Fundação Scheffel recebe o Projeto MusiCâmara

Fundação Scheffel recebe o Projeto MusiCâmara

Ministério da Cidadania e a PRESTO Produções e Promoções Artísticas apresentam, Projeto MusiCâmara 2019.

O MusiCâmara de maio apresenta o Quinteto D’Arco – Quinteto de Cordas. Formado por renomados músicos do meio erudito gaúcho, o grupo traz ao MusiCâmara um repertório original para esta formação, contando com obras de W. A. Mozart e Feliz Mendelssohn-Bartholdy, dois grandes compositores da história da música.

Promovido pela Presto Produções e Promoções Artísticas, o concerto será realizado no dia 13 de junho, na Fundação Scheffel em Novo Hamburgo, às 20h, com Entrada Franca.

Os Músicos do Quinteto D´Arco

Brigitta Calloni

Cursou o bacharelado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi aluna de Marcello Guerchfeld e Fredi Gerling.

Seguiu os estudos na Universidade Mozarteum, em Salzburg, sob a orientação de Lavard Skou-Larsen e, posteriormente, na Michigan State Universtity, com o professor Dmitri Berlinsky.

Foi membro das orquestras Salzburg Chamber Soloists, Flint Symphony Orchestra, West Michigan Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica Brasileira, entre outras, participando de concertos em mais de 20 países da Europa, Américas do Norte e do Sul.

Atualmente integra a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, como chefe de naipe dos segundos violinos, e leciona violino no Instituto Popular de Arte e Educação. Ao longo dos anos, manteve intensa atividade camerística. Como solista, se apresentou recentemente com a OSPA, com a orquestra Unisinos-Anchieta e com a orquestra Sphaera Mundi.

Giovani dos Santos

Aluno de Emanuelle Baldini e Bacharel em Música pela UFRGS sob a orientação de Hella Frank, tem grande atuação no cenário musical rio-grandense.

Já gravou com Affetti Barocchi, Capela Strumentale, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra Unisinos-Anchieta, Musica Antiqua Clio, entre outros.

Atualmente é violinista na Sphaera Mundi Orquestra, Orquestra de Câmara da ULBRA, Spalla da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e Spalla e Professor Titular da Orquestra Sinfônica de Carazinho. Venceu o Concurso Jovens Solistas da Fundarte 2010, executando o Concerto em Sol maior de Joseph Haydn.

Participou do Deutsch-Skandinavische Jugend-Philharmonie 2011, em Berlim, a convite de Leon Spierer, em seguida, aprimorando-se com Michael Gehlmann, em Wuppertal.

Foi selecionado como bolsista integral do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2015.

Hella Frank

É professora de violino, viola e música de câmara no Departamento de Música da UFRGS e atua intensamente na cena camerística, como membro do Trio “Elas por Elas”, que se dedica à difusão de música composta por compositoras, e como convidada regular em séries de concerto e festivais de música no Brasil, nos EUA e na Suíça.

Recebeu sua formação no violino do Prof. Marcello Guerchfeld, na UFRGS, e do Prof. Eric Rosenblith, em Boston/EUA. Na viola, teve orientação de professores como Eric Schumsky e Csaba Erdélyi. Tem, em seu currículo, uma extensa experiência em música de câmara nas mais diversas formações, do duo à orquestra de cordas.

Apresentou-se em recitais, em concertos de música de câmara e como solista de orquestras no Brasil, Uruguai, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Rússia e Holanda.

Foi Spalla de violinos e violas de diversas orquestras no Brasil e nos EUA, e também foi membro fundador, diretora artística e spalla de violas da Orquestra de Câmara da ULBRA.

Por 18 anos, coordenou o Programa de Extensão do Departamento de Música da UFRGS. É membro fundador e faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Violistas.

Leonardo Bock

iniciou seus estudos de violino em 1999, com Cármelo de los Santos. Desde então, participou de diversos festivais e cursos nacionais e internacionais, entre os quais se destacam:

FEMUSC (2008, 2009), Festival Internacional SESC de Música em Pelotas/RS (2011, 2017), Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (2017), III e V FIMP (Bagé RS), entre outros.

Em 2015, formou-se no curso de Bacharelado em Música – Violino, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do prof. Dr. Fredi Gerling.

Especializou-se na University of Georgia (EUA), obtendo diploma de aperfeiçoamento artístico com o pedagogo Dr. Levon Ambartsumian (Armênia).

Aprimorou-se, também, na Alemanha, na Hochschule für Musik Münster, com o prof. Helge Slaato (Noruega).

Atua como solista convidado e spalla de diversas orquestras acadêmicas pelo Brasil e atualmente integra o naipe de primeiros violinos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Martina Ströher

Iniciou seus estudos musicais no violoncelo aos 9 anos de idade, com a professora Monia Kothe.

Estudou com Adriane Savitzky e Milene Aliverti, na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Já colaborou com a OSPA, Orquestra do Sesi, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Ouro Preto. Trabalhou com maestros renomados como Michael Zilm, James Judd, Joana Carneiro, Kurt Masur, Lorin Maazel e Semyon Bychkov.

Frequentou masterclasses com Pieter Wispelwey, Natasha Shakowskaia, Dmitri Ferschtman e Martin Ostertag, além de aulas particulares com Hans Jensen, em Chicago.

Participou do programa Música e Músicos do Brasil, da rádio MEC, com obras de Brahms, Beethoven e Schostakovich, juntamente com o pianista Ednaldo Borba. Foi aluna de música de câmara de Paul Wakabaiashy e Alexei Eremine.

É graduada no curso de instrumentista de orquestra, especialidade violoncelo, pela Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa, com o renomado professor Paulo Gaio Lima.

Trabalhou na Orquestra Sinfônica Brasileira, de 2008 a 2018. Atualmente integra o naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre como chefe de naipe.

Programa

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1792) – Quinteto de Cordas em Sol Menor, KV516
– Allegro
– Menuetto: Allegretto
– Adagio ma non troppo
– Adagio – Allegro

Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847) – Quinteto de Cordas n°2, Op.87, em Si bemol Maior
– Allegro vivace
– Andante scherzando
– Agagio e lento
– Allegro molto vivace

Serviço

13/06 – quinta – 20h Fundação Ernesto Frederico Scheffel
Rua General Daltro Filho, 911 – Hamburgo Velho – Novo Hamburgo

Informações
Telefone (51) 30377784 ou 91186763-whats – www.prestosl.com.br

MusiCâmara

Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.

Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 91186763, pelo e-mail contato@prestosl.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.