Homenagem às mulheres na abertura do MusiCâmara 2018

Homenagem às mulheres na abertura do MusiCâmara 2018

Ministério da Cultura e a PRESTO Produções e Promoções Artísticas apresentam, Projeto MusiCâmara 2018.

O Projeto MusiCâmara 2018 vai abrir a temporada com um concerto em homenagem às mulheres. O concerto será no dia 23 de março, sexta-feira, às 20h na Igreja do Relógio, São Leopoldo. No repertório, obras de Villa-Lobos, Edmundo Villani-Côrtes, Bach, Dimitri Cervo, dentre outros. A temporada contará com uma programação de grande relevância no cenário da música erudita de câmara.

Crédito Iago Leon 2 300x200 - Homenagem às mulheres na abertura do MusiCâmara 2018

Mulheres em Harpa e Flauta

 A exibição “Mulheres em Harpa e Flauta” celebra grandes nomes da música do Brasil e do mundo em formato camerístico. Com arranjos especiais para a formação, a flautista Ana Carolina Bueno e a harpista Norma Holtzer Rodrigues levam a sua expressão feminina em composições de Pixinguinha, Edmundo Villani Cortês, Jaques Ibert, entre outros. O duo já levou boa música para os mais diversificados públicos, lotando os espaços em que se apresentaram.  Ao integrar importantes sinfônicas brasileiras, as musicistas acompanharam grandes artistas do cenário nacional e internacional, como Ivan Lins, Zizi Possi, Renato Borghetti, Tony Bennett, além de Barry White e Julio Iglesias. Com o recital “Mulheres em Harpa e Flauta”, a dupla contou com participações de cantoras como Tati Portella e Shana Müller. Neste ano, elas representam o Rio Grande do Sul em um festival que reúne expressivos harpistas do Brasil e do exterior, o “Harp Festival”, que ocorre no Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Currículos

 Ana Carolina Bueno

É Bacharel em Flauta Transversal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação do Prof. Dr. Leonardo Winter. Iniciouseus estudos musicais no Conservatório Pablo Komlós da Ospa, sob a orientação do Prof.Artur Elias Carneiro. Integrou a Orquestra Jovem da Ospa. Participa ativamente de grupos de música instrumental brasileira, nativista, contemporânea, gravações,concertos e shows. Atua como musicista convidada em diversas sinfônicas do Rio Grande do Sul, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Banda Municipal de Porto Alegre, Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra de Sopros de Carlos Barbosa, Orquestra de Sopros de Garibaldi, Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra de Violões de Gramado, Orquestra Sinfônica da UCS, entre outras. Além disso, já dividiu o palco com destacados artistas da música nacional, como Ivan Lins, Leila Pinheiro, Zizi Possi,Luiza Possi, Fafá de Belém, Renato Borghetti, Cristiano Quevedo, Tati Portella. Atualmente é piccolista da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.

 

Norma Holtzer Rodrigues

Formada em piano pela Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), começou seus estudos de harpa com a Prof. Amalia Maresca em Montevideo, Uruguai. Contemplada com uma bolsa de estudos da Alemanha, cursou a Escola Superior de Música da Baviera. Também integrou como instrumentista convidada a Orquestra Sinfônica Mozarteum em Salzburgo e Orquestra Filarmônica de Israel. Foi harpista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Atualmente integra a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) como harpista. Dividiu o palco com diversos artistas de renome nacional e internacional como Ray Conniff, Tony Bennett, Barry White, Vania Bastos, Roberto Carlos, Julio Iglesias, entre outros.

Crédito Iago Leon 1 300x195 - Homenagem às mulheres na abertura do MusiCâmara 2018

 

Release do programa

 

Greensleeves Variations, música de compositor anônimo de 1600, abre o programa da exibição. Depois, o duo interpreta um grande sucesso do brasileiro Edmundo Villani Cortes (1930 – ). Trata-se de Cinco Miniaturas Brasileiras, peça que conta com ritmos marcantes da música popular, como o choro e o baião. O compositor gaúcho Dimitri Cervo (1968 – ) será homenageado pelo duo com a obra Cantiga. Na sequência, serão executadas composições que ganham uma roupagem especial em arranjo para harpa e flauta: Cantilena, primeiro movimento de Bachianas Brasileiras N. 5, de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), e Siciliano da Sonata em Mib, de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). Na ocasião, a dupla também executa Sonatina de Muzio Clementi (1752 – 1832) e Romance Sem Palavras do compositor e harpista belga Félix Godefroid (1818 – 1897). Por fim, as musicistas brindam o público com Gymnopedie de Erik Satie (1866 – 1925) e Entr’acte de Jacques Ibert (1890 – 1962), considerados importantes figuras da cena musical francesa do século XX.

 

Programa:

Greensleeves Variations

Anonymous. 1600

Cinco Miniaturas Brasileiras (1930 )

Edmundo Villani-Côrtes

  1. Preludio
  2. Toada
  3. Choro
  4. Cantiga De Ninar
  5. Baião

 

Cantiga

Dimitri Cervo (1968 – )

 

Bachianas Brasileiras N.5

Cantilena

Heitor Villa Lobos

 

Sonata em Mib

            Siciliano  

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

 

Sonatina

Muzio Clementi (1752 – 1832)

 

Romance sem palavras

Félix Godefroid (1818 – 1897)

 

Gymnopedie

Erick Satie (1866 – 1925)

 

Entr’acte

Jacques Ibert (1890 – 1962)

 

 Norma Rodrigues, Harpa

Ana Coralina Bueno, Flauta

 

Serviço:

O quê: Projeto MusiCâmara

Quando: 23 de março, sexta-feira, 20H
Onde: Igreja do Relógio – Rua Osvaldo Aranha, 450 – Centro – São Leopoldo

Entrada franca

 

MusiCâmara

Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008.

Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.

 

Crédito fotos: Iago Leon

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.