Projeto realizado com recursos da Lei Complementar no 195/2022, Lei Paulo Gustavo
O Ministério da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais apresentaram
Grupo Arte Gaúcha leva a erudição do cancioneiro para as escolas
Nesta segunda-feira, 07, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Orestes, localizada no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, terão um momento especial de aprendizado.
Eles irão receber uma aula sobre a cultura do Rio Grande Sul, a partir do projeto Grupo Arte Gaúcha nas Escolas, idealizado pela Presto Produções e Promoções Artísticas.
O objetivo é proporcionar para estudantes e professores a vivência e a compreensão sobre como se forma um grupo instrumental, seu processo criativo e finalmente, a apresentação do espetáculo.
Ailton Abreu, diretor da Presto, assinala que a iniciativa aproxima a arte junto a crianças e adultos, democratizando seu acesso e estimulando sua apreciação em todas as classes sociais.
A atividade já aconteceu nas escolas Vitorina Fabre (Esteio) e Dom Pedro II (Novo Hamburgo). Após São Leopoldo, o projeto irá para Sapucaia do Sul, onde se apresenta dia 14 de outubro no Instituto Federal Rio Grandense – IFSul.
Os concertos didáticos têm a participação direta dos músicos do grupo, que conversam com os alunos, distribuem material impresso e ilustrativo que conta sobre a formação instrumental do grupo, curiosidades sobre as obras, instrumentos e autores.
Também é oferecido recursos de acessibilidade de acordo com a demanda de cada escola ou produto gerado, como libras, audiodescrição ao vivo ou mediador especializado.
O encerramento da atividade acontece com a apresentação de obras sobre o cancioneiro gaúcho.
Programação:
07 de outubro
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Orestes
São Leopoldo
Horários: 9h, 10h30, 14h, 15h30
14 de outubro
Instituto Federal Rio Grandense – IFSul
Sapucaia do Sul
Horários: 17h e 19h30