Lúcia Passos – 40 anos de atividade em São Leopoldo

Na Presto temos o hábito de comemorar cada momento, cada projeto, cada ano que se inicia, cada parceria que fazemos.

É uma forma de valorizar tudo o que realizamos com amor e dedicação.

Neste ano eu comemoro os 40 anos de trabalho aqui no Rio Grande do Sul. Vim de Minas em 1978 para trabalhar com o Coral da Sociedade Ginástica de São Leopoldo, junto com saudoso  Maestro José Pedro Boéssio.

Vim primeiramente por uma semana. Depois, a princípio, seria apenas um mês.

E o Rio Grande do Sul foi me encantando, os meses passando e hoje são 40 anos. Aqui tive oportunidade de desenvolver um trabalho específico de Técnica Vocal para coro , com uma sonoridade coral mais homogênea, mais leve , buscando um “jeito nosso de cantar”, como dizia o Maestro Zé Pedro.

Essa nossa maneira de cantar foi mostrada nos Concursos Nacionais de Corais , no Rio de Janeiro, quando o Coral Ginástica (1978) e o Coral Unisinos(1980 e 1986) se classificaram em primeiro lugar e, principalmente, no Projeto Villa-Lobos da Funarte, liderado pela Maestrina Elza Lakschevitz, na gestão do Maestro Edino Krieger.

Os Painéis e Laboratórios de Regência Coral da Funarte aconteceram por todo o Brasil na década de 80 e o movimento coral tornou-se forte com a criação de novos coros, com a preparação e a reciclagem dos regentes , além da motivação dos compositores que passaram a escrever música para coro.

E a Técnica Vocal esteve presente em cada atividade coral, dando suporte para a realização de um repertório de melhor  qualidade.

Com esse “nosso jeito de cantar” a Técnica Vocal passou a ser diferente, valorizando não só a voz, mas a pessoa que canta e se expressa através dela, dando oportunidade a todos que quisessem cantar,    (e não só os que tivessem “o dom”), com uma abordagem mais humana, mais próxima, despertando a confiança no cantor .

 Sou muito grata pela oportunidade de, nesses 40 anos, conhecer e orientar tantos regentes , cantores e professores de todo o Brasil, que passaram a valorizar o trabalho vocal em seus coros.

Atualmente minha atividade está sediada na PRESTO Produções e Promoções Artísticas, através de aulas particulares, assessoria a coros e grupos vocais, oficinas de técnica vocal e cursos, além da preparação  vocal do Madrigal PRESTO, regido pelo maestro João Paulo Sefrin.

Me sinto realizada na minha profissão, na minha atividade diária, sempre buscando  compreender a Voz, essa maravilha que me motiva e desafia a cada dia.

Entrevista

Lucia Passos – 28/06/2017 – Programa Conversa de Peso

Deixe uma resposta