Casamentos 2021: o que não pode faltar na sua checklist

Casamentos 2021: o que não pode faltar na sua checklist

A pandemia fez com que as pessoas adiassem muitos de seus sonhos, mas é preciso retomar as expectativas e os planos.

Muitos deixaram o momento do casamento para depois, mas organizar uma festa não é tarefa que se faz de um dia para outro, é preciso planejamento e necessário se antecipar para não deixar para última hora.

Afinal, são várias as decisões que precisam ser tomadas, como vestido de noiva, salão de festas, contratação de músicos, decoração e afins.

Um bom planejamento é o que vai fazer do grande dia o momento perfeito. Vemos muitas listas enormes do que deve ser feito para a realização de uma festa ou cerimônia perfeitas. Aqui, apresentamos a você uma checklist mais objetiva. Vamos aos tópicos.

Alianças

Se você já está noiva (o), a aliança já deve ter sido providenciada. Sua decisão é escolher se seguirá com a mesma depois do casamento. Há quem opte por um outro modelo. Fica a seu critério. Mas, isso pode ser decidido mais à frente.

Defina o orçamento

É uma das decisões mais importantes, pois é a partir daqui que os outros itens serão definidos. Pense com calma e confirme o quanto estão dispostos a gastar no casamento.

Aqui você já pode começar a pensar no número de convidados, se quer uma cerimônia mais tradicional ou não, se será na igreja, na praia, no campo.

Cerimonialista de casamentos

Eis aqui outra dentre as primeiras decisões que o casal precisa tomar quando iniciar a organização do casamento.

Você pode achar até estranho nós termos mencionado aqui “cerimonialista de casamentos”, mas o que ocorre, com mais frequência do que se imagina, é que muitos “profissionais” genéricos, que trabalham com outros tipos de eventos, acabam entrando no mercado de casamentos e não raramente, optar por um profissional que não é especializado, pode trazer muita dor de cabeça e más recordações.

Este cuidado se aplica a todos os demais serviços que serão contratados. Busque sempre profissionais especializados e qualificados em suas áreas de atuação.

Dito isto, contratar ou não uma cerimonialista pode impactar diretamente na organização do evento como um todo. Assim, pense bem se vai se aventurar a fazer todo este caminho com ou sem o acompanhamento adequado.

Escolha a data

Com base nas decisões do item acima, definam a data do casamento. Sempre é bom pensar antecipadamente. Já reservem a data na igreja, se for o caso. Há igrejas com demandas muito altas, por isso a importância da marcação com bastante antecedência.

Padrinhos

A ideia é ter nesse momento tão especial e significativo as pessoas mais queridas por perto, familiares, amigos, aqueles que vão testemunhar o grande momento.

Por isso não deixe para pensar nos padrinhos em cima da hora. É importante definir bem antes, até mesmo para que estejam cientes da data e do compromisso.

Tratamentos estéticos

Se você tem a ideia de fazer algum tratamento estético como clareamento dental, processo de emagrecimento, bronzeamento, ou qualquer outro, é importante lembrar que isso demanda tempo e dedicação.

Não deixe para a semana do casamento porque pode ter uma surpresa desagradável.


Decoração

É um dos itens que exige mais tempo, indecisão, buscas por opções diferentes. Pesquise bastante referências de festas, de cerimônia, de decoração.

Há opções infinitas, mas opte por aquela que for mais a cara e o jeito do casal. Não adianta escolher algo moderno, super fino, se não combina com os noivos.

Música para Casamento

Há quem deixe essa decisão para poucos meses antes do casamento. Não faça isso. Músicos têm agenda, constantemente estão em apresentações. Portanto, defina logo os músicos para a sua festa.

Vai ser um quarteto de cordas, um duo de violinos, violão e piano?

Reflita e defina, pois eles serão também atração. Portanto, contratar música deve ser uma das prioridades, até porque são decisões diferentes: músicos para cerimônia do casamento, músicos para a festa, etc.

 Músicos para cerimônia de casamento

São várias as opções de músicos, de estilos e instrumentos diferentes. É preciso pesquisar sobre o trabalho dos profissionais, verificar o que podem oferecer, e definir qual escolha será mais adequada para a sua cerimônia.

Há quem opte por, duo, trio, quarteto de cordas, violinos, harpa, entre outros.

Além da escolha dos instrumentos, ainda há de se escolher se a música será apenas instrumental ou vocal também, como a presença de um coral.

A formação dos músicos fica a seu critério, mas saiba que são profissionais que podem executar arranjos de qualquer tipo de música, desde as clássicas até rock, pop, mpb e muitas outras.