Concerto de Natal com Madrigal e Camerata PRESTO

Concerto de Natal com Madrigal e Camerata PRESTO

Presto Produções e Promoções Artísticas e Ministério da Cidadania apresentam Projeto MusiCâmara 2019.

A 12ª Temporada do Projeto MusiCâmara fará o seu último concerto no próximo dia 20 de dezembro, sexta-feira, às 20h, na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450 – centro), com a apresentação do Madrigal e Camerata PRESTO. Entrada Franca.

Inspirado na história de Maria, da anunciação ao nascimento de Jesus Cristo, o concerto traz as obras Ave Maria, de Franz Biebl, Magnificat, de Antônio Vivaldi, How beautiful are the feet of them, de George H. Händel e o Oratório de Nöel, de Camille Saint-Säens. Para completar o programa, canções tradicionais de Natal, tendo como convidados especiais os cantores da Oficina PRESTO Canto Coral, mais de 100 cantores da comunidade leopoldense que frequentam a oficina desde outubro deste ano.

Madrigal PRESTO

O Madrigal PRESTO, foi criado em 2008, com o objetivo de difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-cultural na interpretação de obras de destacado valor no repertório coral, escritas para essa formação, além de interpretar obras de compositores brasileiros em primeira audição e arranjos de música popular brasileira.Desde o seu início tem a regência do Maestro João Paulo Sefrin e a orientação vocal da professora Lúcia Passos.

O Madrigal Presto se destaca pelas obras relevantes que apresenta, a capella, com orquestras ou grupos de música popular, obras pouco cantadas pelos coros, oportunizando ao público o conhecimento de um repertório coral diferenciado.Em sua trajetória, ao longo de 11 anos, realizou 211 apresentações no Rio Grande do Sul e outros estados do Brasil, em Festivais de Coros, concertos, eventos culturais.

Camerata PRESTO

A Camerata PRESTO é formada por 8 instrumentistas de cordas (02 violinos, 02 violas, 01 violoncelo, 01 Contrabaixo e órgão), com o objetivo de difundir a música erudita instrumental, buscando a excelência artístico-musical e acompanhando o trabalho do Madrigal Presto entre outros grupos da região do Vale do Rio dos Sinos.

O grupo é formado por instrumentistas de grande experiência e componentes de orquestras do Rio Grande do Sul, tais como: Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra da UNISC, Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro, dentre outras.

Oficinas PRESTO – Canto Coral

O projeto Oficinas Presto Canto Coral, que é uma realização do Ministério da Cidadania e da PRESTO Produções e Promoções Artísticas é realizado em 4 bairros de São Leopoldo, Centro, Feitoria, Scharlau e Vicentina, onde mais de 140 cantores se inscreveram para participar em 2019.

O projeto pretende explorar e desenvolver a consciência e potencial vocal dos participantes, introduzindo-os no universo da música cantada em conjunto, estimulando a cultura musical.

Como resultado da participação regular nos ensaios o grupo passou a se apresentar em atividades e eventos culturais da cidade, tais como o Recital de Natal da Sociedade ORPHEU e o Brique do Imigrante na Praça do Imigrante em São Leopoldo, em dezembro.

Para encerrar as atividades em 2019, mais de 100 cantores participarão do Concerto de Natal que encerra a 12ª Temporada do Projeto MusiCâmara em São Leopoldo. Este Projeto já conta com um valor captado através da Lei Rouanet, tendo como patrocinador master a TFL – Química do Brasil, de São Leopoldo, o que já garante a continuação do projeto em 2020.

Programa

Franz Biebl (1906 – 2001)

Ave Maria

Antonio Vivaldi (1678 – 1741)

Magnificat, RV 610

  1. Magnificat – Adagio

2. Et exultavit – Allegro

3. Et misericordia – Presto

4. Fecit potenciam – Presto

5. Deposuit implevit Bonis – Allegro

6. Esurientes implevit – Allegro

7. Suscepit Israel – Largo

8. Sicut locutus est – Allegro ma poco

9. Gloria patri – Largo

Georg F. Händel (1685 – 1759)

Oratorio Messias – How beautiful are the feet of them

Solo: Soprano Carine Fick

Camille Saint-Saëns (1835 – 1921)

Oratorio de Noël, Op. 12

  1. Prélude – Allegretto

2. Et pastores erant – Recitative

3. Gloria in altissimis – Allegro

4 Domine, ego credidi – Moderato commodo

6. Quare fremuerunt gentes – Allegro energico

10 Tollite hostias – Maestoso

Melodia Brasileira

Noite Azul


Franz Gruber (1787 – 1863)

Arr. Damiano Cozzella

Noite Feliz


Solos:

Sopranos: Carine dos Reis Fick, Julia Simon, Carla Saueressig, Clarice Pereira, Débora Moretti, Raquel Vieira

Contraltos: Cristin Schwambach, Amanda Garcias, Margareth Rodrigues

Tenor: Tadeu Bitencourt

Baixos: Daniel Hollas Becker, Jandir de Almeida


Camerata PRESTO

Violinos I: Rael Gobatto, spalla e Gustavo Reis

Violinos II: David Garcia e Christine Haruka Tao

Viola: Cassiano Brown da Rocha

Violoncelo: Ailton Abreu

Contrabaixo: Ismael Almeida

Pianista: Rodolfo Daniel Wulfhorst

Madrigal Presto

Técnica Vocal: Lúcia Passos

Regência: João Paulo Sefrin

Oficina PRESTO Canto Coral

Técnica Vocal: Lúcia Passos

Regência: João Paulo Sefrin

Regentes Assistentes: Clarice Pereira e Daniel Hollas Becker


Serviço

O que: Projeto MusiCâmara

Quando: 20 de dezembro, sexta-feira – 20h

ENTRADA FRANCA

Onde: Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450 – centro – São Leopoldo)

Projeto MusiCâmara 2020 – APROVADO

A edição de 2019 do projeto Musicâmara alcançou a décima segunda temporada, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Até dezembro de 2019, realizou 174 concertos com entrada gratuita a um público de aproximadamente 40 mil pessoas. Foram cerca de 9.800 alunos de escolas da rede pública de ensino envolvidos nas ações de formação de platéia.

O patrocínio, até o momento, tem sido majoritariamente de Pessoas Físicas. Você pode incentivar a música e a cultura em São Leopoldo e região, destinando parte de seu Imposto de Renda para o projeto.


Como Patrocinar

Pessoa Jurídica: até 4% do IRPJ devido – declaração pelo Lucro Real

Pessoa Física: até 6% do IRPF devido – declaração completa

Banco do Brasil:

Favorecido: MINC PRONAC 192481

Agência: 2990-4

Conta Corrente: 25.229-8

Proponente: Lúcia de Moura Passos Simon & Cia Ltda (razão social)

Código identificador: CNPJ da empresa – 07.863.377/0001-13.

1ºidentificador: informar o CNPJ ou CPF do patrocinador ou doador;

2º identificador: utilizar, conforme o caso, o seguinte código: 01 (Patrocínio);

Após o depósito o patrocinador deverá apresentar à Presto o comprovante que irá gerar o recibo de mecenato (MINC).


Projetos Presto 2020

A PRESTO conta com outros dois projetos aptos a captação através da Lei Rouanet em 2020. Projeto Camerata PRESTO e Projeto Arte Gaúcha.

PRESTO

Há 13 anos O Lugar Certo da Boa Música.

A PRESTO, celebrando os seus 13 anos de atuação em São Leopoldo, contempla inúmeras atividades musicais, artísticas e projetos culturais.

Nosso projeto cultural de maior relevância e que há 12 anos integra a programação cultural da cidade de São Leopoldo e de outras 03 cidades da região é o Projeto MusiCâmara.

Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Até o fim da 11° temporada em 2018, foram realizados 157 concertos, com um público estimado em 35 mil pessoas e beneficiados 9,1 mil alunos da rede pública de ensino.

Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense e região do Vale do Sinos, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal.

Ao longo de 12 anos de atuação, o MusiCâmara é incentivador de outros projetos culturais, como o Madrigal Presto, que há 11 anos realiza um trabalho de excelência no canto coral do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Desde 2008 a PRESTO também esteve presente em diversos momentos do cenário musical gaúcho através do Quarteto de cordas Presto e do Grupo Arte Gaúcha. Estes grupos vem realizando um trabalho de parceria em inúmeros momentos com o Madrigal Presto, bem como tem se apresentado em eventos socais, culturais e cerimônias em diversas cidades do estado.