Casamentos: 5 tendências na pós-pandemia ou “novo normal”

Adaptação foi uma das palavras-chaves de 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Diversos setores passaram por mudanças, que exigiu criatividade e determinação.

Com a indústria de casamentos não foi diferente. Com a incerteza do momento e modificação dos decretos governamentais, muitos casais preferiram adiar a data do “sim”.

O período foi e ainda está difícil em 2021, tantos outros decidiram que é importante celebrar e valorizar os bons momentos, e por isso transformaram suas ideias iniciais de acordo com as circunstâncias.

Com o atual cenário surgiram novas possibilidades, outras formas de festas de casamento na pandemia. Algumas se popularizaram ainda mais, como os mini wedding.

Ainda há muita especulação de como devem ser os eventos durante e após a pandemia.

Mas, para quem ainda está na dúvida se deve prosseguir com a organização da cerimônia, se deve mudar, mostramos a seguir quais devem ser as tendências de casamentos na pós-pandemia ou do chamado “novo normal”.

Além das opções de celebração, mostramos como você pode viver o seu momento tão sonhado sem perder a beleza e segurança.

Cuidados

Independente do local a ser escolhido para a realização do casamento, fiquem atentos às restrições da cidade, aos protocolos de segurança, às mudanças de decretos.

É importante estar ciente de como os prestadores de serviços estão atuando. Portanto, tenha um contrato com cláusulas específicas que envolvem o momento da pandemia. Estejam sempre bem informados. 

No artigo anterior, Casamentos 2021: o que não pode faltar na sua checklist apresentamos a você uma lista objetiva dos detalhes que não podem ser esquecidos em um casamento.

Pode usá-la como base para as opções que vamos mostrar a seguir, como escolha do lugar e da decoração, contratação de músicos, trajes dos noivos, etc.

Reforçamos aqui que é sempre bom se antecipar, ainda mais com esse período um pouco incerto, em que as remarcações são constantes.

Agora vamos aos formatos de cerimônias que estão atraindo a atenção dos noivos nos últimos meses, e com certeza, serão opções para os casamento futuros.

Celebração

O momento exige mudanças, hoje ainda não é possível retomar as cerimônias e grandes eventos, com muitos convidados.

Mas, os novos formatos permitem que o amor seja celebrado com leveza, alegria, beleza, com as pessoas queridas que fazem parte das vidas dos noivos.

Com características muito particulares, cada cerimônia de casamento hoje pode ser considerada única e singular, tornando-a ainda mais charmosa e inesquecível.

1 – Mini wedding

Já faz um tempo que essa é uma das preferências de muitos noivos e foi o formato mais procurado durante a pandemia em 2020 para seguir os protocolos de distanciamento.

Por ser intimista, o mini wedding tem uma celebração somente com as pessoas mais próximas e importantes ao casal, como pais, padrinhos e amigos íntimos. 

O casamento pode ser realizado em casa, numa pousada, em um restaurante, com tudo ao que uma grande festa tem direito, com decoração, com contratação de músicos, festa, bolo, porém em proporções menores.

Também é uma boa opção para quem busca menos custo. São cerimônias que comportam no máximo até 100 convidados. Mas, ultimamente muitas têm sido realizadas com até 30 pessoas. 

2 – Casamento ao ar livre

Na praia, no campo, num sítio, no alto de um prédio, ou outro lugar que escolha ao ar livre, será perfeito para o seu momento. A luz natural do dia dará um charme todo especial à ocasião, além de permitir o uso de trajes mais despojados. 

Diante do perigo do coronavírus, muitos casais optam por esse formato por ser mais seguro.

Como o vírus se espalha menos em locais abertos, é uma opção de maior proteção e facilita o distanciamento social para os noivos e convidados. Porém, preste atenção na estação escolhida e esteja prevenido com um plano B em caso de mau tempo.

Para os casamentos presenciais os dias de semana, de segunda a quinta-feira têm sido as escolhas de muitos casais. Além dos fornecedores estarem mais disponíveis nesses dias, os custos também são mais baixos.

3 – Elopement Wedding

Pode parecer um nome estranho, mas o elopement wedding tem agradado a muitos casais ao redor do mundo. Trata-se de uma cerimônia íntima, somente o casal e o celebrante.

Em alguns casos funciona como forma de fugir de convenções familiares, e em outras como um significado especial para os noivos, como a celebração do amor que não precisa de testemunhas.

Além de ser uma opção econômica, esse formato chama a atenção de muitos apaixonados e rende lindas imagens para o fotógrafo que acompanha a cerimônia, pois, normalmente são escolhidos lugares informais e carregados de simbolismo para os noivos, como uma pequena capela, uma cachoeira, um parque, uma praça. As opções são variadas.

 

4 – Sequel Wedding

Outra opção para quem busca comemorar a união com segurança para os familiares e convidados, é o sequel wedding (casamentos em sequência).

Com o objetivo de celebrar com todas as pessoas que lhe são queridas, os noivos fazem a comemoração com número reduzido de convidados, ou seja, com cada grupo de convívio. 

São várias mini festas, que diminuem o risco de transmissão do vírus para os presentes, e ainda pode ser uma alternativa para aquele casal que às vezes não consegue juntar todos os amigos e parentes no mesmo dia.

5 – Casamento online 

Ainda uma opção mais econômica e prática é o casamento online. Pode ser realizado de qualquer lugar, desde que tenha uma conexão wi-fi, e ter a presença virtual de todas as pessoas que o casal deseja, bastando apenas enviar o link para assistir o evento. 

Para aqueles em que os convidados moram longe é uma boa e criativa alternativa, pois mesmo que distantes, todos podem celebrar a união dos noivos e fazerem parte do momento mágico. 

Medidas de segurança

A situação da pandemia exige que sejam tomadas atitudes diferentes. No novo normal não é somente o vestido da noiva, a festa de casamento, a decoração, as músicas, o bolo, que são importantes. Agora e ainda por tempo indefinido, é fundamental a atenção a outros detalhes. 

O coronavírus faz parte da nossa vida e precisamos nos proteger e cuidar do próximo. Para que o seu casamento seja festejado com alegria e sem receios, é importante que também siga algumas medidas básicas de segurança:

  • As cerimônias devem oferecer aos convidados dispensers com álcool em gel;
  • Todos os convidados devem permanecer de máscara e retirar apenas na hora da refeição. Os noivos também podem pensar na máscara como opção de distribuição aos presentes. Uma ideia interessante é oferecer aos convidados uma caixa de boas-vindas com kit pessoal de higiene, desinfecção e segurança;
  • A distância entre as mesas deve ser maior para promover o distanciamento social;
  • Pode-se pensar no serviço de garçons para evitar aglomeração nas ilhas de comida;
  • Os jantares e almoços de celebração podem ofertar porções variadas e individuais aos convidados. Em caso de buffet, todos devem usar a máscara enquanto se servem dos pratos.

Escolha o seu casamento 

O mundo mudou, os casamentos também mudaram. Modernos, inovadores, fora dos padrões tradicionais, com pequenas cerimônias, com número reduzido de pessoas, em meio à natureza, virtuais, íntimos.

São diferenças que, com certeza, marcarão o seu momento, tornando-os ainda mais especiais. As opções são diversas e são as novas modalidades para quem não deseja esperar a pandemia acabar.

Prontos para definir o seu casamento dos sonhos? 

Envie este artigo para aquele casal que você conhece que está iniciando a organização do grande dia.