Música Antiga no Projeto MusiCâmara de maio

Ministério da Cultura e a PRESTO Produções e Promoções Artísticas apresentam, Projeto MusiCâmara 2018.

O Projeto MusiCâmara do mês de maio receberá o concerto “Música Mundana” – Conjunto de Músicas Antigas e Tradicionais. O mês de maio também marca a realização do primeiro concerto do Projeto Sapucaia do Sul em 2018.

Os concertos ocorrerão nos dias 17 de maio, quinta-feira, às 20h, no Auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL – Câmpus Sapucaia do Sul e 18 de maio, sexta-feira às 20h na Igreja do Relógio em São Leopoldo.  No repertório, obras de cantigas, canções e danças da Idade Média.

projeto-musicamara-presto-musica-mundana

MÚSICA MUNDANA

Conjunto de Músicas Antigas e Tradicionais

NARRATIVAS DA IDADE MÉDIA

projeto-musicamara-presto-musica-mundana

O repertório do grupo Música Mundana traz diferentes narrativas medievais acerca da religiosidade, do amor cortesão, das relações humanas e dos elementos da natureza.

A intensificação do culto mariano no início do segundo milênio produziu algumas características marcantes na arte e na cultura da época, como o prestígio dado à produção feminina e a criação de centenas de cantigas em louvor a Santa Maria, das quais cerca de 500 foram escritas por Afonso X (1221-1284), rei de Leão e Castela.

Algo do tensionamento entre tradições cristãs, árabes e judaicas, presentes na península ibérica, também pode ser apreendido na comparação entre as Cantigas de Santa Maria, o canto islâmico Allahu akbar e às canções sefarditas Morenica a mi me llaman e La rosa enflorece.

Poucos exemplos de música instrumental da Idade Média são conhecidos atualmente. Entre eles, estão uma série de estampidas encontradas no sul da França (Manuscrito do Rei, séc. 13) e um pequeno grupo de danças saltitantes presentes em um manuscrito da Toscana, duas das quais fazem parte deste programa: Saltarello e Il trotto.

Relações entre as pessoas e os elementos da natureza são registradas na arte de inúmeras culturas, como ocorre em canções sazonais da Idade Média, tais como o cânone inglês Sumer is icumen in (O verão está chegando) e a cantiga provençal de primavera Al entrada del Temps Clar (A entrada do Tempo Claro).

Esta canção refere-se à dança da bela rainha para comemorar a entrada da primavera, em uma provável referência a Eleanor de Aquitânia (1122-1204), uma das principais entusiastas e difusoras da canção trovadoresca ao longo do século 12.

 

REPERTÓRIO

Anônimo – Allahu Akbar (canto islâmico)

Anônimo – Morenica a mi me llaman (canção sefardita)

Anônimo – La rosa enflorece (canção sefardita)

Anônimo – Saltarello (dança instrumental)

Afonso X – Cantigas de Santa Maria, Nº 353. Quen a omagen da virgen

Afonso X – Cantigas de Santa Maria, Nº 100. Santa Maria strela do dia

Anônimo – Summer is icumen in (canção para a entrada do verão)

Anônimo – Il trotto (dança instrumental)

Anônimo – Al entrada del Temps Clar (canção para a entrada da primavera)

MÚSICOS

projeto-musicamara-presto-musica-mundanaDeisi Coccaro
Eliana Vaz Huber
Fernando Mattos
Flávia Domingues Alves
Guilherme Roman
Paloma Silveira Rossatto.

Acervo de instrumentos do grupo Música Mundana

flautas, gemshorns, krumhorn, cornamusa, oud, alaúde, viola, cítola, setar, santur, harpa celta, harpa gótica, lira, saltério de dedo, saltério de arco, rabecas, viela de roda, derbak, tabla, riq, címbalos e campânulas, entre outros.

Serviço:

O quê: Projeto MusiCâmara
Quando: 17 de maio, Quinta-feira, 20H
Onde: Auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL – Av. Copacana, 100, Piratini – Sapucaia do Sul
Entrada franca

O quê: Projeto MusiCâmara
Quando: 18 de maio, sexta-feira, 20H
Onde: Igreja do Relógio – Rua Osvaldo Aranha, 450 – Centro – São Leopoldo
Entrada franca

MusiCâmara

Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal.

A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.

Deixe uma resposta