltam as guerras da Independência e do Paraguai novamente cresce a denúncia contra a indiferença – estigma também de nosso tempo. (“Quem dá aos pobres, empresta a Deus”)

 

Poeta sem rival da alma brasileira, traduziu com rara felicidade, a graça de um amor cheio de som e risos (“O laço de fita”) e a sensibilidade acolhedora da música. (“O fantasma e a canção”).

 

Por fim, e não menos importante, quantas vezes já se ouviu, nos bancos escolares e no saguão das bibliotecas, o hino apaixonado ao livro e às letras, marco civilizatório sem rival, traduzido em “O livro e a América”?

 

É preciso dizer mais? Ouçamos Castro Alves e nos rendamos a seus versos que transcendem o tempo e o espaço!

 

Elvira Coelho Hoffmann