A música na teoria

Observar os grandes músicos realizando grandes performances, muito virtuosismo, erudição e musicalidade é o que normalmente fazemos com grande satisfação e admiração.

No entanto, o que vemos como expectadores é o produto final de um processo muito trabalhoso que cada músico necessita passar até chegar a algum resultado.

Ao iniciar qualquer prática musical o interessado, além do interesse por algum instrumento ou atividade específica, necessitará desenvolver diversas habilidades a partir desta escolha.

O que muitos às vezes não percebem é o que é necessário para decifrar os códigos impressos na folha de papel que fica diante dos músicos, senão no espetáculo no estudo diário.

piano 1655558 1920 300x200 - A música na teoriaÉ a partitura, que geralmente acompanha o músico desde o início da sua formação.

Ler partitura não se resume exclusivamente a interpretação dos inúmeros símbolos ali impressos, massa a um conjunto de informações que vão para além do que os olhos do músico veem.

 

 

Vejamos a definição do wikpédia

Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música.

Uma definição sintética seria: a descrição, em palavras, de elementos musicais e a relação entre a simbologia da música e sua performance prática.

violin 2946994 1920 300x200 - A música na teoria

Por extenso, teoria musical pode ser considerada qualquer enunciado, crença, ou concepção de música (Boretz, 1995).

A teoria musical tem um funcionamento ambíguo, tanto descritivo como perceptivo. Tenta-se com isso definir a prática e, posteriormente, a influência.

Normalmente segue-se o padrão de intencionar reduzir a prática de compor e atuar em regras e/ou idéias.

Assim como em qualquer área do conhecimento, a teoria musical possui várias escolas, que podem possuir conceitodivergentes. A própria divisão da teoria em áreas de estudo não é consenso, mas de forma geral, qualquer escola possui ao menos”

Dessa forma, ao considerar o estudo de música, é importante também buscar uma orientação de qualidade, o que potencializará muito o estudo de qualquer instrumento ou quaisquer outras atividades musicais.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.