5 dicas para cuidar bem do seu violão

Cuidar bem do seu instrumento é uma garantia para você ter um instrumento sempre regulado, com ótima projeção sonora e acabamentos conservados.

Estes cuidados também prolongam muito a vida útil do seu instrumento.

1. Atenção ao guardar o seu violão

       As cordas tendem a puxar o braço do violão para a frente. Sendo assim, tente sempre apoiar o instrumento fazendo uma força oposta. Uma boa posição é deixá-lo escorado de frente para uma parede.

violao-presto

2. A troca das cordas do seu violão

    Ao colocar um encordoamento novo, o ideal é trocar uma corda por vez. Assim você evita uma mudança brusca da força que é aplicada no instrumento, preservando sua estrutura e qualquer regulagem que tenha sido feita.

3. Visitar um Luthier.

    Se, mesmo após a afinação, alguns acordes soarem desafinados, pode ser que o seu instrumento precise de uma regulagem. Este é apenas um exemplo de um bom motivo para levar o instrumento a um profissional especializado.

Mas, seja qual for a razão da visita, aproveite para fazer uma revisão geral. Assim já se resolve qualquer outro problema que possa haver com o instrumento, antes que ele se agrave.

4. Higienização.

Procure, sempre que possível, lavar as mãos antes de praticar, e passe um pano nas cordas quando terminar. Assim se evita a oxidação, fazendo o encordoamento durar mais.

violao-presto

5.Cuidado com altas temperaturas.

Deixar o violão exposto ao sol ou dentro do carro por muito tempo pode ser prejudicial a longo prazo. Isso deteriora o instrumento em diversos aspectos. Entre eles o verniz, a regulagem e a afinação.

Saiba um pouco mais…

O diz o Wikpédia:

“A guitarra clássica (conhecida no Brasil como violão) é uma guitarra acústica com cordas de nylon ou aço, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita. O corpo é oco e chato, em forma de oito[2], e feito de várias madeiras diferentes.

O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado. As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão/viola”.

PRESTO Depos 2018 4 300x169 - 5 dicas para cuidar bem do seu violãoO professor Luiz Paulo é professor de violão Espaço Livre de Música e neste artigo te passou 5 dicas para cuidar bem do seu instrumento.

Você tem um violão? Está cuidando bem dele?

Conte-nos a sua história com ele:

Deixe uma resposta