MusiCâmara apresenta Recital de Saxofone e Piano

MusiCâmara apresenta Recital de Saxofone e Piano

Ministério da Cultura e a PRESTO Produções e Promoções Artísticas apresentam, Projeto MusiCâmara 2018.

O Projeto MusiCâmara do mês de agosto contará com um Recital de Saxofone e Piano.

As cidades de Sapucaia do Sul e São Leopoldo receberão os Músicos Gustavo Muller, saxofone e Rodolfo Wufhorst, piano em um concerto repleto de obras consagradas.

Os concertos ocorrerão nos dias 16 de agosto, quinta-feira, às 20h,  no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense em Sapucaia do Sul e 17 de agosto, sexta-feira às 20h na Igreja do Relógio São Leopoldo.

No repertório, obras de Astor Piazzolla, Radames Gnatalli, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, dentre outros.

 

Os músicos

RODOLFO DANIEL WULFHORST

Natural de Ijuí/RS, começou a estudar piano aos 8 anos de idade com sua mãe, Dorothea Wulfhorst. Formado em Ciências da Computação, concluiu seu mestrado em Inteligência Artificial aplicada à Música  em 2002 (UFRGS).

Concomitantemente estudou piano com Ney Fialkow pelo Curso de Extensão em Música do Instituto de Artes da UFRGS.

Desde 1992 atua como pianista acompanhador, tendo atuado com conceituados músicos do cenário erudito gaúcho e brasileiro.

Tem extensa atuação como pianista em montagens de óperas em formato “de bolso”. Podemos destacar obras de Donizetti (L´Elisir d´Amore) , Pergolesi (Serva Padrona), Mozart (Flaua Mágica, Bastien und Bastienne) , Verdi (Traviata, Rigoletto e Otello), Puccini (Madama Butterfly, La Bohème), Gounod (Romeu e Julieta), Bizet (Carmen) Leoncavallo (Pagliacci) e Bernstein (West Side Story).

Participa atualmente dos projetos “Terça Lírica” e “Arte Lírica”, que ocorrem, respectivamente no Palácio da Justiça de Porto Alegre e no Foyer do Teatro São Pedro em Porto Alegre.

GUSTAVO MULLER

Iniciou seus estudos musicais aos quatro anos de idade na Escola Divino Mestre com o professor Jarbas Griebeler, em São Leopoldo, com o instrumento flauta doce, o qual estudou até completar dez anos, partindo então para o estudo do saxofone.

Estudou saxofone com o professor Renato Santos, e tornou-se músico profissional aos quinze anos. Formou-se no curso Técnico em Música da Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP) – Faculdades EST de São Leopoldo/RS em 2007, com ênfase no instrumento saxofone. Atualmente cursa o 3o semestre do Curso de Música da UFRGS, onde estuda saxofone com o professor Amauri Iablonovski.

Participa de workshops, masterclasses e festivais, como o IV Encontro Internacional de Saxofonista de Tatuí/SP.

Já atuou nas principais orquestras do RS como músico convidado, dentre elas a Orquestra Unisinos/Anchieta, Orquestra Filarmônica da PUC/RS, Orquestra Sinfônica da UCS e Orquestra Sinfônica de Gramado.

Atualmente é músico convidado das Bandas Papas da Língua e Dingo Bells, atuando no naipe de sopros com saxofones tenor e barítono; Ocupa os cargos de músico (1o saxofone alto) e diretor artístico da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.

É criador do grupo Barlavento Quarteto de Saxofones, grupo este que atua desde 2005 difundindo a música de câmara e o repertório específico de quarteto de saxofones. Com o Barlavento gravou o primeiro cd do grupo, Ventos de Natal, com repertório natalino.

Atualmente, o grupo prepara o segundo cd, este de repertório erudito. Criou recentemente o Quarteto Sugiro Brasil, grupo de música instrumental que executa repertório exclusivamente brasileiro, com músicas de grandes compositores como Tom Jobim, Chico Buarque, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, dentre outros.

 

PROGRAMA

 Jean Marie Leclair

Sonata em Do (para dois saxofones)

 

Astor Piazzolla

Bordel 1900

Café 1930

Ausências

Street Tango

 

Radames Gnatalli

Valsa Triste

 

Jacob do Bandolim

Doce de Côco

 

Chiquinha Gonzaga

Atraente

 

Ernesto Nazareth

Apanhei-te Cavaquinho

 

Serviço:

O quê: Projeto MusiCâmara

Quando: 16 de agosto, Quinta-feira, 20H

Onde: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Câmpus Sapucaia do Sul

Avenida Copacabana, 100 – Piratini – Sapucaia do Sul

Entrada franca

 

O quê: Projeto MusiCâmara

Quando: 17 de agosto, sexta-feira, 20H

Onde: Igreja do Relógio – Rua Osvaldo Aranha, 450 – Centro – São Leopoldo

Entrada franca

 

MusiCâmara

Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.

Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *